Desnacionalização Lingüística”.


Reza a filosofia que tudo em excesso é prejudicial. Basta ver que na medicina o remédio em doses elevadas se transforma em veneno. No caso da língua portuguesa, o uso de palavras estrangeiras já está se tornando abusivo,nos últimos anos o que preocupa setores da sociedade que tentam barrar essa invasão sorrateira.

Aldo Rebelo diz que o seu projeto de lei não veda o uso de palavras estrangeiras, mas quer apenas regular o abuso. Ele comenta que assim como o País passa por um processo de deterioração da economia e da cultura nacionais, há também o momento uma “Desnacionalização Lingüística”. “Assim como o patrimônio público e as empresas privadas do país estão sendo vendidos a grandes grupos multinacionais, a desnacionalização do idioma português vem acontecendo, palavra por palavra. Chegando ao ponto de termos um bilingüismo sorrateiro”, ressalta.

Desnacionalização Lingüística - uso de termos estrangeiros aqui no Brasil é preocupante. Essa necessidade de tentar aparentar um país em desenvolvimento (o que não é verdade), é a causa para isso. Não adianta nada aprender algumas poucas palavras e inglês e trocá-las por termos em português se a maioria dos brasileiros sequer sabe direito sua língua pátria. O mais importante, para essas pessoas, é parecer globalizado e moderninho, sendo que muitos nem fazem idéia do que estão dizendo.

É lamentável que isso ocorra, mas o que fazer num país onde a baixa-estima nacional está em moda? Com a globalização a tendência é a derrubada das fronteiras lingüísticas. O ideal seria ter uma preocupação em fincar em bases mais sólidas o nosso português, pois, assim, esses agentes externos não seriam tão utilizados.

Eu penso que o uso de palavras estrangeiras empobrece a nossa "linda" língua portuguesa. Muitas pessoas ainda não sabem ler corretamente nem tão pouco pronuncia o português, que dirá palavras estrangeiras. Misturam as palavras e saem por aí achando que estão falando bonito e difícil. Eu fico pensando o que será da "nossa língua portuguesa" e pensar que tudo isso acontece por falta de identidade com a própria língua pátria.



09/01/2008