O RETORNO ÀS AULAS E O ENCONTRO "SUINISTA"

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O professor já estava humilhado. Arrastado pelos os caminhos incertos de todas as metodologias, nada dando certo, e sua fama de desmerecido aumentando! E a ideia de usar outra máscara! Digo outra, assim, porque já usa a camuflagem de “sabichão", ou melhor, "sabichinho” porque tem pouca voz. Tudo não o expõe mais ainda à derrota? Com a aparência de palhaço ou coisa do outro mundo quando mais ainda lhe adicionarem o colete a prova de bala e um capacete blindado, essa imagem agora é mais visualizável, pois vivemos um momento de muitas agressões físicas ao professor. Podendo até dar uma melhorada no visual se o equipamento for de primeira linha, se não for um presente do governo.

Agravando-se a existência de agitação, surge agora perante a sociedade a “pandemia” e o mais estressante ainda é saber que a educação é alvo de mais uma manobra política que abusa de nossas fraquezas existenciais. Esperando que melhore o colorido quadro situacional, adiam o retorno das aulas sem respeitar o desejo dos que já estão cansados de “descansar”. Por que não suspender outros seguimentos mais susceptíveis? Será que é apenas uma onda passageira! A escola recebe mais um golpe: remédio é só para quem comprovar com exames que está infectado com o vírus h1n1. Aí, minha pergunta insiste, o SUS vai dar conta de examinar todos os gripados das escolas públicas? O que nos conforta verdadeiramente é a esperança de que para nossos alunos certamente surgirá o bolsa prevenção: kit contendo camisinhas, máscara e quem sabe um teste rápido de influenza, tipo aqueles testes de gravidez. Para os professores talvez um “bônus prevenção” evitaria uma greve para reivindicar segurança no trabalho contra ataques de micro e/ou macro organismos.

Surpreendente! O Professor é culpado de tudo, isso já sabemos, mas é uma culpa não condenável! Sempre nos tratam com muito amor, compreensão e justiça. O sistema educacional permite os professores marcados emocionalmente vivenciar medidas avantajadas de dignidade. Não sei por que os cursos de licenciatura estão vazios! Talvez muitos estão lembrando das leituras que fizeram do FHC dizendo que professor era fracassado. O problema é de Deus! Ou dos parasitas semianalfabeto do organismo humano! Ampliando um pouco mais, concluímos com as palavras de Widonid Hiro: “A nova reforma ortográfica já entrou em vigor e oficialmente somos todos semianalfabetos”. É isso aí!