Aprendamos Com Cada Pensamento

 

Franklin Roosevelt.
“O único limite às nossas realizações de amanhã serão as nossas dúvidas de hoje”.



Têm pessoas que se acham o máximo, e isso é insuportável... Ficamos ás vezes confuso quando recebemos ou ouvimos comentários ao nosso respeito, simplesmente porque não queremos ouvir pessoas próximas e nem tão pouco analisar o que elas dizem a nós. Isso é ruim, porque deixamos de nos conhecermos melhor, deixamos de ver como somos e como nos comportamos aos olhos delas, ás vezes sem perceber somos arrogantes, prepotentes e com isso ás vezes, vamos aos poucos afastando as pessoas de nós.

É bem verdade que ás vezes é preferível se distanciar de pessoas que não retribuem nossa amizade quando opinamos sobre ela, e penso que investir em quem não merece nosso acolhimento sincero de amizade é perda de tempo. É difícil lidar e ter paciência com pessoas prepotentes e que se julgam melhores que as outras, mas são essas que se afundam na lama da sua arrogância. Posso aqui utilizar alguns pensamentos para alguns presunçosos:

 “A verdadeira grandeza é a que não depende da humilhação dos outros”. (Alexandre Dumas).

 “A rosa seria soberba se não tivesse nascido entre espinhos”. (R. Lúlio).

 “Há quem se faça rico não tendo coisa alguma; e quem se faça de pobre tendo grande riqueza”. (Salomão).

 “Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe”. (George Simmel).

 “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano”. (Isaac Newton).

 “Não tenhamos inveja dos que estão lá em cima, pois o que parece altura às vezes é apenas despenhadeiro”. (Sêneca).

"Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo! Todos sabem alguma coisa; todos ignoraram alguma coisa, por isso aprendemos sempre". (Paulo Freire).

 “A curiosidade é o pavio da vela do conhecimento". (William Arthur Ward).

 “As pessoas são como vitrais, faíscam e brilham quando há sol, mas quando a escuridão chega somente revelam sua verdadeira beleza se houver luz interior". (Elizabeth Kubler - Ross).

Esses são os pensamentos para aqueles que acham que estão acima de qualquer sabedoria...

 

"Até mesmo esses esquecem que eles estão aqui para aprender,pois mesmo que saiba a aprendizagem existem todos os dias, jamais basta o que já sabemos,pois qualquer assunto que já sabemos ou conhecemos sempre aparece uma novidade que desconhecemos". (Isaac Newton).

Como disse bem Isaac Newton no pensamento a acima, que O que sabemos é uma gota...Nada pode ser ignorado... Quem “acha” alguma coisa, nunca tem certeza de nada.

O que todos nós precisamos aprender para não chegarmos à arrogância é sermos humildes, jamais ter inveja daqueles que julgam ou que pensam que estão lá em cima, como diz o pensamento de Sêneca - “O que parece altura ás vezes é apenas despenhadeiro”.

Aprendamos então com cada pensamento,pois ninguém nesse mundo é melhor e nem mais privilegiados do que ninguém. Nada pode ser ignorado...



21/05/2006