A ânsia de vômito veio rápida, quase tive que sair correndo da sala. Assitia ao Fantástico, depois de um domingo quente, e abafado como a fala do agricultor que confessou estar naquela situação porque ele era analfabeto. Foi uma reportagem clara, sem frescura, nem atores fazendo o papel ridículo de perguntar o óbvio.

              As câmeras registraram algumas cidades com o  índice IDH baixo (índice de desenvolvimento humano), que no meu entender para essa cidades a tradução seria: índice de deterioração humana!!! Foi um banho de água fria, em locais onde a água só aparece uma vez por semana!!!! Pior....as pessoas recebem contas de água para pagar, sem que haja un só cano instalado.

             A água chegando a cidade em caminhões pipa, sem abastacer a todos é degradante. A unanimidade era o cartão do Bolsa Família mostrado várias vezes durante a reportagem, porém a água somente alguns conseguiram. R$ 1.500,00 por filho parido naquele fim de mundo, e muitas crianças nunca tomaram um só banho de chuveiro!!!! Não é brincadeira. o governo paga R$ 1.500,00 por filho parido!!! Se forem trigêmeos, a mãe ganha um bonus por produtividade.
     
             85% da população da cidade de Manari é desempregada,  e quem tem trabalho ganha até R$ 40,00...por mês!!!  Aí vem a matemática dos miseráveis: Bolsa-família de R$ 85,00 a R$ 120,00.....R$ 1.500,00 por filho nascido, para que trabalhar? Água encanada, nada!!! Bolsa-família para todo mundo.

            Mas a frase que mais me chamou a atenção, foi a do agricultor: "Só estou nesta situação porque sou analfabeto". Tamanha lucidez onde só há miséria chama a atenção. Pois é exatamente  o que os políticos e principalmente o sr.Lula da Silva querem: dar o mínimo ao povo para tirar dele o máximo, que neste caso chama-se dignidade. Pergunto ao presidente;
       - Vossa Excelência daria uma chance a esse agricultor, da mesma forma que o povo lhe deu para ser presidente de toda uma nação?

         Será que o presidente teria a mesma empáfia  quando fala em palanques ao ver a situação deste agricultor,  e nunca mais comentar sobre o batom da Dona Dilma Roussef? Isso é um ultraje aos que ainda acreditam neste pais.
          A sentença de morte anunciada previamente por este agricultor me tocou fundo, e repito-a (espero que Lula tenha visto o programa):
          "Só estou nesta situação porque sou analfabeto". Pois é Sr.Lula, sua mãe nasceu analfabeta, e não sei se ela morreu nesse estado, pois será então que isso não lhe toca o coração e V.Excelência toma uma atitude concreta para mudar isso?      
          Ao invés de tanto palanque, bravatas e promessas, cuide do seu povo, tenha a coragem de tirar-lhes o bolsa-família e de-lhes água e educação, com a essa dupla de benefícios  eles poderão cortar os grilhões que lhes prendem à miséria. Adoraria um dia dizer; Lula foi o melhor presidente que este país já  teve, mas por enquanto a frase que não sai da minha cabeça é:

        " SÓ ESTOU NESSA SITUAÇÃO PORQUE SOU ANALFABETO ".

        Imagine então todo um povo nas mãos de outro???!!!!