FORMIGA-CORREIÇÃO

Formiga – Correição (Taoca...)

O sol mal suspirava, mal afinava seus raios de purpurinas. A rala cerração parecia fazê-lo indolente enquanto a várzea respirava devastação. A expedição avançava...

Pobre rato do banhado, envolto a uma nuvem parda e fervorosa , tenta, tenta e safa-se por fim, embora meio carcomido.

Uma pequena cobra esguia, lança-se chicoteando o ar, uma, duas, três vezes e por fim sucumbe na malha que anda.

Lá, uma borboleta branca (talvez de medo) tonta, voa pra longe.

Sapos, grilos, gafanhotos...são levados de roldão ao ruído frenético que parece água corrente. Nada escapa, ou quase nada. Aves caçadoras, seguem-na...esperando as xepas.

Atravessam o celeiro vazio de Jaruí, que paciente a tudo assiste. Depois ganham o outro lado do mato pelo terreiro varrido.

São elas, e vieram nesse outono. E como sempre, numa coluna cerrada e encolerizada, avançando e predando tudo a sua frente. Depois desapareceram subitamente como surgiram.

- De onde vieram? – Não se sabe!

- Pra onde foram? – Menos ainda!

Só o que se sabe, é que vieram e se foram enquanto o sol ainda mal suspirava.

(prosa poética)

Um adendo =

Formiga-correição, tauoca, tanoca, taoca, sacassaia, saca-saia, murupeteca ou guaju-guaju é a designação comum a cerca de 200 espécies de formigas carnívoras, notórias por organizarem expedições periódicas de milhares de indivíduos. Não constroem colônias e têm um modo de vida em constante movimento.

José Alberto Lopes®

SBC-SP. 21/01/2010