SIBUTRAMINA: ANJO OU DEMÔNIO...?

Bem, o nome não é lá dos mais bonitos: CLORIDRATO MONOHIDRATADO DE SIBUTRAMINA. Trata-se de um MEDICAMENTO largamente usado para EMAGRECER. Pode ser encontrado em DUAS versões: os GENÉRICOS e os de MARCA. E a sibutramina está presente nas duas versões, na MESMA proporção. O principal EFEITO da droga é causar uma sensação de SACIEDADE, pois atua de forma DIRETA no SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Por isso, ao ingeri-la durante algum tempo, a pessoa passa a se sentir SATISFEITA com uma quantidade bem MENOR de alimento. O objetivo, no caso, NÃO é a perda TOTAL do apetite e SIM um CONTROLE mais rigoroso no CONSUMO de CALORIAS, possibilitando assim uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Os ENDOCRINOLOGISTAS costumam indicá-la para pessoas que estão MUITO ACIMA do seu PESO ideal – que é baseado no resultado do índice de IMC (Índice de Massa Corporal, que é obtido através da divisão do peso do paciente pela sua altura em metros, ao quadrado). Então, APÓS obter o fatídico resultado desta operação matemática, o médico profere a terrível (e, na maioria dos casos, já esperada) sentença: “VOCÊ está sofrendo de OBESIDADE”. Oh, que doloroso momento! Que terrível constatação! Como sofrem os OBESOS – e principalmente as OBESAS –ao ouvirem essa palavra, assim arremessada no rosto como uma bofetada! Talvez a bofetada doesse menos! O próximo passo, então, são os EXAMES laboratoriais. E, junto com o resultado, a sentença final: “a GORDURA está afetando de modo significativo o seu organismo, a ponto de COMPROMETER sua SAÚDE". Apavorado diante do médico, ele ouve palavras atrozes, como “HIPERTENSÃO”, “DIABETES”, “COLESTEROL”, “TRIGLICERÍDEOS”,etc, etc. A essa altura, já em PÂNICO, a pessoa vê o doutor lançar-lhe um olhar TRANQUILIZADOR, dizendo: ”Calma, vamos fazer uma FÓRMULA especialmente para o SEU caso. E aí, quase inevitavelmente, o PRINCIPAL componente desta fórmula será a SIBUTRAMINA (já chamada carinhosamente de SIBU, para os íntimos...rsrs).
Inicialmente o tratamento é difícil. Embora NÃO cause nenhuma DEPENDÊNCIA FÍSICA OU PSÍQUICA a droga pode causar, ao se iniciar o tratamento, EFEITOS COLATERAIS bastante incômodos, tais como: náuseas, suor excessivo, boca seca, prisão de ventre, taquicardia e dor de cabeça. Alguns DESISTEM nessa fase. Outros, NÃO. E os que RESISTEM se dão conta que com o passar do tempo esses SINTOMAS em sua maioria DESAPARECEM. E FINALAMENTE a tão sonhada PERDA DE PESO começa a se tornar REALIDADE! Feliz da vida, ele (a) vê a cada dia as ROUPAS mais largas, o ROSTO mais fino, as PERNAS não incham mais, etc. Mas o TRATAMENTO é LONGO. É preciso PACIÊNCIA, RIGOR e muita PERSEVERANÇA. A FOME DIMINUI cada vez mais, e a GORDURA VAI EMBORA junto com ela. Realização. Felicidade. Sensação de vitória, de BEM-ESTAR! As pessoas começam a notar e a elogiar seu novo VISUAL. E o cloridrato de sibutramina passa a ser o seu principal aliado, seu herói, seu ÍDOLO! Não apenas SEU, mas de MILHÕES de pessoas no Brasil – já que o medicamento figura nas ESTATÍSTICAS como um dos emagrecedores MAIS VENDIDOS NO PAÍS.
MAS... como todo SONHO, bom ou ruim, tem o seu momento de ser interrompido, esse momento acaba de chegar para MILHARES de felizes consumidores da droga: CIENTISTAS e pesquisadores, após longos estudos, afirmam que ela AUMENTA consideravelmente os RISCOS de que o paciente sofra um DERRAME (AVC) ou um INFARTO. Na EUROPA acaba de ser PROIBIDA a VENDA da idolatrada “SIBU”. Uma terrível notícia! Uma ducha de água gelada na cabeça de quem estava felicíssimo com os RESULTADOS do tratamento! Segundo os especialistas da Europa, os RISCOS desse “POP-STAR DOS EMAGRECEDORES” superam, e muito, os seus BENEFÍCIOS ao organismo humano. E são unânimes em AFIRMAR taxativamente que os médicos NÃO poderão mais PRESCREVÊ-LOS, e farmacêuticos NÃO poderão mais tê-los em seus ESTOQUES. Pacientes usuários da amada SIBU estão sendo orientados a procurarem seus médicos a fim de tentar encontrar FORMAS ALTERNATIVAS de PERDER PESO.
E AGORA, gordos e semigordos, obesos e semiobesos do meu Brasil...? COMO sobreviver sem o nosso poderoso aliado? CALMA, minha gente! Muita calma nessa hora! Nada de cortar os pulsos, tentar se enforcar com a corrente do cachorro e muito menos se jogar de cima do viaduto! No Brasil, a ANVISA ainda estuda a POSSIBILIDADE DE PROIBIÇÃO. Ainda resta uma ESPERANÇA! Quem sabe o “ANJO-SIBUTRAMINA” não seja DEFINITIVAMENTE transformado no “DEMÔNIO-SIBUTRAMINA”? Está COMPROVADO que o remédio ACELERA, e muito, a PERDA DE PESO – e, consequentemente, AUXILIA justamente na REDUÇÃO dos riscos de problemas relacionados à obesidade, como os CARDIOVASCULARES, por exemplo! Ora... se a pessoa TEM um problema de SAÚDE, e devido a esse problema PRECISA perder peso RAPIDAMENTE – e uma das CARACTERÍSTICAS que consagraram a sibutramina é JUSTAMENTE a perda rápida de peso – MENOS RISCOS ela estará correndo de ter OUTRAS DOENÇAS como um INFARTO ou um AVC! Ou não...? Acho que até mesmo os LEIGOS em MEDICINA podem chegar a essa CONCLUSÃO... basta RACIOCINAR! Os MÉDICOS poderiam ser ORIENTADOS, por exemplo, a terem MAIS cuidado na AVALIAÇÃO das CONDIÇÕES GERAIS do paciente, ANTES de submetê-lo a um tratamento com a BENDITA (ou MALDITA?) sibutramina! Para toda REGRA invariavelmente há EXCEÇÕES! E é CLARO que existem PESSOAS para AS QUAIS o medicamento NÃO seria CONTRA-INDICADO! Segundo alguns médicos BRASILEIROS não há EVIDÊNCIAS que COMPROVEM RISCOS para ESTE grupo de pessoas – e agarram-se a essa TESE para DEFENDER a NÃO-PROIBIÇÃO.
Deixo aqui uma PERGUNTA: sabe-se que a OBESIDADE é considerada um dos MAIORES problemas de SAÚDE PÚBLICA dos dias ATUAIS. Baseado nesse FATO de ALTÍSSIMA importância, não seria JUSTIFICÁVEL que se lançasse mão de TODOS os RECURSOS DISPONÍVEIS da Medicina para COMBATÊ-LA? Ou LIMITES estariam sendo EXCEDIDOS para esse FIM? Sinceramente, não sei. As OPINIÕES se dividem, ou melhor, se multiplicam. Apoio e repúdio. Alívio e revolta. Tristeza e alegria. Há os que são totalmente A FAVOR da PROIBIÇÃO. E os que são totalmente CONTRA a drástica medida. Os que se encaixam no PRIMEIRO GRUPO preferem morrer sendo confundidos na rua com a BALEIA ORCA do que colocar UM comprimidinho sequer dessa porcaria na boca. Outros – obviamente os integrantes do SEGUNDO GRUPO – juram de pés juntos que preferem ter um PIRIPAQUE do CORAÇÃO a qualquer momento e caírem durinhos... mas, MAGRINHOS (AS)!
Ficarei aqui na TORCIDA para uma solução SATISFATÓRIA para TODOS. Acho que, se para toda REGRA há EXCEÇÕES, não há NADA nem NINGUÉM nesse mundo que seja de todo BOM ou de todo MAL. Por que ELA, a adorada “SIBU”, não poderia ser assim TAMBÉM?
De qualquer forma, VAMOS tentar intensificar a MALHAÇÃO e a CAMINHADA! Vamos comer bastante ALFACE e caprichar na ERGOMÉTRICA! Vamos tentar ABANDONAR o ELEVADOR! Vamos manter a CALMA e tentar ver o LADO BOM da coisa (se é que existe lado bom)! Quem sabe essa proibição sirva como ESTÍMULO para uma MUDANÇA de hábitos, para a prática de ATIVIDADES FÍSICAS, para uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR? Mesmo vivendo na incessante BUSCA pelo CORPO IDEAL, todos nós SABEMOS que por MELHOR que seja o medicamento emagrecedor, NENHUM deles é 100% EFETIVO no combate ao sobrepeso sem o AUXÍLIO paralelo de EXERCÍCIOS e uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL! Conscientizemo-nos de que corpo ideal NÃO existe, e sim o TRATAMENTO IDEAL! Um tratamento que preserve, ACIMA DE TUDO, a sua SAÚDE.
Tenho CERTEZA de que, como todo assunto que gera grandes polêmicas, MUITO ainda há que ser discutido sobre a “SIBU”. Analisado. Ponderado. Visto. Revisto. E acho também que – INDEPENDENTE da proibição ou não – CADA UM precisa ter a responsabilidade e a capacidade de PERCEBER se o remédio está lhe fazendo BEM ou MAL. O infarto às vezes é fulminante, concordo, mas os problemas circulatórios NÃO! Preste ATENÇÃO aos SINAIS emitidos pelo seu CORPO e veja se não está NA HORA de parar! Se o seu ORGANISMO não está PEDINDO pra PARAR! Há tempo, ANTES que a situação se AGRAVE e NÃO seja mais possível se REVERTER! VOCÊ se conhece. VOCÊ conhece o SEU corpo, SABE o que VOCÊ sente. Questão de LÓGICA. Questão de BOM SENSO... e de AMOR à própria VIDA!