NOSSA LINGUAGEM


Antes de nascermos, já estamos mergulhados no mundo da linguagem de nossos pais e o primeiro código enquanto feto é a linguagem emocional. A partir daí e depois do nascimento, no meio em que vivemos começamos perceber algo novo. Crescemos dentro da nossa família ouvindo, na maioria das vezes, nossos pais e familiares falarem conosco, através de gestos e sinais e da fala, fazendo uso das palavras. O nosso pensamento vai desenvolvendo à medida que vamos entendendo as coisas, seus nomes, e tudo que nos envolve. Vamos construindo nossa consciência, uma espécie de "biblioteca" onde depositamos tudo o que é ouvido e entendido. Guardamos idéias, significados, palavras e com essa "base de dados" começamos a expressar verbalmente. Até parece que selecionamos cada prateleira da biblioteca, ou seja, palavra por palavra, criando estruturas de entendimento para a comunicação.
A linguagem além de ser um instrumento de comunicação, é também o próprio pensamento do ato. Não podemos separar o conhecimento da forma lingüística em que se expressa. Ela representa o limite móvel do pensamento. A linguagem é organizada pelas palavras que demonstram a capacidade de comunicação para os domínios mais amplos da vida e das forças que a integram. Ela representa o papel fundamental para a interação do ser humano com o meio e consequentemente a formação de vínculos. O indivíduo através da linguagem estrutura seu pensamento, traduz o que sente, expressa seu conhecimento e comunica com os outros.
Diríamos que a nossa comunicação e também o nosso relacionamento podem ser mais eficientes dependendo do estilo da linguagem. E essa linguagem, muitas vezes, é mais do que palavras. Somam aqui os gestos, as ações e atitudes embutidas na postura e formas de comportamento. Tudo isso está relacionado com o nosso emocional. É sempre interessante saber se o “tanque emocional” das pessoas está cheio ou vazio. Isto posto saberemos como relacionar satisfatoriamente.
• Quem é que não gosta de ouvir palavras positivas, elogios por reconhecimento de valores? Isto gera um estímulo de afirmação para quem ouve.
• A freqüência na doação de presentes é uma representação de amor, amizade e consideração.
• Momentos de atenção e dedicação às pessoas falam da qualidade de tempo que se pode oferecer.
• Prestações de favores e até serviços corresponde a dizer o quanto você é útil.
• Um abraço, um beijo, qualquer manifestação de carinho demonstram que o toque físico é sempre importante. Ele não refere apenas ao ato sexual, mas também para uma verdadeira amizade.

Quando essas linguagens são identificadas fica fácil agradar as pessoas enchendo os seus “tanques emocionais”. O amor não é a única necessidade emocional. Existem outras necessidades básicas, como a segurança, auto-valorização, seus significados, e o amor está relacionado com todas elas. Quando se sente amado é fácil comunicar e relacionar porque há um clima de confiança. Quando falamos a mesma linguagem o nosso relacionamento é muito mais coerente. Ele se torna um porto seguro e não um campo de batalha.
A decisão de amar e relacionar bem é um potencial que está sempre em desenvolvimento e faz “girar o mundo”.
Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 06/11/2009
Código do texto: T1908485
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.