Quanto Vale Um Inimigo?

Não falo somente de amigos, falo da amizade do coleguismo e da camaradagem, todos nós sabemos que para termos um amigo de verdade é necessário que tenhamos boas qualidades e vice-versa. É necessário que haja de nossa parte e da outra parte também, honestidade, franqueza, ser claro, ter confiança, ser prestativo e etc. Um amigo deve sempre ter a coragem de dizer o que pensa e o que sente mesmo correndo risco.

Mantem a alegria e a humildade. É justo, e quando for injusto reconhecer que foi, dá razão a quem tem, não se acovardar defendendo o amigo quando for preciso... Para se conhecer um amigo verdadeiro precisamos estar atentos em suas palavras, no olhar, nos seus gestos e atitudes, ao observar todas essas coisas elas poderão nos trazer decepções ou grandes alegrias, mas com certeza, não teremos nada a perder.

Quando consideramos alguém, e esse mesmo alguém um dia nos trai, menospreza nossa inteligência, se aproveita dos nossos melhores sentimentos e fragilidades, fica dentro de nós uma mistura de raiva e tristeza por ter sido tão tolo de ter confiado tanto, a mágoa e a dor que sentimos, faz abrir no nosso peito uma ferida enorme.

Geralmente costumamos ter um ou dois amigos verdadeiros, sem contar os nossos pais e Deus porque esses,sempre serão eternamente nossos verdadeiros amigos. Fora isso, nós temos bons colegas, companheiros de algumas horas de riso e brincadeiras, eles também ás vezes nos ajudam, mas não é como ter um amigo verdadeiro.

O amigo verdadeiro conhece nossa alma, nosso coração, a amizade tem reciprocidade que é contrária do inimigo que quando tem oportunidade, abusa de sua confiança, usa de má fé, não te apóia quando é preciso, não te puxa à orelha quando necessário não passa as mãos sobre sua cabeça impedindo seu crescimento.

Amigo verdadeiro... Não é desleal, se preocupa com você, dá a você o que ele tem de melhor, sabe compartilhar as alegrias e as tristezas, não toma o que te pertence, faz questão de ajudá-lo a ser alguém melhor do que você já é. Amizade que não te valoriza, não é amizade.

Aquele que diz que gosta de você e rasga seu coração não pode nunca ser seu amigo e sim seu inimigo.”Aquele que diz ser seu amigo deixa de ser, nunca foi”. Quanto vale um inimigo? Um inimigo vale um diamante. E sabe por quê?

Porque eles nos tornam mais fortes e corajosos depois do tombo, porque com eles aprendemos abrir nossos olhos, com eles aprendemos a cometer menos erros; aprendemos a conhecer mais a hipocrisia; aprendemos a agir mais com a razão do que com o coração. 
Quanto vale um inimigo? Um inimigo vale um diamante, porque são eles que nos revelam o que é a verdadeira Míseria Da Alma.


27/05/2005