Cesariana e o Imperador

        Meus filhos desembarcaram neste angustiado planeta com a ajuda de bem sucedidas cesarianas,
        Foram retirados da "cavidade uterina", com absoluto sucesso, pelas mãos de uma competente médica que, recentemente, festejou seus 80 anos, saudável e muito lúdica.
        Como minha mãe, uma heroína, parira 12 vezes sem nunca por os pés numa maternidade, rasgar o bucho de minha mulher para tirar de lá um filho, me deixava apreensivo e desconfiado.
        Mas, como disse, deu tudo certo!

        Conversando com minha neta, a divina Catarina, e por ela a respeito questionado, procurei contar-lhe como seu pai havia nascido.
        Sua idade - cinco anos, apenas - obrigou-me a lhe oferecer uma explicação aliviada do que, afinal, seria nascer com a ajuda de uma cesariana.
        Expliquei sem entrar em maiores detalhes e nem podia. Não sou médico.
        Meus conhecimentos sobre a "arte da cura" limitam-se, deixem eu dizer, ao que aprendi nas aulas de Medicina Legal recebidas na Universidade Federal da Bahia, concluindo meu curso de Direito.
        Por força da profissão, precisava saber ler e interpretar, por exemplo, um laudo de exame cadavérico; ou, se fosse o caso, entender o que diziam os peritos nos crimes de sedução, que se configuravam com o rompimento do, à época, intocável e sacrossanto hímen de uma uma mulher que tinha que ser virgem.
        Intocável e sacrossanto porque, naquele tempo, cultivava-se ardorosamente a himenolatria.  Em que pese gente mais avançada bradar, e com inteira razão, que a honra da mulher não estava entre suas pernas.
        No entanto, vi muitos cidadãos - comprovadamente seduzidos e nunca sedutores - suportarem uma condenação pela prática desse delito.
        Os novos tempos chegaram e riscaram esse tipo de crime do nosso vetusto Código Penal.
        Só para ilustrar, transcrevo, ipsis litteris, o que rezava aquela norma punitiva: "Seduzir mulher virgem, menor de dezoito e maior de quatorze, e ter com ela conjunção carnal, aproveitando-se de sua inexperiência e justificável confiança."
        Observem os detalhes: "menor de dezoito e maior de quatorze"; e "aproveitando-se de sua inexperiência e justificável confiança."
        Os jovens e as jovens de hoje deverão dar boas risadas se alguém lhes disser que seduzir mulher virgem e com ela praticar uma transa fatal, rompendo-lhe a membrana himenal, já foi crime previsto em lei, com pena de reclusão de dois a quatro anos.
        Permitam-me um registro nostálgico: para lhes dizer tudo isso, caros leitores, fui buscar, nas minhas estantes mais distantes, o meu Código Penal, já bastante amarelado, que adquiri no dia 6 de março de 1957, mal havia ingressado na Faculdade.

         Depois deste blá-blá-blá perfeitamente dispensável, que até chamaria de um inútil nariz de cera, volto ao papo que travei com minha neta.
       Tive também vontade de lhe contar algo sobre a discutida origem da palavra cesariana, que remonta ao ano 100 a.C., ano do nascimento de Júlio César, o primeiro dos doze césares do poderoso Imperio Romano.
        Dizer-lhe que ainda é uma assunto polêmico, mas interessante e apaixonante, como tudo que vem da antiga Roma.
        Dizer-lhe que não acredite na versão de que a operação cesariana é assim chamada porque Júlio César, para nascer, teve que ser retirado da "cavidade uterina"  de sua mãe, acontecendo a primeira cesárea da História.
        Segundo a literatura, isso não é verdade. Acrescentando os historiadores que Aurélia, mãe de César, "não morreu em trabalho de parto" e que viveu muitos anos, após o nascimento do futuro imperador.
       Finalmente, que a palavra cesariana é derivada "do verbo latino caedo, caedici, caeso, caedere, que significa cortar, incisar".
       Em tempo, diz o velho Larousse que cesariana é a  "Extração do recém-nascido por via abdominal após a abertura da cavidade uteriana."
       Espero ter vida para contar-lhe tudo isso e mais alguma coisa, completando as informações que lhe dei quando ela, curiosa, quis saber como nascera seu pai.
        De uma coisa eu tenho certeza: menina do terceiro milênio, ela refutaria, de imediato, aquela historinha da cegonha, em que tanto eu acreditei quando tinha a sua idade. Mas isso foi na década de 1930; no século passado.
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 29/03/2010
Reeditado em 31/03/2010
Código do texto: T2166057