FEMININAS


A Paz e a Mulher são femininas, não apenas nos vocábulos, mas também como a carne do verbo. A mulher carrega a vida no útero e a paz carrega consigo a harmonia, a sensibilidade, aceitação dos outros, a serenidade nos momentos de agitação, a consciência tranquila e as canções guardadas no coração.
Ambas são vulneráveis nas suas imensas jornadas.
A mulher é altamente polivalente nas suas atribuições de mãe, esposa, amante, cozinheira, executiva enquanto a Paz de tão ampla necessidade chega ser uma utopia.
A mulher defende as questões entranhadas no seu ser, conserva em seu seio a família. A Paz conserva as famílias no mundo. Ambas caminham juntas e são guardiães da vida, da natureza, do ser humano.
Se prestarmos bem a atenção veremos que os atributos e/ou características da Paz tem muito a ver com as características da mulher:
• A paz é o sentimento que a humanidade mais necessita para solidificar a felicidade neste mundo. Desde o início do mundo Deus viu o quanto a mulher é necessária;
• Sem paz quase nada se consegue. Sem a presença da mulher qualquer varão fica perdido;
• A paz é o oxigênio da alma como a mulher é o vetor de filtragem, o refrigério da família;
• Um povo sem paz não tem progresso assim como a sociedade para desenvolver precisa do importante papel da mulher;
• Em todos os tempos, a Paz é o anseio de toda a humanidade. Ela é um dom de Deus. O apóstolo João deixou escrito “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”, “O que depender de vós tende paz com todos”.
A paz verdadeira não é só ausência de guerras, tumultos, mas saber manter o coração calmo mesmo diante das turbulências.
Ainda considerando as características da paz verificamos que elas são todas femininas: Paz é confiança, coragem, humildade, reconhecer as limitações, imperfeições, segurança, ter paciência, prudência, agir com sabedoria e fé.
A aplicação sociológica da paz social tão sonhada tem sido entendida como conceito primário a convivência harmoniosa e diferenciais dentro da comunidade.
O título atribuido anualmente às pessoas que evidenciaram suas contribuições para o fim de longos períodos de violência e conflitos através de empenho e liderança moral – o Prêmio Nobel da Paz, desde a sua implantação já contemplou oito mulheres. Isso demonstra a atuação da mulher e seu vínculo com o movimento pela Paz.
A paz será realidade quando a solidaariedade tiver lugar, a tristeza abrir passagem para a alegria fazendo a solidão voar para a eternidade. Quando se ver as malas prontas da insegurança, excluídas a vingança e a violência, ter de volta a união, a bondade de mãos dadas com esperança. Ver a humanidade cultivada, vivenciar a liberdade compartilhada com a verdade.
Desejo um dicionário novo onde todo o povo possa ver muitas palavras negativas banidas e outras de melhores significados inseridas.
Poesia também é feminina, traduzida em letras. Há sempre uma nova esperança para quem vive e não se cança.

Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 12/07/2009
Reeditado em 12/07/2009
Código do texto: T1696033
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.