VOTE EM MIM

312 – ELEIÇÕES – Em ano de eleição é assim mesmo; tudo surge, tudo muda e muita coisa é escondida. 2010 é o ano que escolheremos nossos governadores, deputados estaduais e federais, uma parte dos senadores e o cargo mais importante de todos, o de Presidente da República.

Luis Inácio Lula da Silva, o ex metalúrgico que ocupou o Planalto por 8 anos, sai do palácio e entra definitivamente para a história do Brasil. Nunca antes na história deste país alguém tão despreparado, tão por fora dos fatos, tão conivente com crimes e tão inábil para a administração pública, foi tão amado, respeitado e desejado no Poder, pela maioria dos brasileiros.

Lula foi como o próprio Jesus Cristo, na sua campanha para ganhar fama. Jesus mobilizou a parte pobre dos arredores de Jerusalém e como um vírus, se proliferou de tal forma que até hoje, passados 2010 anos desde a sua morte, sua fama percorre o mundo e conquistou 1/3 de toda humanidade; Lula com o discurso de coitado, que veio do agreste de Pernambuco, passou fome e foi preso injustamente, tentou, tentou até que conseguiu chegar lá e assim como o Cristo, dificilmente alguém o esquecerá pelos próximos séculos.

Cristo é lembrado pelos milagres da multiplicação, Lula pela multiplicação da desordem; Jesus é lembrado pela paciência com os incrédulos, Lula será lembrado pela paciência com seus aliados mais covardes e com seus protegidos mais atrozes; Jesus Cristo será eternamente lembrado pela doação intemerata ao povo, Lula será lembrado pela doação de milhares e milhares de dólares aos déspotas nossos vizinhos de América Latina; Cristo conquistou primeiro os pobres e analfabetos, para depois, muito depois, conquistar alguns poucos ricos e educados; Lula sempre esteve no seio da pobreza e depois de ser Presidente, viu-se no seio da burguesia e até se tornou um deles.

Como se pode notar, Cristo e Lula só se diferenciam nas intenções íntimas e no ato final de suas vidas; a de Cristo se encerrou numa cruz e a de Lula, quando tiver um final (de coração eu torço por vida longa para Lula), será em alguma fazenda cercada de seguranças e prazeres que só o dinheiro em muito volume pode comprar. Cristo encerrou um ciclo curto de reinado, já Lula permanecerá por mais tempo assustando como fantasma quem sabe lê, escrever e pensar; pena que estes são minoria, infelizmente!

No meu ponto de vista Lula fez a molha daquela semente já erigida há anos e viu florejar uma árvore frondosa que pode nos gerar frutos perenes; Lula e sua equipe, com toda desordem administrativa, por obra do Divino, não chacinou aquela semente já assentada; esta façanha já dá ao Governo Lula os louros merecidos, afinal de contas, não basta criar, tem que se manter e parte dos bons projetos de muitos foram mantidos e aperfeiçoados; infelizmente, muitos foram suprimidos, sabe-se Deus se por vergonha, desonra ou vingança.

Mas Lula também criou, inventou e muita coisa não deu em nada, que o diga o FOME ZERO e o PAC; o PAC já está sendo chamado de Pagamento Antecipado aos Companheiros e o Fome Zero de Fome Lero-Lero; oito anos se passaram e o número de famintos só acelerou...

Lula plantou raízes fortes no Executivo, sua casa de mando; no Legislativo, comprando e pagando caro por uma grei de comprometidos (com o dinheiro) e no Judiciário, Lula só não interveio mais, porque os juízes são concursados, porque quem ele pode indicar para a Justiça o fez. Está certíssimo o Presidente; eu faria o mesmo; afinal de contas, não é toda hora que podemos dispor de habeas corpos preventivo no quintal de casa!

Mas eu não parei para escrever alguma análise do Governo Lula, muito menos quero expor a situação crítica, miserável e penosa em que se encontra mais da metade do povão, o mesmo povão que ama, idolatra e vota em Lula. Esta deve ser a milésima vez que utilizo esta mesma frase, do humorista Zé Lezin da Paraíba: “O povo brasileiro é como manequim de alfaiate; está com um baita ferro enfiado atrás, mas permanece na vitrine sorrindo.”

Este mesmo povo que mora nas ruas, que nunca teve uma casa, que não sabe sequer assinar o próprio nome, que têm os filhos sem saber ao menos o que é uma escola; o mesmo povo que morre de sede, fome ou na fila do INSS; que deve a prestação da estante, da TV de 14 polegadas e da mesa de vidro da cozinha, comprada em 24 prestações, é o mesmo povo que acha que o Brasil mudou e que Lula é o responsável por esta mudança; este mesmo povo sofrido e ignorante, analfabeto de pai, mãe e parteira é quem engrossa a fileira dos quase 80% que aprovam Lula como administrador público.

Assim é que fazemos uma democracia, mas democrático mesmo seria se todos pudessem ter o privilégio do pensamento concernente e respectivo sobre o tema “administrar”. Neste jardim de infância chamado Brasil, basta se oferecer um doce que quem o recebeu abre um sorriso; R$ 25,00 do programa Bolsa Família por mês foram determinante para que ele, o Presidente Lula se tornasse o maior homem do Brasil.

Neste ano de eleição o que não deixaremos de voltar a ver são as promessas de um Brasil melhor; a palavra “justiça social” é mais usada do que qualquer outra. O político profissional utiliza “justiça social” como forma de prometer um futuro melhor para o povo, não porque ele saiba o significado dela, mas porque ele sempre ouviu falar e de tanto ouvir, falar e repetir; agregou-se ao processo de mnemônica, além do mais, “justiça social” é genérica, pode ser interpretada por várias vertentes sem se comprometer com ninguém; ela pode inclusive ser compreendida como “eqüidade e igualdade”, seu real significado. Basta subir num palanque ou aparecer na televisão que lá vai ele dizendo: - Eu vou promover mais justiça social para este povo sofrido! Quem para pára escutá-lo, fica imaginando: - Nossa mãe! O Dotô vai trazer um bando de juiz pra nossa favela. Esta tal de justiça social deve ser isso, juiz pra todo mundo!

Em breve vamos ter que nos acostumar a ver por mais alguns meses o sujeito que anda de ambulância dando carona pra doente se dizendo candidato a deputado; aquele demagogo que anda esquecido, mas que é amigo do governador, se dizendo candidato ao Senado; o chefão cheio de dinheiro e prestígio, se candidatando a Governador, mas abriga vai ficar feia mesmo é no cenário da presidência.

Na espreita estão Aécio Neves, José Serra, Marina Silva, Dilma Rousseff, Ciro Gomes, Antony Garotinho e Heloisa Helena; de última hora, com certeza aparecerão àqueles loucos que se candidatam somente para conseguirem nas próximas eleições uma vaga na prefeitura de sua cidade.

Declaradamente ninguém se diz candidato, afinal de contas, as convenções dos partidos não aconteceram; Dilma é a protegida de Lula, que deixa Ciro Gomes numa situação desconfortável. Segundo é divulgado pela mídia, o Presidente da Câmara, Deputado Michel Temer, segue na linha da vice-presidência de Dilma como forma de manter o acordo PT – PMDB; outra linha de jornalismo afirma que o nome de Marina Silva seria o ideal para o PT como vice, mas ninguém do PT estragaria este momento importante indicando dois nomes femininos para a chapa majoritária, além do mais, Marina não é do PMDB, que acolheu nos braços o Presidente Lula, tanto na Câmara, quanto no senado. Também já se fala no nome do Ministro Hélio Costa do PMDB para compor a chapa de Dilma.

Na floresta dos tucanos o silêncio impera no meio da tribo; Serra não afirma nem desmente e Aécio, falastrão como sempre, já disse que não é candidato o que não se pode esperar que ele mantenha seu discurso de hoje para sempre; ele pode ser o candidato e dizer que aceitou para acatar os anseios do povo... Esta história nós já conhecemos de velhos carnavais!

Ciro Gomes é uma espécie de valete; está em todas com Lula e Dilma; o povão já até gostou dele, mas passados tanto tempo, não só o esqueceram como também há outro problema: Lula não confia nele; ou sai sozinho assumindo os riscos ou fica para apoiar Dilma; é um bom orador, mas não tem boa dicção!

Heloisa Helena está quietinho feito urso hibernando; não aparece tanto na TV e isso é pura conseqüência dela falar demais a respeito dos próprios jornalistas e das empresas que eles trabalham; a imprensa de ponta quase matou politicamente a professora das Alagoas.

Antony Garotinho, pelo visto só se elege para cargos em Campos, sua cidade curral; depois de desastrosas administrações no Rio de Janeiro, feita por ele pela esposa, comprou briga com Deus, com o Diabo, com o mundo e as alpercatas de São Raimundo e não deve servir para mais nada, salvo ao cargo de Cabo Eleitoral, porque até para sargento ele vai precisar de muita ajuda!

Marina Silva foi para o PV; todos diziam que ela brigou com Lula, mas a guerreira da floresta disse que Lula é amigo; disseram que ela poderia compor uma chapa com os Tucanos, ela não desmentiu, nem afirmou; traduzindo: por enquanto, Marina é a típica moradora do muro; o lado que lhe oferecer a melhor escada, elas desce, ou sobre...!

A dupla Batman e Robin do PSDB se comportam como amigos, mas deixam o povo imaginar que são inimigos; fazem o velho jogo de gato e rato há pelo menos dois anos; ambos são governadores de Estados importantes e populosos; ambos sonham com a Presidência, mas somente um deles possui o carisma da cúpula do partido, que é quem vai escolher o nome. Poderiam sair um como a cabeça e o outro como coração de uma chapa, mas a velha vaidade não os deixa pensar assim e neste caso, dizem as más línguas que o que não for escolhido sairá como candidato ao Senado (se for Aécio), Serra teria mais uma chance de 4 anos no Governo de São Paulo.

O que não tem o carisma do partido? Ah! Este eu prefiro não profetizar; em breve veremos qual!

Aqui nas Minas Gerais velhos e novos nomes chegam anunciando suas candidaturas; muitas promessas para as vagas do Senado, muitas especulações para a vaga de Governador e muita gente hipócrita, analfabeta e com inúmeros processos judiciais querendo ser deputado, mas nem tudo é um mar de lama; há nomes probos e de retidão no caráter; declaradamente eu voto em José Raimundo Delgado, ex-prefeito de Santa Luzia; um político não profissional e que possui passado claro e inegavelmente um excelente administrador; homens de biografias irretorquíveis como Zé Raimundo deveriam ser a maioria nas casas legislativas, por fim, teremos que escolher legisladores e não doadores de esmolas, por isso eu voto e peço voto para ele.

Ainda temos cerca de 10 meses para ouvir as ladainhas e os projetos; teremos 10 meses para mudar a história, fazer parte dela ou reiterar a burrice; em outubro teremos mais uma chance inigualável de mudar o curso da história e seja quem for eleito, se errarmos, teremos que engolir todo este dejeto provocado por nós próprios pelos próximos quatro anos!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 05/01/2010
Código do texto: T2013334
Classificação de conteúdo: seguro