Representação Acadêmica não é Brincadeira

Representação Acadêmica não é Brincadeira

Cleverson J. Rizinesk

Bailes, festas, convênios, jogos... Tudo isso é muito bom para o estudante, mas será essa a verdadeira função da representação estudantil ?

Para que será que existe a sigla CAPA? O que farão seus membros ? Para que serve o Diretório Acadêmico ?

Muitos estudantes já se terão indagado, com razão, sobre pelo menos uma destas questões.

Cumpre esclarecer aos colegas que a representação estudantil, bem como o movimento estudantil, é, ou deveria ser, um órgão criador de uma consciência política no estudante, não uma consciência político-partidária, o que aliás nos é vedado por nosso próprio estatuto, mas sim em um sentido de relação política do estudante com a Faculdade, a Universidade, os membros do corpo docente e a comunidade.

A missão do CAPA é, portanto, a de tentar fazer despertar no estudante, a consciência de que, como órgão representativo eleito diretamente pelo voto dos alunos, somos um instrumento para que nossos representados, vocês alunos, possam se fazer presentes e reivindicantes de seus direitos.

Ocorre, porém , que o CAPA só pode existir com a efetiva participação dos universitários.

Para isso estamos sempre aguardando a manifestação dos colegas, seja para qual for o propósito.

Temos contado sempre com a cooperação da direção da Faculdade, da Administração da FPA e respectivas equipes.

Representação estudantil não é brincadeira, o CAPA não está aqui apenas para ocupar espaço físico, mas para ocupar espaço na consciência de cada estudante de Administração, fazer com que ele se interesse pelos assuntos acadêmicos e administrativos de sua Universidade, afinal estamos nos formando aqui !

Se os alunos não se importam em participar e "fiscalizar" o que ocorre em sua casa de estudos, que é a que irá, com a formação por ela ministrada, garantir-lhes uma boa colocação profissional no futuro, então com o que se importarão ?

O CAPA tem muito a oferecer e a receber dos alunos, tanto no campo da academia, quanto no campo da cidadania.

Quantos dos colegas não têm projetos, idéias , que gostariam de ver apresentadas à FPA? Quantos não imaginam propostas para o desenvolvimento do Município, para a melhoria das condições da população ?

Muitos, acreditamos.

Muitos são, de fato, mas que não sabem como, aonde ou a quem recorrer.

A nossa dica é: procurem o CAPA; falem conosco ! É para isso, para implementar essa consciência política, cidadã que existe o movimento estudantil, para integrar o aluno e a Universidade com a sociedade.

Fazer com que o estudante, representante do meio acadêmico, possa levar a cabo seus ideais , seus planos.

Se você sentiu que pode, que quer fazer acontecer algo, não pense duas vezes.

O CAPA espera o seu contato para que possamos realizar juntos a verdadeira função social da representação, do movimento estudantil e da Universidade, que é a de criar um futuro melhor utilizando-nos dos conhecimentos adquiridos aqui em prol de nossos semelhantes.

Um abraço a todos e espero que possamos estar juntos nesse ano e nos proximos, para que possamos unidos defender e lutar pelos direitos e reivindicações dos estudantes da Faculdade Palas Atena.

* Cleverson J. Rizinesk

Presidente do CAPA 2005/2006

Cleverson
Enviado por Cleverson em 03/07/2006
Código do texto: T186619