QUE FRIO NA KARELIA



                    Que frio na Karélia mesmo.  Não foi um erro de digitação . Nem tampouco um trocadAlho do carIlho... ups.... da Karélia. Existe e não é só uma!!! São três: Branca, do Norte, e do Sul. Outra coisa importante; não pertencem somente a um, mas a dois países. Russos e Finlandeses as dividem numa perfeita suruba russo-nórdica. 
             Logo abaixo você vai entender a que karélia estou me referindo. Pois bem, Karélia é uma parte do mundo entre Finlandia e Russia bonita prá Karélia. (Que vontade de falar o nome do irmão dela!!!).

             Desde 1970 não nevava tanto na Finlandia e principalmente em Helsinki, a  capital. Semana passada em muitas partes da Finlandia o frio chegou a quase 40 graus negativos. É frio para Karélia mesmo. Desde que cheguei da casa da Karelia (belíssimo restaurante de comida não só finlandesa....graças a Deus!!!!) não pára de nevar. Não é muita neve ao mesmo tempo, são só flocos finos,  mas não há descanso. Parecem as chuvas paulistanas de fim de tarde, não falham nem dão trégua.

            Andar é um exercicio perigoso e engraçado prá ...... Todo mundo escorrega, mas mantém a linha. Ninguém ri, ninguém diz nada, ninguém tá nem aí prá ninguém. A frieza finlandesa é mais que natural: é genética.  São de uma educação do caral....Karélia.... dá até raiva.

               Outra coisa engraçada é ver caminhão caçamba carregando neve. Isso mesmo,  carregando neve para um lixão. Finlandês joga neve no lixo. Vai ser anti-ecológico assim na Finlandia. Como diria uma avó nascida perto da Karélia:

            "Com tanta gente passando calor no mundo e eles jogam  gelo no lixo. Como pode?

       Acontece que em Helsinki, principalmente no centro, não há mais onde empilhar  a neve, que por sinal em muitos lugares são verdadeiras montanhas de gelo. Daí a parceria trator e caminhão funcionam bem para Karélia. É  comum ver caminhões e mais caminhões transportando neve prá  la da casa do irmão dela!!!

          E ainda dizem que o planeta está aquecendo prá K-7. Tudo mentira, ou se não perguntem para quem vive lá numa casa da Karélia.

         Também concordo com você, que esse assunto está ficando frio e chato para Karélia, portanto vamos parando por aqui antes  que me mandem para o ..................


        Fotos de um Frio Finlandes Fudi...prá Ca...rélia!!!!






Mais Fotos em:http://www.jmdelgado.com/albuns.php