Todas as Letras de Fernando

Prefácio

Escrever é se deixar levar pela correnteza da palavra...

Bem-vindo a bordo! Uma travessia o aguarda neste alfabeto que é um mergulho no oceano afetivo de Fernando. À medida que avançamos mar adentro, somos envolvidos em ondas de letras, por onde navega o pensamento deste jovem escritor. Estamos em águas profundas. Mas não espere calmaria. A tormenta existe e transforma-se em maturidade diante de sua extraordinária consciência.

Em outras palavras...

Feliz de quem o encontra pelo caminho

Escreve com o coração e a mente aberta

Retrata a vida numa aquarela de palavras

Nos desafios da estrada confronta o destino

Aos amigos dedica sua mais doce ternura

Não deixa para trás quem já amou um dia

Divide sua história sob o manto da esperança

O seu nome surge claro e a todos nós alcança!

Dolce Vita, novembro, 2005

Ana

Ela chegou de surpresa e trouxe o ânimo que me fez recomeçar. Por diversas vezes tão espoleta, e às vezes tão amorosa. Defino assim esta pessoa tão especial: Ana Luísa, minha irmã.

Não seria demais falar que nosso amor e nossa amizade são únicos ou muito mais do que isso. Em determinada hora, nos odiamos, porém, o amor fala mais alto e logo estamos abraçados novamente. Brigamos, discutimos, batemos, amamos, conversamos e trocamos carinho.

Juntos, a todos enlouquecemos ou orgulhamos. Um amor tão intenso, que em determinadas horas, chega a exigir que um esteja perto do outro, mesmo que seja apenas para observar.

Nos completamos, e por isso, somos uma dupla mais do que perfeita: de amor e briga.

Esta é minha “mANA”, que chegou com a força que me faltava, acabou com minha paz e sossego, e hoje sei, era tudo que necessitava.

Brasil

Rico em belezas naturais, na beleza da arte do futebol, em gente bonita e feliz. Após tantos adjetivos, não é difícil adivinhar que falo do Brasil. Um país fantástico por seu povo e seus cobiçados recursos naturais. Gente que trabalha, batalha, luta e que, apesar de ouvir mentiras desnecessárias que já viraram uma grande bola de neve, ainda consegue ser feliz. Gente que samba, vibra e emociona.

Novas e diferentes culturas se espalham por todos os cantos do país. O samba e alegria dos cariocas, o interminável carnaval dos nordestinos e o folclore do Norte.

Nos destacamos por nossa natureza e entre algumas das maravilhas naturais estão os Lençóis Maranhenses no Nordeste que se estendem por diversos quilômetros, o Pantanal que atrai várias espécies nas épocas de cheia, e a densa, úmida e bela, Floresta Amazônica.

Reinventamos o futebol com jogadores como Pelé, que fizeram deste esporte uma bela arte e paixão nacional. Pentacampeões mundiais, não há dúvida de que somos os reis da bola.

No automobilismo tivemos os maiores campeões. Protagonistas de disputas que ajudam a contar a história dos carros e suas corridas. Campeonatos que permanecerão eternamente na memória de cada fã e apaixonado brasileiro.

Infelizmente, há pessoas que roubam, matam e envergonham nossa gente. Nos fazem de bobos, e ainda questionam tantas acusações. Tentam fingir, enganar, trapacear, e depois de tudo, procuram fazer o povo crer que todos prezam e cultivam a honestidade.

Apesar das dificuldades, somos brasileiros que amamos nossa pátria e desejamos vencer os obstáculos ao nosso desenvolvimento. Acredito que superaremos tudo com a força de vontade do povo de mudar o Brasil, tornando-o cada vez mais uma nação justa para sua gente.

Carros

É dada a largada. Início da mais bela sinfonia. Os motores cantam o mais alto possível, e tudo aqui é imprevisível. Muitos dividem a curva, porém poucos alcançarão a próxima. Quando se está veloz, não se consegue prever mais nada. Paixão eterna que exige perfeição de homens e suas incríveis máquinas.

Estilo aqui nunca falta. Nos detalhes, os motivos da paixão imediata. Um motor que ronca, um design que emociona, um carro que fascina.

Um esporte que não admite falhas, mas essa característica marcante nos tirou um ídolo, infelizmente. Ele foi perfeito e um dos principais protagonistas da história das corridas automobilísticas.

Um esporte que está em permanente renovação: novas categorias são criadas, novos carros e circuitos, uma paixão que renasce e transforma a velocidade em algo ainda mais fascinante. Nas pistas ovais americanas, a velocidade é intensa e a distância entre a glória e fracasso é mínima. Nas européias correm as maiores marcas do mercado mundial numa disputa incendiária.

Nos Ralis, os carros parecem ganhar asas. Voam baixo, resultado de derrapagens, algumas fazem de meninos, heróis e outras fazem de heróis, pobres crianças, como aquelas que acabaram de deixar o soverte cair no chão, e voam alto também, haja suspensão!

A magia invade os expectadores que procuram sempre o melhor ângulo. Parecem fotógrafos atentos com seus olhos que exercem o papel de lentes, onde tudo é fantasia: desde a capotagem ao salto único em toda história.

Nos navegadores, temos a vitória ou derrota: indicam, gritam, desesperam-se, mas, recebem tudo em dobro algumas vezes.

Diga se há um esporte ainda mais magnífico, quando cada segundo é valioso, a temperatura de um pneu decide uma corrida, a tecnologia é fundamental e o recorde motiva? Quando os motores são ligados, vibra em nós uma paixão sem limites.

Desafios

Numa luta em que se aprende a cada dia, um combustível é fundamental: desafios. Quando o sol anuncia um novo dia, é certo que eles estarão comigo, até voltar a encostar a cabeça neste mesmo travesseiro. Alguns eu superarei com facilidade, outros, exigirão mais, porém também os superarei com muita maturidade.

Os desafios de um passo, uma defesa num jogo de futebol, uma proeza, me motivam desde cedo, quando percebi que não podia ficar parado esperando um milagre. Lembram uma corrida de obstáculos, alguns baixos, outros altos, e são vencidos com o tempo e com muita fé. Em determinados momentos, esses obstáculos parecem ser intransponíveis, mas podem ser vencidos, quando a fé consegue ser maior que eles.

Assim, aprendi, que a cada dia pulava um obstáculo ainda mais alto, e cada salto demonstrava a mim mesmo, que podia e devia vencer tudo que desejasse. Deus nos estende a mão sempre, e basta querer segurá-la. Ele te ilumina, ajuda, indica, e podemos ouvi-lo, através de nossa fé.

Na escola, nunca fiquei de fora das atividades físicas: sabia que a dificuldade seria maior, assim como minha vontade de provar a mim mesmo que eu era igual aos meus colegas. Os professores avisavam, mas não escutava, e hoje analisando, percebo o quanto aquelas atitudes me fizeram bem. Houve um preço: os machucados, mas no final, olhava satisfeito o desafio superado e mostrava que poderia vencer todos aqueles que me eram impostos.

Meus colegas, principalmente os da nova escola, foram grandes incentivadores. À primeira vista, parecia estranho, mas mostrei a eles que eu era capaz e que também sou um ser humano. Eles passaram, então, a me tratar normalmente, como sempre quis. Com isso, ganhei amizades especiais, que me acompanham em minha jornada. Antigas e maduras e outras que conheci há pouco tempo, mas que também ganharam grande espaço em meu coração. Amizades fiéis que me fornecem a força necessária para enfrentar todos meus desafios. Pessoas que apóiam, compreendem e auxiliam. Cada uma tem seu valor único, me completa mais um pouco. Os garotos que incentivam e encorajam, e as garotas, que doam carinho e apóiam. Além de meus primos, que tanto amo, que sempre foram meus grandes incentivadores.

Continuarei lutando, com fé, com o apoio de meus amigos que amo, para que um dia, consiga alcançar todos meus sonhos, difíceis ou não.

Equipe

Viver é um mar de desafios. Em minha vida, muitos venci, e tenho muitos ainda para vencer. Mas, há uma força extraordinária, que vem das pessoas que gostamos, e tudo funciona como em uma grande equipe que ajuda, apóia, ama. Como um grande time de futebol onde cada componente é essencial para o funcionamento de um todo. Cada passe, defesa, chute é importante e ajuda na vitória: o goleiro que defende a sua meta, os zagueiros que iniciam a jogada, o meio campo que arma o ataque e os atacantes que transformam todo o esforço em gol.

Considero minha família, a equipe perfeita, onde seus componentes se ajudam e se amam. Há brigas, é verdade, e não é difícil ver ou ouvir uma, mas são passageiras, e com certeza, são sinais de amor.

Meus pais, essas pessoas que amo muito ou até mais que isso. Amor esse, que tento transmitir, porém, não sei se algumas palavras demonstram perfeitamente algo de tanta grandiosidade. Minha “mANA” que exerce um papel mais que especial em minha vida, e que muito amo. Primos que sempre exageraram no lado engraçado e divertido, escolheram meu time de futebol, após uma disputa intensa com o lado paterno. Vivem dizendo que escolhi certo, e meu Vasco está quase rebaixado.

Estas pessoas têm um espaço reservado e especial em meu coração. Avós maternos, que trouxeram a criação com amor, dedicação e carinho. Ofereceram um bem precioso e que nunca será arrancado: a educação. Meu avô me deixou uma herança valiosa, que germina dentro de mim, um pouco mais a cada dia, e talvez seja por isso que você me lê agora. O dom da palavra. Na família paterna, faço um passeio pelo mundo das notas musicais e pelas casas de um tabuleiro de xadrez.

A equipe agora parece perfeita, completa, mas há outra família, aquela que escolhemos e que nos complementa: nossos amigos. Eles mostram, esperançosos, um mundo novo, e ansiosos esperam que você alcance seus sonhos, mesmo que em espaços curtos de tempo, mas este é apenas um detalhe para nós que somos jovens.

Essas duas famílias formam uma única equipe. Equipe que apóia, ama, luta, consola. Equipe que tanto amo. Espero que permaneçamos unidos para marcar o grande gol: realizar todos os nossos sonhos.

Fernando

Nunca soube exatamente por quê. Tentaram explicar das mais variadas formas, mas essa explicação intensamente procurada, talvez nem exista. Risos e piadas evidenciavam algo estranho, diferente. Tantas perguntas de colegas, amigos, resultavam em uma conclusão própria, precipitada. Cresci um pouco e pude perceber tudo aquilo que era minha vida e tomar atitudes: lutar e acreditar. Decidi parar de culpar ou questionar as ações de Deus, pois Ele deseja somente o nosso bem. Possuo uma família rara e amorosa. Decidi aproveitar ao máximo este presente que Ele havia me dado.

Com o tempo, a tristeza e revolta se transformaram em garra e perseverança. Anjos sempre me ajudaram. Eles são aquelas pessoas especiais, que por diversas vezes nem notamos, apesar deles estarem junto a você todo dia, na escola, na família, no trabalho. Amparam-te, protegem, abraçam, e cabe somente a nós, dar o valor que essas pessoas merecem.

Havia formado uma nova família, aquela que nós mesmos escolhemos e que cresce dependendo somente de você.

Atualmente, curso a sexta série com alguns amigos e professores especiais. Sempre me dediquei ao máximo aos deveres escolares, e hoje me tornei, como diz meu melhor amigo, um CDF. Me elegeram representante de classe, mais um dever que tento cumprir da melhor maneira possível.

Considero que sou uma pessoa mais que feliz, pois tenho minha família, pessoas que amo muito, desde meus pais até meus primos, e amigos mais que especiais.

Este é um F de Fernando, mas que também poderia ser o F que dá fome, de felicidade, de foto ou filme, de família e de tantos outros nomes.

Garotas

Assim, fui descobrindo aos poucos que meu problema não era aquele “monstro” criado pelos professores e colegas e que podia lutar, sonhar e, acima de tudo, acreditar. Descobri que minha família maravilhosa e a amizade verdadeira me davam a força que precisava.

Parecia cena de cinema. Os alunos entravam na escola recém-inaugurada e a paixão entrava em meu coração.

Na sala, uma menina alta se destacava. Era bela e isso facilitava a famosa paixão à primeira vista. Ela me deu apoio e força, e isso aumentava a cada dia meu sentimento por ela. Somos muito amigos até hoje, mas percebi que aquela paixão nunca seria correspondida.

Duas novas garotas entraram na turma. Uma alta e linda, uma menina muito especial, mas eu, infelizmente, permanecia com a mesma paixão, que às vezes me cegava. A outra, baixinha e solidária, me ajudou desde que nos conhecemos. Mais tarde, me dizia apaixonado, mas eu estava errado.

Mas, era aquela garota alta e bonita, que havia descoberto tão tarde, que me deixaria verdadeiramente apaixonado e seria meu primeiro amor e minha primeira musa. Talvez, ela pense que seja apenas mais uma. Mas, ela é bem mais que isso. Acima de tudo, minha amiga, me ensinou uma linda amizade, em que se ama, sem namorar, ou como falamos atualmente, ficar. Uma garota linda, mas que tem em seu coração a verdadeira beleza. Quem me inspira e me atura toda noite no bate-papo do Messenger.

Eu queria dizer mais vezes que a amo, como paixão de adolescente, como musa, mas, principalmente, como uma amiga eterna.

Essas belas jovens me deram o ânimo necessário, para que eu continue lutando, e a alegria da verdadeira amizade.

Homens

Muitos podem dizer que heróis existem somente nos filmes, nas histórias em quadrinhos e na mente de quem os criou. Aqueles que possuem poderes especiais: voar como pássaros, lançar lasers brilhantes e coloridos que derrotam o temível monstro e se pendurar nas paredes, como gigantescas aranhas.

Provavelmente, meus heróis não têm esses magníficos poderes, mas eles têm outros, ainda mais especiais. São fontes de águas que bebo e trazem esperança, renovação, caráter e carinho. Os anos passaram e não foi difícil perceber que estes heróis estavam em minha própria família.

Meu pai, sempre com a força e a palavra que consola, tem o poder da transformação, e assim como todos eles, do carinho. Pode ser um jogador de futebol, que insiste em me deixar vendo a bola entrar no gol lentamente, pode ser um piloto de rali que tem um navegador vencedor desde a sua primeira prova, pode ser também um desafiador e craque nos games ou um excelente técnico de informática. Mas, acima de tudo, meu melhor amigo e meu pai.

Meu primo tem o poder de a todo instante fisgar uma sonora gargalhada. Sofre ao meu lado, quando, pela televisão, vemos nosso time cada vez mais perto da segunda divisão. Meus tios tentam aproveitar ao máximo o tempo em que estamos juntos e buscam um abraço, um cafuné, um carinho.

Meu avô materno é um grande herói, apesar de ter falecido. Herdei dele um dom, e acho que é ele que neste exato momento, está lá em cima iluminando minha mente, movimentando minhas mãos pelo teclado. Este dom me presenteou com duas amigas eternas e que moram num lugar muito especial em meu coração.

Meu avô paterno ensina toda a magia que envolve um jogo de xadrez, ao analisar cada lance por completo. Cada peça tem seu valor em determinado momento, desde um peão até uma rainha.

Meu amigo e fisioterapeuta traz a esperança da cura como principal poder. Está comigo toda semana, para sessões de fisioterapia, e como conseqüência, vive me ouvindo, aturando.

Esses são meus amigos e heróis. Posso dizer que são os melhores que alguém pode ter.

Igreja

Observava meus colegas e me perguntava o que eu devia ter de diferente. Nas brincadeiras, era o único a ser alertado pelos educadores e, conseqüentemente, estava fora delas alguns momentos depois. A teimosia, às vezes, fazia com que eu continuasse brincando, mas um tombo, mesmo aqueles que nem deixavam feridas, era motivo para que os professores me obrigassem a sentar no chão e ver a divertida correria.

Tudo aquilo criava diversas perguntas sem respostas em minha mente. Surgiam mais e mais, sem explicação alguma. Logo, acusamos nosso próprio Pai, Deus. Olhamos para o alto com uma sensação que mistura revolta e tristeza. Depois de algum tempo, a situação te enfraquece e qualquer problema é culpa Dele. Porém, Ele não tem nenhuma culpa, não criou seus problemas, pois Ele nos ama. Como Pai exemplar e que tanto ama seus filhos, não deseja que sofram, independentemente da cor, raça ou sexo.

Os desafios são acima de tudo, verdadeiras provas de fé. Algumas pessoas enfrentam pequenos e outras maiores, mas todos nós, acreditando em Deus, podemos superar obstáculos e concretizar sonhos. Ele nos ajuda das mais variadas formas: iluminando, guardando, nos mandando seus anjos, amando, sendo um Pai exemplar. Coloca em seu caminho pessoas preciosas que te animam a continuar sonhando, lutando e tendo fé. Nos protege, guarda e ama, permanentemente: um Pai que nos dá os mais belos exemplos de como viver em paz, que mandou seu próprio filho a terra a fim de nos salvar, por tudo que Ele significa para todos nós.

Um dos primeiros motivos para montar este blog e dividir minha história com todos vocês, foi prestar uma homenagem e demonstrar um pouco de meu grande amor por Ele.

Existem dias, em que tudo corre bem e você parece que está num paraíso, mas, algumas vezes, esquecemos que Deus nos iluminou em todos os momentos, e não o agradecemos. Alguns agradecem, porém, somente naquele momento e se esquecem que acordar para um novo dia, já é um presente divino e motivo de alegria.

Jogos

São vários os nossos sonhos: dividir uma curva com Schumacher, estruturar grandes reinados medievais, entrar naquele estádio quase explodindo de tantas vozes e gritos apaixonados, ou com tudo isso e muito mais.

Hoje podemos simular essas inúmeras situações com os jogos ou "games" como são popularmente conhecidos. Neles embarcamos num mar de aventuras e emoções sem sairmos de nossos próprios lares.

Dirijo os carros de meus sonhos, em velocidades nunca imaginadas. Passeio pelas pistas européias, queimo borracha nos ovais e exagero em provas de demolição. Num momento estou voando baixo em Mônaco, em outro estou em Indianápolis passando rente ao temido muro de proteção.

Descubro a vida noturna e transformo um carro numa máquina, totalmente modificada, capaz de levar um homem ao topo das corridas ilegais.

No mundo da bola, desafio Real Madrid e seu elenco galáctico e fantástico. Um desafio quase sempre fracassado, por isso a melhor opção é virar a casaca. Na Copa do Mundo, ergo a sonhada taça ou vejo outros a erguerem por causa de um pênalti desperdiçado. No Brasil, nem o Vasco toma jeito, o melhor a fazer é trocar logo de time para um jogo perfeito.

E assim é a vida, virtualmente falando, uma hora você sonha e em outra joga.

Lama

Magia e tecnologia se aliam para obter os melhores tempos, navegação e rali. Motores que gostam de falar alto, a imprecisão da lama e a precisão da navegação torna este esporte, chamado off-road, mágico.

Seus carros coloridos e repletos de adesivos encantam, desde os apaixonados até os humildes moradores rurais europeus, que vez ou outra admiram as maravilhas do rali. As marcas disputam segundos e por eles investem milhões. Mas, não são todos que têm a felicidade de participar de um mundial e para sorte destes, existem várias divisões desta corrida na lama, que não pesam tanto no bolso.

Da cidade para lama: este, com certeza, é o percurso preferido de alguns. Trabalhadores que desejam estar mais perto da natureza e que querem esquecer seus problemas. Atravessam matas, campos, praias e sempre voltam segunda-feira ao trabalho com uma história para contar. Um programa que envolve e diverte toda a família que ao final de tudo, nos deixa com o gosto de quero mais.

E assim começa nossa história desta vez. Era uma noite chuvosa, na serra escura de Visconde de Mauá. Ouviam-se apenas as gotas que caíam com intensidade sobre o pára-brisa. Ao chegar no hotel, uma sensação de alivio nos invadiu. Mas, esta não duraria muito tempo. Aquela primeira viagem começava de maneira trágica, nada apaixonante. Porém, estavam reservadas diversas surpresas para o dia seguinte.

Amanhecia um dia ensolarado, bem diferente da noite anterior. Estávamos a algumas horas de nosso primeiro RAID. Perguntas aqui, ali, dicas de todos, abraços, enfim, este clima único de competição nos rodeava. Mata abundante, passagens em riachos, poeira e desafios, marcaram a prova. Anoitecia e a estrada parecia interminável. Após alguns minutos, tudo a nossa volta estava escuro, obrigando que ligássemos os faróis. Assim, surgia um grande clarão a nossa frente. Depois de algum tempo de ansiedade pela bandeirada, uma bandeira enorme e quadriculada, sendo agitada intensamente, chegávamos ao fim. Olhamos em todas as direções possíveis e não havia nada, ninguém.

O resultado da prova seria divulgado em algum momento, já de madrugada. Preferimos jantar e nos deitar, pois não acreditávamos em alguma colocação expressiva. Nesse meio-tempo, conhecemos colegas, que traziam sempre uma piada consigo. Nos tornamos belos amigos e começamos a fazer trilhas.

Na tarde do dia seguinte, já estávamos prontos para retornar a nossa residência, mas fomos impedidos pelo organizador da prova, questionando se não pegaríamos o troféu de primeiro lugar.

Alguns anos mais tarde, após muito observar, como o macaco Zequinha do inesquecível “Speed Racer”, chegava o dia de minha primeira navegação, no mesmo Mauá. Estava novamente ali, agora como navegador. O conto de fadas se repetia, num dia especial e cheio de magia.

Antes, as trilhas eram o prato principal. Estar levantando lama para todos os cantos, já era motivo de festa. Hoje, nenhuma trilha faz sentido sem eles, se não nos fazem companhia, não há o gostoso ar de graça, não há o calor da amizade. Obviamente estou me referindo ao nosso grupinho. Desejo que cresçamos como off-roaders, e principalmente, como amigos.

Mulheres

Portadoras de um dom, que poucos conseguiram descrever: o dom da vida. Pessoas enviadas por Deus em uma missão que é única e especial. Nos trazem à vida e nos recebem com seus braços, calorosos e afetuosos. Aquelas que perdem noites e noites de sono e nos colocam no colo, doam amor e carinho, amparam e protegem.

Talvez, seja o amor indescritível dessas pessoas que me fornece grande parte da força que possuo. São muitas, e cada uma tem seu imenso valor. Mulheres que não são descritas perfeitamente em poucas linhas, assim como o amor, que sinto por elas. Adicionam um colorido a mais à minha vida e compõem uma parte importante dela. Me ajudam a superar os obstáculos que encontro em meu caminho, dando coragem e confiança. São minhas grandes heroínas. Juntas, podem unir suas forças ou discutir, por razões inexplicáveis, gerando risos de todos.

Elas portam muito mais que o dom de trazer à vida: possuem o do carinho, amor, amizade e tantos outros. Todas de beleza incomparável, mas, elas trazem uma maior, e esta está no coração.

A primeira a me carregar: minha mãe. Pessoa especial e que tanto amamos. Rimos, brincamos, choramos, abraçamos. Uma amizade e amor que não há poeta capaz traduzir com os mais belos versos.

Ela chegou com um lado que temos de eterno valor: a criação. Sempre com sua saborosa comida e seu grande amor. Na cozinha, faz nosso paladar ir além do prazer, e no amor, faz nos sentirmos acolhidos em tudo. Uma avó materna, por laços familiares, uma mãe, por insubstituível amor.

No lado paterno, fui apresentado ao fascinante mundo das notas musicais. Um mundo onde tudo é preciso. As mãos dela passeiam magicamente sobre as teclas, surgindo a mais bela melodia.

Brincadeira e amor intenso. São as poucas palavras que demonstram parte de um enorme carinho que sinto por elas. Um amor que ultrapassa a relação de primos e sobrinhos. Um amor especial por mais essas mulheres especiais. Eternas habitantes de meu coração, essas são as mulheres de minha vida. Parecem as mais belas princesas dos contos de fada, porém, estas são do (meu) mundo real.

Natal

Amor, fraternidade, carinho, compaixão. Quando os anjos unem-se em coro e anunciam a chegada de nosso Salvador. Quando um ar de paz a todos invade e emociona. É Natal!

Muitos ainda questionam-se sobre o velhinho de roupa vermelha, que distribui todos os presentes em uma e única noite. As crianças que tanto o esperam na noite de Natal, enquanto tentam vencer o sono, quando abrem os olhos, observam uma árvore repleta de embrulhos e cores. E acreditam em Papai Noel, um homem bondoso e de grande compaixão. Muitos podem dizer que é mais uma lenda, história, mas na verdade está longe disso.

Talvez não haja um gordinho com um saco de presentes. Talvez não traga brinquedos ou roupas e sim, amor, carinho, amigos, família.

Acredito que Deus seja o verdadeiro Papai Noel. Os presentes que Ele nos dá não piscam tanto quanto os brinquedos eletrônicos, nem são roupas de cores vivas, fortes, porém reluzem mais que as pedras preciosas e são de inestimável valor. Ele nos dá a oportunidade de conhecer pessoas especiais, como nossos amigos e nossa família.

Na noite mais especial do ano, nos reunimos na casa de minha avó materna. A árvore sempre apresenta os mais variados embrulhos, mas pouco importa. Saborear a ceia e a amizade são os melhores presentes. Não há quem deixe de se render aos deliciosos pratos da mesa, preparados com enorme carinho. Oração, paz e alegria compõem um dia especial, o dia de Natal. No dia seguinte, o almoço com a família paterna é algo certo, onde a magia se repete, ou talvez, seja inteiramente diferente. Normalmente, ganho jogos e roupas no Natal, e ultimamente foi semelhante. Mas neste ano, o verdadeiro Papai Noel, me deu, em diferentes épocas, um grande presente: a amizade.

Em janeiro, ganhei diversos amigos na fantástica Rota da Lagosta, deixando a viagem ainda mais colorida. Alguns meses depois, ganhei uma musa, inteligente, amiga, carinhosa, que vem me inspirando cada dia mais. Mas, houve, sem sombra de dúvida, uma pessoa que marcou meu ano: amiga, comadre e revisora vem apoiando, sugerindo e, principalmente, vivendo uma linda amizade comigo.

Esses foram meus maiores presentes este ano, que valem muito mais que qualquer jogo, pois de tão preciosos, não há valor para eles.

Ontem

Sábio provérbio aquele que diz: "águas passadas não movem moinhos". Talvez, seja esta mensagem que queira passar nas próximas linhas. Porém, recordar é viver. Para ser preciso, talvez queira agora recordar apenas os momentos felizes e dizer o que aprendi com aqueles em que algo não ocorreu da maneira como queria.

Passaram-se treze anos, e logo no começo percebi que precisaria superar as barreiras impostas. Houve uma lição muito grande, que eu não desejava aprender tão cedo, porém foi necessário: as pessoas que amamos permanecem para sempre vivas em nossos corações.

Piscina, bicicleta, brincadeira e amor são as palavras que ficaram vivas e que me contam um importante pedaço de minha infância ao lado de meu avô. Com o passar dos meses e anos, descobri que ele está cada vez mais vivo dentro de mim. Vive se comunicando, através de prosa e verso e, provavelmente, este alfabeto seja uma prova disso.

Lembro-me da creche, dos cuidados excessivos e olhares curiosos. As inocentes crianças viviam questionando a professora sobre mim. Atualmente, descobri a amizade verdadeira, e que não possuo nada de diferente. Talvez, possua, mas todos temos algo que nos diferencia.

Hoje, agradeço a meus amigos por todo o carinho que me fortalece, e por me provarem que posso realizar todos os meus sonhos.

Primos

Não há como deixá-los de lado, principalmente neste texto tão especial. Juntos formam uma parte importante de minha vida, desde os primeiros instantes dela. Pessoas que torcem, incentivam, amam, de uma forma que considero especial.

As decisões importantes passam por aqui, mesmo sendo a escolha de um time de futebol. Esta foi uma verdadeira batalha contra o lado paterno, porém, saíram vencedores. Mas, eles significam muito mais que isso: são meus grandes amigos e pessoas em quem deposito confiança. Podemos viver momentos de pura comédia, como ocorre na maioria das vezes, ou decidir algo importante.

Exatamente isso que fez nascer tanto amor: um amor que ambos se preocupam, mas, também, que ambos brincam e se divertem.

Risos, gargalhadas, brincadeiras, amor, marcam o encontro com essa dupla, mais do que especial. Sofremos quando pela televisão, descobrimos o nosso próprio time. Na verdade, nós mesmos não sabemos a escalação. Brincadeiras com almofadas: uma verdadeira farra. Quando tem pizza, haja paciência e bom humor. No final das contas, depois de muitas dúvidas sobre ingredientes, acertando e errando, todos saboreiam uma deliciosa pizza, enquanto a conversa flui naturalmente.

Os momentos são mágicos ao lado deles. Momentos que sempre passam voando, mas que sempre se repetem. Não são momentos idênticos, assim como tudo na vida, pois um sempre possui um sabor a mais do que o outro. Um gosto inigualável de quero mais permanece comigo até o próximo encontro.

O amor que sinto por eles é gigantesco e exigiria um alfabeto inteiro. Mas tento, com poucas linhas, demonstrar um pedaço desse amor que é eterno.

Os primos paternos, ainda são crianças, lindas por sinal, e também são muito especiais para mim. Transmitem uma energia imensa também, pois isso eles possuem de sobra.

Queijo

Nada de pão com presunto e queijo, pois o verdadeiro admirador só admite queijo. Podem ser redondos ou quadrados, amarelados ou esbranquiçados, porém, dificilmente a forma altera seu sabor. No supermercado, quanta tentação, na prateleira, grande sedução.

Um sabor mais que único, um sabor especial. No café ou no lanche, não há palavras que definam tanto prazer. O que tenho a dizer é que a melhor forma de conhecer essa maravilha é degustar e aproveitar!

Rio de Janeiro

Conhecido mundialmente por sua indescritível beleza, lugar de gente feliz e apaixonada pelo futebol. Não é difícil adivinhar: esta cidade é o nosso amado Rio de Janeiro. Abençoado pela natureza que impressiona e por suas praias, onde o verão teima em dar o ar de sua graça durante todo ano. Às vezes, um friozinho e um chuvisco roubam o lugar do sol e logo estamos todos agasalhados.

Quando a semana aproxima-se de seu término, já está tudo pronto para intensos dias em meio a areia da praia. O calçadão se transforma na sonhada e também lotada academia. As ruas viram verdadeiros estacionamentos: ninguém deseja ficar de fora dessa verdadeira festa.

Em todo canto podemos achar uma beleza natural ou histórica. As grandes formações de relevo cobertas por verde, ou os grandes casarões e prédios históricos que ajudam a contar a história brasileira, são parte de uma imensa explicação para tanta fama.

Sempre de braços abertos, não é exagero falar que estamos sempre protegidos e abençoados pelo Cristo Redentor. Ele está sempre lá, acolhendo e protegendo o povo carioca.

Cariocas que fazem festa ( haja samba no pé!), cariocas no futebol que lotam os estádios. O samba é convidativo, movimentando pessoas de diferentes camadas sociais, numa festa em que todos são iguais. Nos estádios, o coro é convidado de honra, sempre ali, ao lado, demonstrando alegria ou tristeza. As torcidas abalam os estádios para incentivar seus times.

Rio que fascina, encanta, que fala por si só. Não é preciso de muitas palavras para dizer o porquê de ser a cidade maravilhosa. Não basta descreve-lo e sim, admirá-lo. Pela natureza rara, bela, apaixonante e por sua gente, bonita, simpática, marcante. Basta olhar ao redor, e achará um ponto que será motivo do amor à primeira vista.

Saudade

É difícil saber como uma criança aos quatro anos, tenha criado tanto amor por alguém. Os dias de bicicleta, de piscinas de plástico, e principalmente, de amor, permanecem na lembrança.

As imagens não são nítidas dentro de minha mente, mas o carinho, o amor, a dedicação ficaram e ficarão eternizados em meu coração. Aquele que tinha sempre algo para registrar com suas palavras, vivia a ceia de Natal como um momento único e especial, que tinha a disposição para os banhos de mangueira nos dias de calor e passeios de carro pelas ruas, mesmo sem destino algum. Seu nome era Luís, meu avô materno, um homem que amou todos aqueles que estavam ao seu redor.

Namorou por meio de cartas com minha avó, e viajou de Portugal para se casarem. As cartas de amor, as anotações, as palavras: puro talento. Se você me lê agora, talvez seja por esse dom que ele me deixou. Uma herança valiosa, que tanto cultivo, e que já me deu duas amizades eternas.

Às vezes, nós mesmos paramos, e nos perguntamos se tudo não podia ter sido diferente. Se o cigarro nunca tivesse se aproximado. Mas, sabemos que ele continua vivo nos corações de quem o amou.

Trike

O vento bate na cara e alerta: alta velocidade. A curva se aproxima rapidamente. Aos expectadores parece impossível a sua execução com perfeição. Lembra uma narração de corrida, e talvez seja este o motivo de tamanha adoração.

Não é a Ferrari, mas é quase, quando um apaixonado domina seu enorme guidão. Desafia como ninguém. Suas três rodas encorajam. Algumas vezes, o resultado é um off-road único. Em outras, não são precisos muitos segundos para estar beijando o asfalto: caindo como uma pena ou como uma bigorna, daquelas que sempre desmaiavam os bandidos dos desenhos animados.

Quando faço de meus pés o motor e de meu corpo a aerodinâmica perfeita, quando o desejo de superar se transforma em combustível, e que proporciona momentos inesquecíveis, independente do resultado da manobra arriscada, que todos previam e que poucos acreditavam.

Num segundo esboço a cara assustada e engraçada, e no outro, completo a inigualável pedalada e tudo vira eterna palhaçada.

União

Superar desafios, em determinado momento, virou obrigação e, às vezes, prazer. Na escola, eles me rodeavam, como uma enorme pista de obstáculos, onde devemos superar todos, altos ou baixos. Porém, a garra, força e determinação, apesar de grandes, podem sofrer uma queda em tamanho, mas outra palavra auxilia nestes casos: união. Não basta escrever ou falar, é preciso aceitá-la e inclui-la em nossos vocabulários. Os times dela dependem, as equipes de corrida, as grandes empresas, todos dela precisamos. Há uma receita para uma equipe vencedora, e ela está entre os ingredientes principais. Aumenta a força, a técnica e todas as qualidades necessárias a um time.

Obviamente, ela também teve grande papel em minha vida. Esteve sempre lá, ajudando, levantando, alegrando. Nesta grande equipe, onde a união reina, há minha família que possui grande valor e meus maravilhosos amigos. Quando um salto parecia alto, uma mãozinha salvadora que acenava lá de cima, me segurava ainda no ar, e já me dirigia ao próximo pulo. Um amigo, um parente, Deus, estes sempre lá estavam e me impulsionavam um pouco além do possível para que o gigantesco obstáculo se transformasse em brincadeira de criança.

Podemos comparar este capítulo às grandes equipes de rali que percorrem o mundo em busca da perfeição, esta, quase sempre atingida e não precisamos citar a grande causadora disso. Começa lá, nos mecânicos, aonde as câmeras não chegam, apesar de ser uma parte fundamental para que na trilha, a união entre piloto e navegador complemente a vitória.Talvez, agora descubro mais um motivo de eterna paixão por esse esporte. Motivo este, que pode ser expresso por um belo provérbio: "a união faz a força!".

Vitória

A letra acima e esta agora, são diferentes, mas neste alfabeto elas unem-se e atingem a vitória. Uma prepara e ajuda, originando depois, esta aqui, que sempre fez parte de minha vida. Longe de uma competição de natação ou de um RAID, onde o objetivo é vencer outros, pois na verdade, esta é uma vitória de menor glória.

Quando tratamos de nós mesmos, de nossos limites, de nossa natureza, a vitória é incomparavelmente maior. Vencer a mim mesmo: grande prazer. Quebrar meus próprios recordes, que não são os melhores, significa que posso competir comigo mesmo, me vencer, significa que estou sempre melhorando, até atingir meus limites, ou talvez, o melhor.

Mas, quando essas letras se aliam, a vitória pode ter ainda mais sabor, mais glória. Algo que não existe apenas no topo do pódio. Podendo existir lá no final da lista, local alcançado por poucos olhares. A vitória da equipe unida, da garra, luta, amizade. Conquistas, raramente reconhecidas por aqueles que lideram, mas que são motivos da liderança. Uma vitória pode ser decidida em um detalhe ou pode ser um detalhe. Um detalhe esquecido, porém uma enorme conquista para alguns.

É natural, todos desejamos vencer. Mas para alguns, a vitória está em pequenas coisas, às vezes, pouco valorizadas, porém, que nós valorizamos.

Xadrez

Os soldados movimentam-se corajosos pelo solo preto e branco. Defendem seus superiores, os nobres, bispos, torres, cavalos, rainha e principalmente o rei. Foi interpretando o xadrez como uma batalha medieval que aprendi a jogar este mágico jogo e que cada peça tem seu valor: um peão, um verdadeiro soldado e uma rainha, bela e poderosa. Lá de cima, observando e comandando seus discípulos está o protegido e importante rei.

As estratégias e aberturas são muitas, variadas, porém, podem ser anuladas a qualquer momento. É hora de reconstruir, cuidadosamente, todo o ataque. Em minutos, a partida toma forma, as estratégias começam a fazer algum efeito, porém não são certas.

As peças andam lentamente pelo tabuleiro, formando pouco a pouco o ataque perfeito. Proteções, ataque, defesa, mortes, sucedem-se, às vezes, lentamente ou também com impressionante velocidade. As peças já não são tantas e ambos se vêem ameaçados. Em certa hora, surge a perfeita estratégia. Um passo do oponente pode destruí-la, mesmo de forma inconsciente, ou pode permitir o ataque, e tal permissão pode lhe custar a partida. No ataque, nada é preciso. Pode-se agir de forma fantástica e no momento seguinte todo o seu reino está em risco e o som da peça do rei caindo sobre o tabuleiro pode ser certo.

O final da verdadeira batalha mental aproxima-se e começam a surgir alguns xeques descobertos, sem proteção de outra peça, uns aqui, outros lá e qualquer erro pode ser fatal. Os peões restantes buscam a promoção a uma peça de maior valor, uma tática que pode vencer a partida. Elimina um aqui e diversas peças se aproximam para o primeiro xeque de perigo, outro aqui, outro lá e finalmente: xeque-mate!

Meu avô paterno me apresentou esse mundo, onde a magia está sempre presente. Comandar um verdadeiro exército num misto de estratégia, inteligência e aventura são algumas das razões de tanta adoração.

Ziraldo

Não haveria melhor modo de finalizar mais um texto, além de ser justo falar sobre minha fonte de inspiração, o ABZ, escrito por Ziraldo. Brincando, montei, junto a minha amiga e revisora, meu próprio alfabeto de forma real, com personagens reais. A idéia foi crescendo, após perceber que todas as pessoas, paixões, parentes e amigos que me rodeiam podiam estar reunidos em um único texto, como forma de falar sobre mim e de prestar uma pequena homenagem às pessoas e coisas que amo.

No ABZ, Ziraldo revela de maneira magnífica, o verdadeiro alfabeto, onde cada letra possui um valor e compõe parte de um todo, onde cada uma é importante e insubstituível. Uma letra que lembra um nome, uma história, um conto, uma paixão, um amor. Observava, após viajar com este grande escritor através de suas palavras, que minha vida é como aquele alfabeto: cada letra tem uma história que foi fundamental para formar o Fernando de hoje. Um A que lembra Ana, um C que lembra minha paixão eterna, os carros, um G que lembra uma paixão forte e um grande primeiro amor, as garotas, um P que lembra amor e brincadeira, os primos e tantas outras. Cada pedacinho de “Todas as letras de Fernando” é e certamente sempre será importante. Uma lembrança de alegria, de luta ou alguém que permanecerá eternamente conosco em forma presente ou em nossos corações.

Este texto é especial. Uma vez escrevendo, fiz uma viagem em minha própria mente, em meu coração. Relembrei cenas marcantes, doloridas, prazerosas, aventureiras, apaixonantes e tantas outras. Coube a mim, relatar cada trecho dessa viagem, que desejo repetir muitas vezes.

Pescador de Olhares
Enviado por Pescador de Olhares em 08/09/2009
Reeditado em 08/09/2009
Código do texto: T1799790
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.