Após alguns comentários no último texto, venho esclarecer certos fatos e idéias, que talvez não ficaram claras, afinal chegaram a afirmar que eu seria adepto de Hitler ou Mussolini. Meu amigo Nilson talvez tenha sido o único que leu por trás do texto e entendeu minha indignação.

            Quando disse que não tinha dó da tragédia, o fiz como  um sentimento de revolta. Culpar a presidenta do Chile pelo terremoto ou da Indonésia pelo tsunami seria de uma insanidade sem medidas. No caso do Rio de Janeiro e principalmente Niteroi, foi a conjugação do desleixo do prefeito (já no quarto mandato) que sabia que o morro do Bumba era uma bomba relógio com a atitude sempre cordial de nosso povo. Somos um povo que nunca lutou por absolutamente nada. Somos talvez o único país do mundo que conseguiu a independência sem ter dado um único tiro. Não que eu ache que toda a independência deva ser através da violência, porém não aprendemos ainda a lutar por nossos direitos.

            Óbvio que ver corpos sendo retirados dos escombros,  enlameados como se fossem nacos de carne sem identidade entristece ao mais duro coração, porém quando eu  afirmei que não tinha dó dessa situação lamentável, era porque vendo as imagens na TV ficava claro o despreparo dos que ali estavam tentando ajudar. Uma desorganização total. A maioria sem luvas ou roupa adequada, ferramentas e máquinas sendo comandadas sem o menor critério. Porque os cariocas conseguem fazer um desfile de carnaval monumental mas são tão ineficazes em se governar? Claro que esse problema é nacional, porém o Rio de Janeiro já foi capital do Brasil por séculos  e teria que ter uma mentalidade mais avançada, mais civilizada. Por mais que pareça o contrário, o Rio de Janeiro, ou melhor o carioca,  tem uma mentalidade provinciana, talvez deturpada por tantos anos sendo a capital do país. Esse lado malandro do carioca mostra a infantilidade ética deles.  A vinda de D.João VI e sua curriola para o Rio de Janeiro talvez tenha sido o pior fato histórico desse estado, pois trouxe com ele um bando de gente que não sabia fazer absolutamente nada a não ser viver às custas das migalhas do rei.

              Portanto, fique claro que não tenho dó da situação atual ( das vítimas claro que me compadeço), porque ela é de responsabilidade dos desgovernos e PRINCIPALMENTE DO POVO, que eleje Garotinhos para tomar conta de assuntos de adultos. Não tenho dó, porque isso vai continuar acontecendo e o povo carioca será totalmente responsável por futuras desgraças desse tipo.

            Mudaria de opinião se dentro de alguns dias, visse pela TV uma multidão maior que a que vai ao sambódromo, pedindo as cabeças dos responsáveis por essa tragédia anunciada. Porém como conheço o povo que lá vive, a tragédia do morro do Bumba será só mais um capítulo de como governar um povo cordeiro e provinciano.