COLHEITA FELIZ, A FEBRE DO MOMENTO: DIVERSÃO INOCENTE OU MAU EXEMPLO?

Em seu pouco tempo de existência, o Colheita Feliz já se tornou um verdadeiro fenômeno, uma febre na história dos aplicativos para Orkut. Com ele você interage com seus amigos e pode até ajudá-los, tirando umas praguinhas de suas plantações – se forem muito amigos. Ou, ao contrário, roubar tudo que puder da fazenda deles, e até mesmo semear pragas e pestes sobre elas – caso eles não sejam tão seus amigos assim... rsrs. E você ainda ganha pontos quando consegue semear uma praga ou roubar algo (que coisa feia)!

A ambição geral dos jogadores são as MOEDAS VERDES, que é o dinheiro do jogo Colheita Feliz – que são obtidas através de créditos online, que são pagos com dinheiro real. Em minha opinião elas são para os mais afoitos, que não querem esperar o dinheiro de mentira do jogo (o dinheiro amarelo) juntar para comprar suas coisas.

Uma outra maneira de conseguir as ambicionadas verdinhas é convidando seus amigos para o jogo. Cinco amigos, cinco moedas verdes. E só.

Quem possui muitas moedas verdes se torna um VIP.

Já existem vários sites com tutoriais, dicas, truques e manhas para um melhor desempenho da Colheita. A paixão pelo "inocente" joguinho se tornou tamanha que causou imensa revolta aos usuários quando ele entrou em manutenção, adicionando um novo servidor!! A empresa responsável pelo jogo, a Mentez, *(o aplicativo Colheita Maldita, opssss... Feliz é terceirizado, não faz parte do grupo Google. Ele aluga o espaço do site para explorar o jogo) foi acusada de irresponsável, entre outros elogios mais impróprios, pq não avisaram antes, como fazem os outros sites confiáveis e que têm respeito pelos seus usuários! – foram as reclamações mais freqüentes. E o pior foi o que se sucedeu após esse malfadado processo! Como não sabiam de nada, os que haviam plantado vegetais e outras coisas “caras” como kiwis, cenouras e morangos perderam tudo e viram, mortificados, no dia seguinte, tudo transformado em nabos e outras insignificâncias! Onde já se viu tamanho descaso? – bradavam, inconformados. Mas a coisa não parou por aí. Apavorados, eles viram suas vacas, galinhas e ovelhas quase morrendo de fome! Oh, dó! E o faturamento? Ah... esse, em muitos casos, foi zerado! Perda total, prejuízo, falência, ou quase isso! Fazendas super-decoradas ficaram praticamente nuas! E os que haviam gasto uma fortuna com a “mudança de cenário” da sua fazenda? Affff... uma catástrofe! Era o caso de se decretar uma calamidade pública... ou Orkútica! Chamaram, revoltadíssimos, o aplicativo de Terra Sem Lei! Ninguém se conformava com o desaparecimento dos itens! Reinvindicavam seu dinheiro de volta, pois haviam perdido tudo!

Mas, mesmo assim, os intrépidos fazendeiros do Orkut vão sobrevivendo, entre bugs e mais bugs, transtornos virtuais e prejuízos reais - já que as tais valiosíssimas Moedas Verdes só podem ser adquiridas com dinheiro de verdade. E o felizardo que obtém as moedas verdes pode adquirir itens exclusivos. Algo bastante dispendioso, desgastante, frustrante e nada relaxante esse joguinho, convenhamos! Comprar moedas verdes com seu dinheirinho suado, e depois ver tudo deletado da noite para o dia? Ora, qual é a graça? E o Orkut declara veementemente que não tem nada a ver com isso! Já tem gente querendo mandar a tal Mentez (MENTEZ... sugere algo, não?? Pensem bem...

Bem, o fato é que já tem gente querendo mandar a tal Mentez enfiar os nabos no... bem, vamos manter o palavreado da crônica num level, quero dizer, num nível ao menos... médio... rsrs!

Mas, mesmo indignados, algo inexplicável (seria “ambição virtual”, por exemplo?) impele os dignos e emergentes (ou decadentes) "agricultores" a continuar! É praticamente uma questão de vida ou morte para os mais aficcionados!

Tenho uma amiga que vive com um caderninho debaixo do braço anotando quantas horinhas faltam para madurar tal legume ou tal fruta, para que a galinha de tal amigo bote um ovo ou para que a vaca de outro amigo dê leite, só pra que ela possa ir lá e roubar! É sério!! Enquanto faz o almoço, lava roupa e arruma a casa ela não descuida do jogo por nada! Depois é só ir lá com a mãozinha, colher o que quiser roubar. Roubar, então, se tornou a febre, a epidemia que contaminou a todos! Nas comunidades sobre o jogo, nos blogs, nos sites, nos bate-papos entre amigos e até mesmo nos chats só se vê perguntas do tipo: "Estou angustiada, não consigo roubar nada das fazendas dos meus amigos!!” Ou ainda: “Por favor, me ensinem a roubar”!!! Outra pérola: “Quero aprender a roubar produtos das fazendas, quem me ensina??” E outras bizarrices mais – todos na ânsia de roubar, roubar e roubar! Seria efeito do mau exemplo lá de Brasília...? Vai-se saber!!

Mas, a verdade é que o aplicativo se tornou, sem dúvida, a grande sensação do Orkut! A meu ver é algo bastante estranho e nenhum exemplo a ser seguido – já que o roubo é a graça do jogo. Mas, atenção: descobri, em minha extensa pesquisa sobre o assunto, que:

*O jogador passa por 3 fases. Na primeira ele ainda não sabe jogar, por isso joga pouco.

*Na segunda ele fica viciado e não consegue mais parar de jogar, sacrificando até mesmo suas sagradas horas de descanso e sono para esse fim.

*Na terceira fase ele já enjoou do jogo, e por isso não joga mais – abandonando à própria sorte sua preciosa fazenda.

Há também o curioso caso dos filhos que imploram a senha do Orkut da mãe, do pai ou do irmão, que não gostam do Colheita Maldita... afffff... Feliz, para assim instalarem o aplicativo e jogarem como se fossem eles. Com isso eles se tornam proprietários de 2, 3 ou mais fazendas, de acordo com o número de permissões concedidas. Isso é o cúmulo do vício, já que o indivíduo em questão não consegue mais se satisfazer apenas com a sua própria Colheita e quer, precisa desesperadamente de mais!

Muito ainda teria que ser falado aqui sobre o Colheita Feliz. Mas prefiro não tecer mais comentários, sob pena de ser acusada de estraga-prazeres. Acho até que já fui longe demais, e posso até sofrer retaliações por isso. Até porque acabei de me lembrar que EU TAMBÉM jogo Colheita Feliz!! Rsrs... quem sabe um bando de SEM COLHEITA invada minhas plantações ao ler isso...?? Prefiro ficar por aqui. Mas voltarei logo, não se desesperem! E com uma surpresa: estou elaborando UM TESTE COM 20 INDISCRETAS E INTRIGANTES PERGUNTAS PARA QUE VC DESCUBRA SE É OU NÃO É VICIADO NESTE SINGELO PASSATEMPO DE PLANTAR, COLHER... E ROUBAR!!

*AGUARDEM (E NÃO ME ROUBEM ESSA IDÉIA, POR FAVOR!!)

<

<

ABRAÇOS E ATÉ BREVE, MEUS NOBRES, DEDICADOS, HONESTOS (?) E VICIADOS (?) AGRICULTORES!!