Mulher Incrível

O mercado mundial está repleto de temas que os ligam diretamente ao glamour, luxo e a sofisticação e como já diziam que “o Diabo veste Prada”, eu afirmo que “os anjos usam Chanel”; conferição de uma marca com a outra? Isso jamais! Cada marca ligada ao luxo possui uma característica muito própria e atinge um público tão específico que raramente o usuário fiel se permite conhecer outra.

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 1883 e permaneceu por várias décadas até morrer em 1971, sendo a Senhora mais conhecida do mundo da moda de alto luxo; uma mulher a frente de seu tempo que ditou a moda e como Coco Chanel implementou uma das marcas mais tradicionais que o mundo pode ver, marca esta que sobrevive até hoje como sendo a referência número 1 do glamour entre homens e mulheres afortunados.

Madame Chanel nasceu de uma família muito pobre onde o pai era caixeiro viajante e a mãe doméstica; teve a convivência de quatro irmãos. Muito cedo perdeu a mãe para a doença de tuberculose e viu sua família se esfacelar diante dos problemas comuns aos muito pobres; foi educada com suas irmãs em colégio interno, enquanto o pai trabalhava na profissão de viajante e os irmãos homens faziam trabalhos em fazendas. Gabrielle Chanel jamais imaginou à época que fosse se tornar uma referência mundial!

Chanel saiu do colégio aos 20 anos e depois disso tentou ingressar no mundo artístico sem nenhum sucesso; aos 25 anos deu sorte em conhecer um comerciante de tecidos muito rico, com quem passou a viver; foi este comerciante rico quem começou a introduzir a jovem Chanel no mundo glamoroso dos negócios. Anos mais tarde, já vivendo em Paris, a Cidade Luz, conheceu Athur Boyle, um milionário inglês, que foi revelado por ela como sendo o grande amor de sua vida e por incrível que pareça, foi Boyle quem deu o primeiro “empurrão” para que Gabrielle Chanel se tornasse uma estrela no mundo da moda.

Quem pensar que Chanel começou com vestidos ou perfumes está enganado; Chanel começou seu mundo de sonhos e fantasias do alto luxo abrindo uma loja de chapéus exclusivos; os chapéus de Chanel começaram a aparecer nas revistas mais importantes da época e este foi o fator preponderante para que ela não parasse mais de crescer. Seu casamento com Boyle terminou cedo e ele morreu em seguida, mas Chanel estava apenas nascendo!

Após a morte de Boyle, Chanel que já era conhecida por seus chapéus, abriu uma loja que unia os adornos de cabeças, vestidos de senhoras, roupas para montaria e inventou as primeiras calças femininas que o mundo vira.

Nos anos 20 Chanel entrava em seu terceiro casamento, desta vez com um príncipe russo pobre; um monarca que fugira da família na antiga União Soviética e ostentava apenas o título Real, mas sem nenhum valor agregado. Foi com ele que Chanel começou a investir no mundo do desenho de moda exclusiva; criou vestidos com bordados de temas folclóricos russos e naquela época, arrojada ela contratou 20 bordadeiras para trabalhar em seu empreendimento. Neste mesmo período conheceu Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo, os primeiros astros admiradores.

Era o que faltava na vida da jovem Chanel; arrojada, audaciosa, valente e agora muito chique, viu suas roupas sendo usadas pelas grandes estrelas de Hollywood e o mundo inteiro copiando seus modelos e a convidando para algum cerimonial luxuoso; tudo que ela fazia era sinônimo de luxo e bom gosto e demonstrava o alto poder de compra de quem estivesse usando; para finalizar o processo astronômico, Chanel começou a produzir perfumes e estes não lhe decepcionaram também.

Em 1921 criou o famoso perfume Nº 5, que desfazendo os muitos mitos em torno do tema, o numeral foi escolhido aleatoriamente, apenas para registrar que aquele era o seu número de sorte, da mesma forma que sua segunda fragrância, o Nº 17.

Antes de morrer em Paris em 1971, Chanel ainda teria vivido altos e baixos na vida; se envolveu com um oficial alemão durante a 2ª Guerra e neste período, segundo relatos, chegou a passar dificuldades; seu equilíbrio emocional e financeiro somente lhe bateu novamente a porta após conhecer pessoas da Família Kennedy após a morte de Jonh.

As fragrâncias que levam a marca Chanel ainda são as mais disputadas do planeta e o Número 5, sendo especialistas, é o preferido de 3 em cada 10 mulheres ricas e finas. O Nº 5 além de ter sido o primeiro da Maison Chanel, foi o primeiro a ser produzido em larga escala com substâncias sintéticas de fixação na pela; Coco Chanel costumava dizer que seu perfume preferido “tinha cheiro de mulher” e que ele seria inigualável. A atriz Marilyn Monroe afirmou várias vezes que só dormia vestida com apenas algumas gotas de Nº 5 e depois disso, o que já era bom virou extraordinário!

Entre os perfumes mais desejados atualmente, quem conhece, afirma que Allure, Egoiste e Coco Dademoiselle estão no topo da lista dos VIPs e famosos e neste entendimento eu posso afirmar: o homem que usa uma vez o Egoiste Platinum vicia! Eu uso Egoiste como perfume a na versão pós barba e não posso deixar de tecer os mais altos elogios; a fragrância é inigualável e inimitável, a fixação é simplesmente ímpar e a impressão que deixa, somente aqueles que convivem comigo podem dizer!

Hoje Chanel é muito mais do que roupas e perfumes; há uma linha excepcional de outros cosméticos, assessórios de moda, relógios e jóias que movimenta milhões de dólares todos os anos; a sede da Chanel permanece em Paris, capital mundial do luxo!

Milhares de ricos e até outros que têm bom gosto que não possuem tanto poder assim gostam dos produtos ligados ao mundo da moda de alta costura; boa parte dos estilistas renomados, artistas, desportistas e os designers de jóias acabam lançando outros produtos e põem neles seus nomes ou suas marcas; isso ocorre com Carolina Herrera, Yves Saint Laurent, Loris Azzaro, Paloma Picasso, Gabriela Sabatini, Versace e tantos outros, mas ninguém até hoje ousou chegar perto da fama, história e glamour de Coco Chanel.

Pobre, polêmica, inteligente, audaciosa, oportunista, sortuda e batalhadora; uma fórmula que tenha estes ingredientes com certeza faria até mesmo a mais casca grossa dos seres humanos em uma estrela de grandeza máxima e luz própria; assim ocorreu e permanece a vida e pós- morte de Mademoiselle Chanel, a francesa que deixou a vida para entrar na história, a história do luxo e do bom gosto!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 18/12/2009
Código do texto: T1984940
Classificação de conteúdo: seguro