A SERRA DO JAPY na Berlinda

A Serra do Japy , no Estado de São Paulo, é um dos lugares que ainda, detém a mata atlântica bastante preservada no interior brasileiro. A mata atlântica é um bem natural, um patrimônio brasileiro e do planeta que surgiu há milhares de anos e aos poucos, está se tornando um oásis dentro de uma especulação imobiliária constante, principalmente perto das áreas urbanas.

No caso da Serra do Japy, que está dentro de diversos municípios, fica à mercê de políticas específicas a cada um deles. No entanto, a Serra do Japy como outros lugares que ainda estão parcialmente preservados, não é um problema local, do município que o administra, pois os dirigentes variam a cada quatro anos. A Serra do Japy é um patrimônio da humanidade, principalmente no momento em que há uma consciência mundial do planeta como um todo, quando a natureza responde de forma violenta às constantes agressões feitas pelo ser humano à Terra, um ser vivo .

A discussão em torno da Serra do Japy, criação ou não de um Parque de Reserva Biológica Estadual é muito salutar e oportuno. Devemos rever as ações já feitas, e as que ainda podem ser revistas para que o maior bem da natureza seja preservado: a vida vegetal ,a fauna silvestre e a vida mineral. Antes da preocupação imobiliária que visa a economia financeira, devemos pensar que a nossa Terra, o nosso planeta não foi criado somente para a espécie humana, e não podemos ser tão egocêntricos e olharmos somente para o próprio umbigo.

A natureza levou milhares de anos para se formar e agora, em pouco tempo, o ser humano, o único que pode determinar se preserva ou destrói, se acha no direito de determinar a vida ou a morte da vida vegetal, mineral ou animal.

Não sei se a criação de um Parque de Reserva Biológica Estadual da Serra do Japy ou irá resolver o problema, porém o que precisa é haver uma consciência maior, acima da própria preservação restrita à espécie humana, mas a da vida natural como um todo. Afinal, o ser humano não conseguiria sobreviver sem as outras espécies. No entanto, as demais espécies sobreviveriam sem a humana. Reduzimos tudo a um valor visando o nosso ponto de vista.

Ainda está em tempo em preservar o que sobrou, para que as próximas gerações não conheçam a Serra do Japy somente através de fotografias, de vídeos ou documentos artificiais. E sejam impedidos em sentir de perto, o benefício da vegetação silvestre, da vida animal e mineral em sua verdadeira realidade.

A nós,ainda cabe a opção, e que não sejamos responsáveis e carrascos da Serra do Japy. Preservar a Serra como um santuário de uma forma institucional e legal numa tentativa de prolongar sua vida silvestre o mais tempo possível.

O tombamento pelo CONDEPHAAT da Serra do Japy foi importante por alguns anos, no entanto, mostra-se cheio de possíveis contornos e a Serra de vinte anos atrás, já não se encontra como era.

O Parque Estadual Preservação é um opção? Reserva Biológica? Digam os senhores , mas assumam os riscos. |O meio ambiente é responsabilidade de todos.

Jundiaí,14/03/2010