CURIOSIDADE; MATA?

Quem é mesmo aquele senhor que estava na sua casa? O que ele veio fazer? Ele é advogado? É que arrreparei no seu terno vistoso e na gravata.

Curiosa! Assim desta maneira é que me lembro dela, desde a minha meninice.

Levava marmita para o meu pai, meu avô e meu tio na metalúrgica que trabalhavam. Verdadeiro pau de virar tripa de tão magra carregando as cestas das marmitas. Minha mãe me ensinou a atravessar a rua para não passar em frente à casa da curiosa. Não tinha jeito, ou ela, ou a sogra espreitavam pela veneziana e me chamavam.

_Venha aqui, menina!

De cabeça baixa ouvia a lengalenga.

_Já vai indo levar as marmitas? Você sabe o que sua mãe cozinhou hoje? Quanto o seu pai ganha? Será que ele ganha mais que seu avô e o seu tio?

Como de costume respondia o que minha mãe sempre me ensinou.

_ Não sei nada não! Fico limpando a casa, enquanto, a mãe faz o almoço.

_Também vai dizer que não sabe quanto eles ganham?

_Não sei não.

_Eta, menina; além de magra, morreu e esqueceu de deitar.

Assim, dessa maneira, triste pela observação, de cabeça baixa continuava o meu caminho.

Os vizinhos tinham pelas duas um misto de amor e ódio.

Um dia a sogra bateu a caçuleta. A dupla desmanchou. Mas, Carlota ficou sozinha nas suas investidas curiosas. Logo de manhã, quando o marido ia trabalhar e o filho estudar lá estava ela varrendo a calçada para descobrir o que acontecia na vida dos vizinhos.

Ser curiosa também tinha pontos negativos e positivos. Uma noite ela viu um homem pulando o muro da vizinha da frente da sua casa. Ligou para a polícia, Foi um Deus nos acuda!Ajuntou gente por todos os lados para ver o que estava acontecendo. A polícia invadiu a casa e descobriu a vizinha com o namorado na cama. E olha que o marido não sabia de nada!

Outra vez, ela presenciou dois jovens entrar na loja daesquina. Ligou 190. Os policiais chegaram e confrontaram com os marginais. Foi tiro por todos os lados. A parede da casa da Carlota ficou cravada de bala. O susto lhe ocasionou uma arritmia cardíaca e precisou ficar dias em repouso absoluto.

Alguns vizinhos a visitaram, outros cansados das suas bisbilhotices ignoraram a sua doença.

Entra ano e sai ano e ela continua igual. O filho casou e depois de certo tempo nasceu à filha do casal. A nora foi trabalhar. Carlota ficou com o bebe. Os vizinhos sorriam. Por quase três meses, a curiosa ficou dentro de casa. A criança sofria de cólicas e chorava muito. Desse modo não dava mais tempo para as suas bisbilhotices.

Mas, tudo que é bom um dia acaba. A roda do tempo gira muito rápido. A menina cresceu e copiou o modelo da avó.

Carla não pode ver porta de casa de vizinho aberta, lá vai ela, entra de supetão. Clotilde, a vizinha da direita da casa de Carlota contou que foi atender o carteiro, e não sabe como a menina entrou e foi parar no quarto do casal. Pegou seu marido só de cueca.

A menina é um terror. Curiosa e mal educada! Meu marido e meu filho estão trabalhando juntos e de vez em quando precisam despachar mercadorias por transportadoras.

Carlota fica espionando. Outro dia pegou meu marido saindo para trabalhar.

_ Juvenal tudo bem?

Meu marido homem de poucas palavras, disse:

_Tudo.

_Estou muito triste.

_É...

_Você quer saber o motivo?

_É...

_ É que vocês vão mudar depois de tanto tempo. Conheço a Magali desde que nasceu.

_Mudar?

_É que vi um caminhão carregando umas caixas.

_Não vamos mudar. Um dia pode ser. Até logo!

Carlota ficou sem saber o motivo das caixas e do caminhão.

Passado um tempo Magali a encontrou com a neta. Uma nova dupla de curiosas estava formada.

_Como você está? Seu pai está bem? E a sua mãe? Nossa! O que é esse aparelho na sua boca?

_É um aparelho ortodôntico.

_Ah! Para que serve?

_Eu estou com problemas nas articulações.

Neste momento a diabinha puxa a saia da avó.

_Pergunte pra ela, Pergunte pra ela,

_Perguntar? O quê?

_ Pergunte do caminhão?

Nisto uma vizinha chegou de viagem e aproveitei para pedir licença e entrar. Mais uma vez ela ficou sem saber sobre os caminhões.