PLANTE UMA ÁRVORE

O planeta Terra, um conjunto de vida mineral, vegetal e animal incrivelmente rico sem sua variedade, está doente. Doente devido à mudança provocada principalmente pelo ser humano.

Para que haja um equilíbrio da vida, todos os elementos devem ser respeitados: a água, o ar, a terra e o fogo. Devem ser respeitados os minerais, os vegetais e animais, pois é do conjunto de todos, que a vida perpetua há milhões de anos.

O ser humano, devido ao seu egoísmo, usa tudo para o próprio proveito: aproveitar a terra, os minerais , os animais , pensando somente na sua própria sobrevivência. Não contente com isso, o homem destrói muitas vezes os outros reinos ( animal, vegetal e mineral), mesmo sem obter utilidade e reaproveitamento do que desfez.

A destruição não fica somente no plano da matéria-prima usada como consumo, mas também polui. Assim, os rios, os mares, o ar estão comprometidos.

Atualmente a camada de ozônio está trazendo um sério risco ao planeta, que poderá ser afetado diretamente pelo sol. Já o clima está mudando em todo o planeta: o inverno temperado, como na Europa, não é o mesmo de décadas anteriores, assim como o verão muito quente, não era conhecido naquela região, como já acontecem e irão ocorrer cada vez mais. Esta mudança está ocorrendo em diversos pontos da Terra.

As geleiras do Ártico estão derretendo mais rapidamente do que ocorria, trazendo riscos de inundação das terras próximas ao litoral, pois o gelo derretido aumenta a quantidade de água nos oceanos. As correntes de ar, perto da zona glacial (tanto no hemisfério norte, como no sul), estão trazendo modificação climática.

O problema ecológico está preocupando o mundo, pois a sobrevivência do planeta está comprometida. A destruição e a devastação das matas, a poluição das zonas urbanas e o acúmulo do lixo é uma preocupação real, e não somente um romantismo de alguns naturalistas.

Todos somos responsáveis um pouco, pelo nosso ar, o cultivo de árvores, flores, e da própria agricultura, que deve ser vista com mais realismo. Todos podemos plantar uma flor, uma árvore ou um vegetal, uma plantinha num vaso, que além de embelezar um ambiente, irá filtra o ar, através da fotossíntese. Quanto mais árvores estiverem plantadas mais limpo será o ar, pois é um filtro natural.

Na impossibilidade de viver numa flora tropical, ou amazônica, pelo menos, podemos morar numa rua arborizada, e onde tiver quintais, que sejam utilizados para que mais árvores ou plantas possam dar sua contribuição silenciosa, com sua sombra, seu colorido e ar fresco.

No entanto, não adianta somente deixar essa responsabilidade aos órgãos públicos, pode haver a iniciativa da própria população em plantar e, principalmente, conservar o que já existe e, enquanto a arvorezinha está se formando, protege-la, pois mais tarde haverá a contribuição em dobro.

A ecologia deixa de ser assunto dos literatos, dos cientistas, agricultores e ecologistas, está sendo ensinada nas escolas, divulgada pelos meios de comunicação e já, felizmente, utilizada por alguns industriais, que têm mais consciência coletiva, do que simplesmente econômica. É com o incentivo às gerações jovens, que está o futuro.

Uma criança pode e deve ser ensinada a plantar e conservar uma árvore, assim criará amor por ela. O ato de plantar cria responsabilidade e um vínculo de amor pela plantinha que depende do seu cuidado, e o ato de regar e cuidar dela modifica uma personalidade egoísta em cooperativa.

Nada mais bonito do que ver uma criança plantar uma plantinha no solo, seja num vaso ou num terreno, e ver que continua sensível, humana e nobre.

O homem tem o poder de destruir, mas tem também muito mais poder

Em conservar, construir, plantar, semear e criar. Vamos então cultivar essa qualidade para, pelo menos, tentarmos refazer o que o próprio homem já destruiu?

______________________________________________________________________

Crônica selecionada no IX Concurso de Contos, Crônicas e Poesias de Barueri. Prêmio: Publicação

KALMAN, Regina – “Plante uma árvore” in Coleção Conheça Barueri ,

IX Concurso de Contos, Crônicas e Poesias/Prefeitura

Municipal de Barueri/ Coordenação do SIEC,Barueri,1993.