Tenha Coragem


Não sei é ignorância da minha parte ou se sou radical demais, mas quando leio certas coisas eu realmente não consigo entender ou aceitar porque essas certas coisas ainda acontecem. Alguém escreveu para um dos meus amigos e, esse repassou para mim, tratava-se de uma mensagem... De conselho, acho que é isso...

Anotei algumas frases citadas para que pudesse escrever essa crônica. Vamos então as palavras do mensageiro e aos meus pensamentos sobre o assunto. “Não abra mão dos seus sonhos e dos seus ideais. Não permitam que ninguém apague a sua Luz, mesmo sendo namoradas, esposas, amante, pai, mãe, filhos, Ninguém. O seu potencial, com certeza, é muito maior do que você imagina”.
 
Quantos já não escreveram isso para algum amigo? Só que nunca se perguntaram se essas pessoas queriam seguir realmente seus ideais e sonhos. Digo isso porque têm muitas pessoas que ficam apenas no ideal e no sonho. Outra frase dita por essa pessoa: “Muitos jovens, fecham-se para a vida, abandonam os seus talentos, deixam o trabalho, param de estudar e se privam de tudo, por causa de exigências de namorados”.
 
Penso, que essas pessoas sejam elas jovens ou não, se fecham, se privam de tantas coisas porque querem,po rque são fracas, por gostaremm de ser assim, isso é um problema existencial que só a própria pessoa pode solucionar. Outra frase: “Homens bons se vêem obrigados a romperem com velhas e sinceras amizades, principalmente quando é do sexo feminino, para se submeterem ao desequilíbrio emocional de namoradas e esposas, perturbadas pela lamentável doença do ciúme, fazendo-o de objeto seu, uma coisa sua, um robô comandado pelo seu controle remoto”.
 
Que besteira! Até parece que homens não fazem o mesmo... Eu pergunto: Como alguém pode sentir-se obrigado a romperem velhas amizades com alguém, por causa do outro (a) ? Isso é ser normal?...Isso é realmente desequilibro e estupidez de quem é dominada. Eu, por exemplo, jamais romperia uma amizade sincera principalmente do sexo oposto, caso meu marido ou namorado não quisesse...
 
Penso também que isso é uma questão de personalidade. E que homens bons são esses, onde há bondade ai? Bom para quem? Uma pessoa que é dominada pela outra? O que tem haver bondade com fraqueza? Outra frase: “Muitas mães vivem angustiadas, sem direito ao lazer, a qualquer conforto e até ao direito de abrirem a boca para falar alguma coisa, para satisfazerem aos incontroláveis desejos de filhos insensíveis, frios e indiferentes em relação a elas, que as tratam de forma grosseira, estúpida e mal educada, concebendo-as nas limitações de uma empregada doméstica que tem que preparar a sua comida na hora certa, lavar e passar as suas roupas, catar os seus tênis e roupas sujas espalhadas pelos cantos da casa e suportar os seus chiliques”.
 
Será que temos ainda mães assim em pleno século XXI? Que raio de mãe essa? E cadê o pai? Não penso apenas numa única mãe, mas penso que se pais e mães são dominados pelos filhos é porque não tiveram ou não estão tendo a capacidade de educá-los como deveria. Um pai uma mãe que não sabe colocar rédeas em uma criança ou em um adolescente, que são escravas de seus filhos, são porque querem.

Em minha opinião a educação vem do berço, não é esperar a criança crescer, entender, para poder educá-las, sou mãe também e nunca admiti que meu filho falasse mais grosso comigo, dá liberdade de expressão ao filho é uma coisa, ser mal educado e grosseiro é outra, os pais devem sim, se mostrarem amigos, mas jamais deixarem com que eles (as) faltem, com respeito com você ou com qualquer outra pessoa.
 
Quando isso acontece e os pais não sabem como dominá-los devem procurar uma ajuda especializada, tanto para eles como para o filho(s). “Ser pai, ser mãe é muito fácil, o difícil é saber educá-los”; "Ninguém tem o direito de manipular ninguém"; "Ninguém se torna Humilde, bom e quite com Deus ou com qualquer ser espiritual por ser masoquista, se deixando explorar e muito menos dominar por mentes doentias e dominadoras"!.
 
Ninguém tem o direito de manipular ninguém...Isso é verdade... Desde que esse alguém não se deixe manipular e dominar, e isso não têm nada haver mesmo, com humildade.  Por outro lado, alguma vez, alguém já se perguntou, quantas pessoas gostam de ser manipuladas e dominadas, e que adoram se fazerem de vítimas para que as outras tenham pena delas?
 
Quantas contam os seus problemas á várias pessoas esperando ouvir algo que ela quer ouvir mesmo sabendo que não ouvirão? Quantas não gostam de serem tratadas como uma criança desprotegida para que passem as mãos sobre sua cabeça? Quantas não confundem falta de apoio e segurança em si própria com carência afetiva? Quantas já não foram manipuladas e fingem que nunca foram?
 
Você que está lendo esta crônica talvez não sofra de situações como estas, mas deve conhecer alguém talvez muito próximo de você, possa estar vivenciando um destes casos. Quem não conhece alguém que já não tenha sido manipulado, dominado por alguém, eu já passei por isso, mas fui forte, pensei na minha felicidade, aprendi a acima de tudo a me respeitar...
 
O bom conselheiro para suas dúvidas e ações é Deus e você mesma. Somente nós é que podemos nos ajudar, pois Deus não faz o que você não quer, ele te indica os caminhos quanto seguí-los ou não fica ao seu critério... Sugerir, levar palavras boas, aos jovens ou para qualquer outra pessoa, descrevendo a sua força e coragem nos seus momentos mais difícieis, falando de suas experiências vivenciadas, mostrando que tudo pode ser superado com vitória, mostrarem que quaisquer obstáculos podem ser derrubados, dizer que qualquer situação ruim que a nos traz a vida tem o seu fim, mas desde que você Tenha Coragem.

 

20/05/2005