Falácias!

Quando os pensamentos filosóficos dos Grandes líderes farão

par com as suas ações?

No modelo de sociedade em que vivemos, cada indivíduo é estimulado a emular.

Existem líderes (políticos, religiosos, sociólogos, formadores de opinião em geral) que expressam em suas palavras pensamentos que, colocados em prática, seriam panacéia para a humanidade.

Um dos belos pensamentos filosóficos que ouvi não faz muito tempo, diz : "chega de um mundo de ricos e pobres, precisamos de um mundo de irmãos". (Papa Bento XVI em visita ao Brasil).

Embora este não seja um pensamento novo. Ainda cabem as perguntas:

Quem são os que verdadeiramente estão dispostos a criar este mundo de irmãos?

Quem permitirá que ele venha a existir um dia?

Se a sociedade mundial estimula a competição e o sucesso individual, o que leva muitos a acreditar que vale fazer de tudo para alcançar tal destaque na escalada social. Se cotidianamente somos incentivados a colocar os nossos interesses pessoais, neste mundo competitivo, em primeiro lugar, na simples labuta pelo pão nosso de cada dia. No caso de alguns, em detrimento do bem estar de outros que são chamados “irmãos”. Tudo isso plenamente justificável por se encontrar sob o imaculado manto das regras deste jogo sujo.

Desta forma, vejo com total incredulidade, tais raciocínios, que apenas servem para dar mais visibilidade àqueles que os proferem. É bonito ter o que dizer diante de uma multidão ávida por um mundo mais justo e igualitário.

Contudo, o que vemos de verdade e, sem perspectiva de mudanças, é um mundo onde a saúde e a educação são colocadas em planos secundários diante da urgência de pão, casa e segurança.

Por que ao invés de os poderosos políticos, líderes religiosos e todos os que têm o poder de formar opinião, nos dizerem o que devemos fazer, apontando-nos uma direção, não nos dizem; - sigam-nos, vamos juntos mudar toda esta situação?

Muito se fala e pouco (ou nenhum) exemplo se dá... Simples falácias!

Há miseráveis na África, na Oceania, na Europa, na Ásia, nas Américas. Oportunidades não faltam para se iniciar um novo projeto social para formar "um mundo de irmãos” (no bairro, no município, no estado, no país, no mundo).

A grande massa humana é generosa e crédula das palavras de seus líderes. Por isso, é tão facilmente manipulada. Porém, vez por outra, ela dá mostra de que já está cansada de ser empurrada para uma direção, ou para outra.

A grande massa humana precisa ser atraída. Precisa ser estimulada pelos bons exemplos dos que tomam a dianteira na "governabilidade do planeta" , pelos que produzem as "normas de moral" e pelos que formam opinião. Chega de apontar uma direção e dizer que é através dele que o povo deve seguir. Guiem-nos com suas boas ações através do melhor caminho... Sim, vocês podem! Afinal, foi para isso que se tornaram líderes !