Jasper Newton Daniel talvez ninguém o conheça com este nome; Mr. Jack, hum! Creio que assim também ninguém consiga lembrar, mas que tal se eu escrever JACK DANIELS? Eureca! Seria o famoso wiskey americano, lendário e imortal? Pimba...! É ele mesmo!
 
Diz à lenda que Jasper Newton Daniel nasceu em 1850 em Lynchburg no Tennessee; diz a lenda também que tal nascimento ocorreu no mês de setembro, mas um incêndio no cartório de registros civis de lá acabou com as provas exatas da data e até hoje ninguém sabe ao certo; como o “cara” virou celebridade entre os boêmios; comemora-se o aniversário de nascimento durante os 30 dias do mês de setembro, o que é um bom motivo para “bebemorar” um acontecimento pelo mês inteiro.
 
Mr. Jack foi o fundador da destilaria mais famosa do mundo que iniciou suas atividades em 1866; com 16 anos o “cara” já fazia suas estripulias transformando o milho e centeio de sua fazenda em álcool dos bons. Não pode ser chamado de Bourbon, porque estes são apenas os destilados no Kentucky, portanto, quando classificaram o Jack Daniels, trataram de rotulá-lo como Tennessee Whiskey, tornando-o único e indiscutível.
 
Em sua composição usa-se milho, malte, centeio, cevada e água isenta de ferro; por causa do clima do Tennessee e da curioso e cuidadoso processo de elaboração, maturação e destilação, ele possui sabor único, exclusivo. O Jack Daniels não é envelhecido, como os Uísques tradicionais, ele é amadurecido.  O processo de amadurecimento e destilação são feitos em barris de carvalho americano e estes barris são utilizados uma única vez.
 
O processo envolve gotejar lentamente o uísque novo através de recipientes gigantescos contendo três metros de carvão de bordo bem compactado. Este processo leva dez dias e durante esse tempo o uísque absorve a essência do carvão, refinando a bebida.
 
Enquanto o uísque amadurece, os barris "respiram". Por causa deste fenômeno, algo em torno de dez por cento do volume de álcool será perdido por evaporação no primeiro ano. A evaporação continua durante os anos seguintes a uma taxa de cinco por cento por barril. Um bom uísque provavelmente perde trinta por cento de seu volume original até ficar pronto para o engarrafamento.
 
Muito diferente do que era no passado, a destilaria que fabrica o Jack Daniels hoje é controlada pela Brown-Forman Corporation; ele é a mais antiga destilaria em atividade dos Estados Unidos e de tão importante e lendária, não só fabrica o líquido precioso, como também recebe milhares de turistas ébrios e curiosos todos os anos.
 
Pode ser que você jamais tenha bebido álcool em sua vida, mas com certeza já viu ou ouviu falar do Jack Daniels, seja nas prateleiras dos supermercados, seja nos filmes mais famosos de Hollywood, seja pelo comentário mais nostálgico de um amigo mais refinado; se por acaso bebe “umas e outras” de quando em vez e jamais experimentou uma boa dose do lendário Jack Daniels, não sabe o que está perdendo.
 
Quanto a mim? Eu bebo sim e estou vivendo! 
 

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 07/04/2009
Código do texto: T1527093
Classificação de conteúdo: seguro