Hermann Hesse
"Pode o homem a tudo imitar, pode falsificar tudo no mundo, menos o amor. O amor não se rouba, o amor não se imita. Fonte de arte habita ele apenas no coração que sabe entregar-se por completo".


O Amor...

Ah! O amor... Sentimento méleo, puro, singelo... Amor que Deus distribuiu em semente nos corações dos Homens em que, em alguns corações floriram e em outros corações secaram...
Amor dos casais, o encontro de almas que é tão raro de se encontrar, raro de acontecer. Amar é ter a mesma sintonia é saber que coração e os olhos são os mensageiros.

Amor que tem a nobreza do espírito, gentil como a natureza, leal como um cão, feliz e inocente como uma criança, lindo como oceano. Amor que tem os aromas perfumados das flores, livre como um pássaro e eterno mesmo após a morte.

Amor amigo e companheiro, amor em que todos os óbices são pequenos e superáveis. No amor verdadeiro há amizade, diálogo, trocas de gentilezas e, compreensão. Não há nada factício, não há preconceitos de raça, cor, idade, religião. Quando se é verdadeiro é puro.

O amor é leal, sincero, não arde em ciúmes, não há insegurança em nenhuma da partes, porque confia. O amor não pode ser edificado no ciúme, no egoísmo, na mentira. Tem que haver trocas em que cada um ceda um pouco, onde um ajuda o outro no seu crescimento interior.

Não adianta querer ser amado se não souber amar. Quem não evolui e não se deixa evoluir não cresce, não impede o outro de crescer interiormente, deixa o amor aprofundar e criar raízes. O amor tem que ser simples e ao mesmo tempo rico de virtudes é imprescindível que seja saudável. Quando nos momentos difíceis ou tristonhos, que o outro esteja por perto confortando com palavras de entusiasmo e esperança.

Que não haja disputa de posses e poder, quem ama realmente, é livre e deixa o outro ser também, a vulgaridade no amor verdadeiro não existe. Quem ama aceita o outro como é, e quem é amado muda seus hábitos sem que a outra peça. O amor verdadeiro não conhece a distância, pois mesmo estando distante a comunicação é etérea, está sempre presente nada os separa. Se na hora de altercar, que não tenha orgulho ou vergonha de ser o primeiro a pedir perdão mesmo estando certo.

Que amor seja feito de sonhos e realidades, que caminhe entre as nuvens e o chão, que haja a luta de ambos por uma estabilidade, pela harmonia, pela paz. Que o sexo seja uma benção do firmamento onde as duas almas possam se encontrar para as trocas de energias, que seja um dá e um receber constante.

Amar, encontrar alguém quem o ame dessa forma, pode ser difícil. Alguns podem até pensar ser impossível, que tudo é um sonho, que é uma utopia; que é muito bonito e que a realidade é outra, que ninguém consegue amar e ser amado assim, mas tenho certeza que esse sonho de amor pode ser real quando acreditamos.
 
Deixar de acreditar é o mesmo que matar as esperanças dentro si, pois em algum lugar não importa onde, esse mesmo amor estará sempre a nossa espera. Ter amor há dar, querer ser amado, nos ajuda a viver nos traz força, nos tornamos criativos mesmo com a falta desse amor que ainda não chegou.


06/09/2004