Dia das Mães!

_Neste dia dez de maio, eu gostaria de homenagear minha mãe, mas pensando melhor minha mãe é apenas uma, entre tantas mulheres que antes de si, pensam nos filhos e lutam pra que estes sejam felizes mesmo que lhes custe noite em claro, rugas na face, aperto no coração e um imenso sentimento de culpa.

Minha mãe é especial assim como milhões de mulheres que tiveram o sublime prazer de se tornarem mães, entretanto algumas, por imaturidade, insensibilidade ou simplesmente pelo fato de não se adaptarem em se tornarem mães não conseguem amar seus filhos como precisam. Mulheres que já nascem com instinto maternal amam suas proles e passam a se dedicar a estes pequenos serzinhos tão delicados e frágeis desde o nascimento, mas quando se tornam mães muito jovens parecem despreparadas para a maternidade e assim não conseguem se doar como precisa aquele pequeno ser.

Jovens que agem impulsionadas pela grande fantasia do amor eterno, da paixão enlouquecedora e descompensada, que tira o fôlego e a razão destas sonhadoras jovens, estas acabam que num ato impensado trazem ao mundo uma criança que passará então a fazer parte de suas vidas quase que as impedindo de terem vida própria e assim estas jovens acabam por colocá-los em segundo plano. Para evitar fatos que acabam colocados estas jovens e inexperientes mães em situações extremadas, é preciso muita informação e ações esclarecedoras que diminuam a gravidez prematura, para que estas jovens tenham tempo para aproveitar a juventude e se prepararem para a maternidade, momento sublime e único.

Uma jovem de dezesseis anos, família humilde se casou com um homem mais velho e um ano depois estava grávida, com imensa dificuldade ela conseguiu levar aquela gravidez até o fim. Entretanto por morar numa casa onde não tinha nenhuma estrutura ou conforto para si, precisava buscar lenha para cozinhar, água para lavar e quando estava se aproximando do nascimento o esposo que julgava o ato de ser mãe, apenas mais uma das atribuições femininas, não se importou com as fortes dores que sua inexperiente esposa sentia naquela manhã, ela apavorada não sabia o que fazer e como moravam afastados da cidade se viu só. Então quando enfim conseguiu encontrar alguém para ajudá-la e ao bebê, era tarde demais. O bebê nasceu em casa e já nasceu morto. Aquela jovem desesperada não quis sequer ver o filho e assim esse pobre e indefeso ser, transformou-se num anjo, pois assim não teria mais que presenciar ou viver tamanha dor, pois a dor de sua mãe quase podia ser tocada, tamanha intensidade.

Dia das mães é um dia especial para muitos e tristes para outros, pois nem todos temos o privilégio ter nossas mães ao nosso lado nesse dia. Sou um filho privilegiado, pois tenho minha mãe ao meu lado, mas queria ter descoberto isso anos atrás, assim poderia ter demonstrado o quanto a amo sem medo de parecer interesseiro, minha mãe não é diferente da sua, rica ou pobre, negra ou branca, índia ou amarela, católica ou evangélica, judia ou mulçumana, não importa são todas mães e amam igualmente. E você, ama sua mãe acima de tudo? Pensa nela antes de ti? Se sua resposta for negativa, pense melhor enquanto há tempo!

Luiz Miguel
Enviado por Luiz Miguel em 03/05/2009
Reeditado em 13/05/2012
Código do texto: T1573518
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.