BUTÃO - O Reino da Felicidade

Tenho refletido muito sobre a questão da felicidade. Sou uma pessoa muito feliz, satisfeita com minha vida e com as condições de minha existência.

Tive uma vida com conforto, mas nunca fui rica. Sempre trabalhei para pagar as contas básicas e nunca tive condições de financiar viagens internacionais ou, por exemplo, investir em pedras preciosas (o que aliás, tenho paixão!). Ainda assim, me considero uma pessoa extremamente feliz e realizada.

Isto posto, faço a pergunta: O que é a felicidade? O que realmente faz uma pessoa feliz?

Há algum tempo atrás vi uma matéria sobre o Butão, um país budista aos pés do Himalaia. No Butão, o governo não utiliza o PIB como meio de avaliar o desenvolvimento da nação, mas o FIB (Felicidade Interna Bruta). O grau de realização pessoal da população é que define o desenvolvimento satisfatório do país.

Através dos quatro pilares do FIB, economia, cultura, meio ambiente e boa governança, derivam-se 9 domínios de onde são extraídos indicadores para que a “Felicidade” de uma nação seja avaliada: 1) Bem estar psicológico, 2)Meio ambiente, 3) Saúde, 4) Educação, 5) Cultura, 6) Padrão de vida, 7) Uso do tempo, 8) Boa governança e 9) Vitalidade Comunitária.

Estou longe de ser uma menina rica do ponto de vista financeiro. Tenho que batalhar muito para poder colocar as contas mais triviais em dia. Mas acredito que possuo uma riqueza imensa em minha vida. Tenho felicidade em abundância no meu coração!

Não suporto bebida alcóolica, então posso ser encontrada sóbria 24 horas por dia, 365 dias ao ano. Gosto de estar sempre muito consciente para perceber as sutiliezas do ambiente. Tenho um entusiasmo quase infantil pela vida. O fato de ser escritora me desafia o tempo inteiro e tudo me inspira. Isto permite que eu mantenha a curiosidade diante das coisas mais simples.

Acredito que a felicidade é uma escolha.

Conheço pessoas que ganham excelentes salários ao final do mês, mas não são livres. Dinheiro realmente não é garantia de felicidade. Riqueza nem sempre é sinônimo de realização pessoal.

Ser feliz é olhar no espelho e gostar do que vê. A pessoa feliz transmite bom humor e contagia a todos os que estão à sua volta. A felicidade abre portas, cura doenças, constrói bases sólidas de contentamento.

Se você odeia o que faz, não suporta seu trabalho e não está satisfeito com o que vê ao redor, está na hora de pensar em realizar profundas mudanças! Não há desculpas para manter-se infeliz.

Falta fé, amor e vivacidade aos infelizes. Estas pessoas tornam-se sarcásticas, mal humoradas e acabam tornando-se um peso em seu grupo social. É feio ser infeliz!

Portanto, vamos estudar um pouquinho sobre este país que revelou-se ser o reino da felicidade e vamos aprender a sorrir mais com eles!

A falta de recurso, a pobreza e as limitações são contornáveis. Mas a cara feia e o baixo astral dos infelizes... Argh! Ninguém aguenta!!

Para saber mais: http://www.felicidadeinternabruta.org.br/