76 - COMIGO NINGUÉM PODE

Eu me lembro bem deste tipo de chefia, tipo durão. Vocês da Acesita também! Naquela época, para o mito parecia haver escola. Lá na siderúrgica coligada havia um engenheiro com mania depravada: tretou e relou tá no gancho. Sua avaliação era, como se dizia, olho no olho (e no dente!).

Produção anotada, meta alcançada no limite. Novo recorde de produção estava proposto bem ali na sua frente! Também com ele era assim: acompanhando, vigiando e pegando no pé.

Os funcionários da boca do forno sofriam com as cobranças. Ninguém poderia moleirar, ficar coçando de jeito nenhum. Para ele, todo planejamento deveria se traduzir em produção. As cobranças ás vezes até insensatas trazendo desespero aparente! Diziam em boca pequena: com este chefe ninguém pode! Esse tem chifre e rabo com ele... Só o que tem pé de bode.

Certa madrugada, numa vigília, o engenheiro encrencou-se. Chegou de mansinho e observando um funcionário diferente, ficou pensando: “este eu não admiti nem enviei memorando! o que este cara ta fazendo aqui?” Já os funcionários mais antigos não questionaram o novato. Para chegar até ali era por promoção e carreira. Se ele ali estava alguém sabia do fato e neste caso a chefia devia saber do ato. Além do mais, se dizia, jaboti não sobe em árvore. Se ele estava ali era para cumprir ordens o chefe não gostava de ser questionado.

O funcionário em vista estava parado esfregando as mãos com se estivesse com frio. O engenheiro chefe foi logo indagando com maus bofes: _ Você tá esperando o quê?

_Tô pensando: ninguém merece este frio!

Embora o local parecesse para qualquer simples mortal a sucursal do inferno, calor na frente e vento por trás, para melhorar o ambiente e dissipar os gases da fundição. O chefe foi ficando vermelho e possesso, mas antes de continuar a bronca o empregado soturno enfiou a mão no melado, isto é no aço derretido e quente e passando a mão na cara ele disse: “É chato né doutor Renato lavar a cara nesta água fria!” Acabou de falar e explodiu. Sumiu na fumaça, só restou forte cheiro de enxofre!

O chefe não demorou no emprego mais do que três dias pediu conta!

CLAUDIONOR PINHEIRO
Enviado por CLAUDIONOR PINHEIRO em 22/07/2009
Código do texto: T1713955