PÉROLAS DE PROFESSOR ( Se o toque da trombeta for impreciso, qual soldado se levantará para guerra?)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O Lúcifer chegou à sala dos professores, logo cedo, numa sexta-feira 13, daquelas “soltas”, personificado em coordenador e, exercendo a pedagogia do inferno, disse:

— Levantem-se todos e fiquem calados para um momento de reflexão antes das aulas deste dia! – a sua voz era gutural, assustadora e mostrava determinação.

Então, solicitaram-me para ler aquele texto de autor desconhecido, previamente impresso em folhas coloridas para melhor seduzir os presentes gostos variados. Então, dizia o tal texto: “... Temos que fazer a limpeza de nossa casa sempre, tirando os pensamentos ruins e substituindo por bons. Não devemos deixar que marcas de ofensa, de solidão e de abandono, grudem em nossa casa, porque quanto mais tempo demorarmos em limpar mais difícil será para tirar a sujeira. Por isso comece hoje mesmo a limpar a sua casa.” E finalizaram a “acolhida” pedindo outro para recitar a oração do Pai-Nosso!

Sua equipe, também de anjos caídos, ficou em posição estratégica e exibia uma expressão intimidativa e ameaçadora. Mas, simpaticamente continuou Lúcifer:

— Aqui temos uma “dupla angelical” para capacitar cada grupo de professores, então vamos organizar da seguinte forma: Ogum e Samuel irão com os que vão “dar aulas”; Oxossi e Anael trabalharão com os que vão “tapar buraco”; Ibeji e Rafael ficarão com os que “estão de janela”; os que estão com “aula dobrada” deverão acompanhar a “dupla pedagógica”, Xangô e Miguel; Obaluaiê e Gabriel vão orientar os que estão “subindo aula” ou “descendo aula”; se alguém está “ficando de três” ou "de quatro" é com Oxumaré e Azrael; Nanã e Saquiel levarão os que não sabem “onde vão entrar”; Omulu e Cassiel ficam comigo para organizarmos o segundo horário. – Satanás reservou para si, naquela manhã só os “CDFs”!

Vi aqui, um ponto interessante dessa classe demoníaca é o jargão que hoje impressiona tanto a “santos” como a “pecadores”. A origem grega da palavra consciência indica que “os homens têm a faculdade que os habilita a julgar seus próprios pensamentos, palavras e ações”. Mesmo assim, “os técnicos” e “pensadores” do sistema educacional encontram-se perdidos em meio a tantos lugares-comuns que não se reservam ao “exercício” das suas expressões de efeito, nem mesmo na presença dos “gentios” (alunos) que apenas fazem a noção do geral e pode lhes causar mal. Intoxicar.

Que o Capeta e os grevistas da educação expliquem-me o que Diabo significa "repor aula"! Como é possível tornar a pôr o que nunca foi posto? Se o toque da trombeta for impreciso, qual soldado se levantará para guerra?