O Hospital Do Saber

Depois de vinte seis anos trabalhando no ensino público vejo hoje quanta mudança! Ao invés de melhorar, piorou muito em termos de professor e alunos. É raro ver um professor que consegue dominar a sala de aula.

Outra coisa que há anos venho notando e sem generalizar é que quando uma escola não tem um Diretor que toma a frente nas grandes situações existe aquele anjo chamado Vice- diretor que faz este papel. Conheci várias escolas e observei que maioria das vezes quem se destacava era Vice- Diretor, raramente o contrário.

Essa fibra, esse pulso forte, falo em relação a alunos e professores. É fácil compreender porque razão em algumas escolas, professores apanham de alunos... Isso se chama Medo, falta de Coragem e Determinação por parte da direção da escola. Ai então, dizem: Precisamos respeitar as leis, os decretos, o estatuto da criança, nada pode fazer... Daí o coitado do professor além de ganhar um salário vergonhoso é obrigado a se sujeitar as humilhações de alunos.

Uma Direção que se acovarda diante de um aluno, que não coloca limite não irá jamais dominá-lo e impor respeito. E isso vale também para os pais.  Pais que não colocam limite aos seus filhos enquanto pequenos com certeza não irão consertá-los depois crescidos, isso é uma tarefa impossível. Depois dizem: “Pau que nasce torto morre torto”.

Não é pau que nasceu torto, são os pais que entortaram o pau que não tem como desentortá-lo. A escola não é lugar de milagres, ela existe com seus mestres para polir a educação bruta.
Cabe aos pais dar aos filhos a orientação do respeito aos professores, direção e funcionários da escola e acima de tudo ser este, um exemplo para filho, pois todos nós sabemos que os filhos se espelham nos pais e não nos mestres. Se bem que têm alunos que preferem se espelhar no professor.

Os pais que fazem o que os filhos querem acabam sendo dominados pelos os mesmos e esses vendo a facilidade com que dominam faz na escola o mesmo. No entanto, quando o aluno encontra pela frente alguém que não se sujeita aos seus caprichos acaba abaixando o facho, e acredite ou não eles até gostam quando encontram pela frente alguém assim, apesar de reclamar.

O que eu penso é que toda educação começa em casa e termina na escola. Nenhum professor quer abrir mão de seus alunos por piores que forem porque eles são como se fossem seus filhos, mas é necessário ter a colaboração dos pais. Os jovens de hoje querem carinho, atenção, um bate – papo amigável onde muitas vezes não encontram em seus lares se rebelando contra professores e funcionários da escola.

Vejo a escola como se fosse um hospital do saber com pronto socorro para os pais. Os mestres são os doutores que dá vida levando a luz do saber, o pronto socorro é a esperança dos pais em relação aos seus filhos, pois eles sabem que ali irão se abrir várias portas de oportunidades. Ali também é o renascimento para o aluno, desde que este se conscientize que aprender o fará crescer e evoluir e que está dádiva não deve ser desperdiçada.


11/09/2009