O PROFESSORADO DE GARGANTA PROFUNDA ("Mastiga, antes de engolir, o que tentam te enfiar goela abaixo." — Fabio Melo)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Os que creem que a saída para os problemas da educação é enfiar as supostas soluções de goela abaixo, também apoiam-se na ideia de que o exame videolaringoscopia bem feito seja o ideal para selecionar bons professores. Mas, a expressão “goela abaixo”, usada por todos os bem-humorados, abrange mais do que apenas a angústia de aceitar medidas unilaterais que não atendem as particularidades, significa engolir também desaforos dos alunos, pais e coordenadores por coisa que nem temos culpa. Um pouco antes da deglutição dessas coisas demais volumosas, a goela podia até ser virgem, por ter um estreitamento original, mas só até experimentar a orgia e a embriaguez do "faz-de-conta" do sistema educacional! E para escaparmos do sofrimento de engolir todas estas coisas que descem a seco, em nome da profissão, o remédio é relaxar que dói menos.

Nenhum funcionário do sistema educacional foi enganado quanto ao afrouxamento necessário em seus padrões morais para que seja aprovado no período probatório de seu magistério; portanto não é razoável supor, com base neste texto, que as coisas vão melhorar; a verdade é que o calibre da goela nunca mais voltará ao que era antes e perderá também a sensibilidade. Ah! Penso que a educação seria bem melhor, se nós professores tivéssemos mais cérebro que goela!

É! E não seria necessário, quando acuados e castigados, pedirmos nosso remanejamento para a outra unidade escolar com a finalidade de escaparmos; em qualquer uma, teremos que fazer o tal portfólio de boa procedência. Como me disse um colega pró-labore: "...engolimos coisas estranhas de muitas pontas que não aceitam vaselina”. Então, o segredo é permanecer firme no propósito de que as coisas ruins acontecem só com os outros, nunca conosco: Com aquele companheiro que teve de passar a limpo todos seus cinco diários de classe, que já estavam prontos, para elevar a nota de vários alunos que podiam sujar as estatísticas da escola que estava com alto índice de reprovação; com o outro que inventou as notas de seus alunos para confeccionar diários que foram destruídos pelos os incendiários da escola.

Ainda chegará a ocasião em que o Estado nos dará uma aposentadoria, mas não antes de nossa manifestação de uma série de problemas de saúde física e psicológica, inclusive a Síndrome de Burnout . Enquanto isso, só nos resta repetir a frase do personagem do Chico Anysio, o Professor Raimundo:

— "Vai comendo Raimundo e o salário, oh"!

Quando o experiente “São” Zagalo costumava dizer: — "Vocês têm que me engolir". Se estivesse se dirigindo só a professores, eu diria que ele não estava nos propondo uma tarefa difícil demais, e muito menos deveríamos nos ofender com o pressuposto, porque a “baleia que engoliu Jonas” era um animal sagrado e cumpridor das ordens de Deus! Não há razão para maiores preocupações, já que nossos superiores imediatos, estão de goela frouxa de engolir farpas que vêm de cima, como nós!