A verdadeira solidariedade

Solidariedade é um sentimento, ou a união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Também pode ser uma situação que pode ocorrer na responsabilidade tributária, quando há mais de um sujeito passivo (devedor) de uma mesma obrigação, e na competência tributária quando mais de um órgão do Estado tem direito à parte da mesma obrigação tributária. Neste contexto destaco a solidariedade que visa ajudar os mais necessitados, carentes de tantas coisas, materiais, além de afeto, dignidade e respeito.

Em um mundo globalizado, vivemos em um ambiente de muita competição, onde quem tem um diferencial é reconhecido. Muitas pessoas usam este diferencial participando de campanhas de solidariedade e em troca da ajuda a estas instituições, fazem propaganda da sua imagem, para arrecadar votos em campanhas eleitorais ou na busca de um emprego.

Pregando solidariedade, buscam uma disputa individual tentando provar que são melhores que outras pessoas, ou melhor que governos anteriores.

A disputa, o individualismo, o egoísmo gera a violência, a sede de vingança e a marginalização, além da falta de esperança de um povo que tem sede de solidariedade.

Um exemplo disso são os próprios políticos na disputa de alguma eleição ... No ano eleitoral, visitam instituições, fazem doações generosas, mostram-se solidários com os problemas dos menos favorecidos e após serem eleitos esquecem de quem os colocou no poder e mais uma vez o povo sofre e se desespera.

O fato concreto, que serve como exemplo, é o nosso atual presidente da república. Em época de campanha, visitou instituições, prometeu distribuição de renda, valorização dos trabalhadores e priorizar saúde e educação.

Hoje o que temos não é muito diferente da situação anterior ao seu mandato: a diferença entre pobres e ricos continua grande; o desemprego continua aumentando; a saúde está um caos, muitas pessoas que precisam de algum procedimento cirúrgico morrem na fila de espera; e a educação está defasada, alguns jovens universitários que conheço, pouco sabem sobre história do Brasil, geografia ou literatura.

Uma solução para o problema dos menos favorecidos seria uma renda melhor distribuída, onde não houvesse ricos e pobres, porém isto é utopia. A solução seria mobilizar a sociedade em geral em campanhas de solidariedade verdadeira e exigir dos nossos governantes atitudes que atendam a necessidade do povo.

A solidariedade, como um sentimento de preocupação verdadeira com o outro, é algo capaz de transformar o mundo em que vivemos. Hoje em dia existem muitas entidades sérias e pessoas que se mobilizam junto a organizações não governamentais para diminuir estas diferenças entre as classes sociais, ou seja, participam de campanhas sem visarem o lucro seja para o seu bolso ou para a sua imagem. Essas pessoas e instituições merecem um voto de confiança, pois ao contrário do que muitos pensam, apesar de nossas diferenças físicas, não somos melhores nem piores que ninguém, somos iguais, a imagem e semelhança de Deus.

Viviane A R Rodrigues
Enviado por Viviane A R Rodrigues em 10/06/2006
Código do texto: T172993