Quem será o campeão?

Tem males que vem para bem, já dizia o ditado popular...

Com o empate medíocre do Flamengo no jogo contra o decadente Goiás, o Mengão não pode dormir líder do campeonato, fato raro nos últimos anos, mas pode ter se beneficiado sem querer com este placar.

Náutico, Santo André, Fluminense, Botafogo, Atlético do Paraná e Coritiba venderão até as mães dos jogadores na busca destes próximos seis pontos para se verem livres do rebaixamento; com certeza a briga pelo título é grande, mas a batalha para não cair no inferno da segunda divisão é ainda maior; portanto, quem enfrentar qualquer um destes times enxergará visões dignas de Dante e como diria Zé Ramalho, cenas medonhas.

Na briga pelo título, matematicamente, somente São Paulo e Flamengo podem respirar com os narizes fora d’água, porque Internacional, Atlético Mineiro e Cruzeiro, estes estão com a água pelos olhos e tendo que dar pulinhos para não ficarem de fora do grupo que vai disputar a Libertadores da América.

O Palmeiras, que cantou de galo no topo da tabela por várias semanas, enfrentará o Galo das Minas Gerais e este promete ser um jogo dramático; as duas equipes vêm de várias derrotas seguidas e dependem diretamente do resultado do próximo embate do dia 29 de novembro para se considerarem vivos ou ressuscitados; há quem diga que um deles, o que vencer, estará reencarnado no G-4.

O São Paulo enfrentará o Goiás; o paulista de olho no título e o goiano de olho numa vaga remota do G-4; ganhará quem lutar mais e este, para mim, é o grande jogo da final do campeonato de 2009. O Goiás que empatou hoje com o Flamengo levou 1 ponto e o deixou ainda apto a conseguir jogar na Libertadores do próximo ano. Mesmo necessitando da ajuda de outros resultados, se o Flamengo o tivesse vencido, com certeza ele não jogaria com tanto gás contra o São Paulo.

Depois do Goiás o São Paulo pegará o rebaixado Sport e aí, com quase certeza ele terá somado mais 3 pontos, passando dos atuais 62 para 65 pontos e finalizando o campeonato!

O Flamengo terá pela frente o Corinthians, que não briga nem para sair de baixo, nem para subir; o time carioca leva vantagem neste jogo e poderá somar mais 3 pontos; depois pega o Grêmio e pode contar com uma vitória ou um empate; portanto, o Flamengo pode somar mais seis pontos, no mínimo (por torcida) quatro e passando dos atuais 61 para 65 pontos, mesma pontuação do São Paulo, mas perderia o título no quesito desempate de saldo de gols (dependendo dos resultados próximos).

Quando eu disse que tem males que vem para bem, quis dizer que o Flamengo dependerá apenas de seus resultados; duas vitórias e uma derrota do São Paulo ou uma vitória e um empate do time paulista o fará campeão de 2009; hoje ficou mais difícil para o urubu, mas esperança é a última que morre.

O Internacional tem pela frente o Sport e o Santo André, que luta para não ser rebaixado; se chegar a 65 pontos, ganhando os dois confrontos, pode se beneficiar se Flamengo ou São Paulo não vencerem os dois jogos seguintes; uma vitória apenas de um dos dois primeiros da tabela já tiram as chances do Inter de chegar a ser campeão, principalmente se a vitória vier do São Paulo.

Já para o Palmeiras, somente uma macumba braba o faria campeão de 2009; ele precisa vencer os dois jogos e torcer por uma série de resultados ruins de Internacional, Flamengo e São Paulo.

Na parte dos pés da tabela o Náutico está com um pé na cova; Fluminense depende de apenas um resultado positivo para abandonar a companhia do fantasma, deixando o trem desgovernado para ser conduzido por outras equipes.

No resumo da ópera, Flamengo e São Paulo estão mais próximos da taça, mas quem de fato pôs uma mão nela foi o São Paulo, pelo menos até hoje. Faltam seis pontos a ser disputados; o time carioca precisa deles e torcer pelo menos por uma derrota do São Paulo; apenas uma derrota...!

Se tivesse tradição de confiança nos resultados eu queria até ter ganhado hoje para o Goiás, mas em sendo um time de surpresas, espero que esta o persiga até o dia 6 de dezembro, quando finalmente poderemos soltar o grito de campeão que está preso na garganta há 17 anos; 17 anos que mais parecem 170 anos...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Leiam mais em: www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 23/11/2009
Código do texto: T1938750
Classificação de conteúdo: seguro