Paixão... Que Sentimento É Este?

 

Às vezes nos apaixonamos perdidamente por alguém confundindo esse sentimento com amor mesmo sabendo que ele é totalmente diferente. É muito bom estar apaixonado. Como diz o grande poeta Vinícius de Morais no refrão de sua música: “Quem nunca curtiu uma paixão, esse não vai ter perdão”.

Paixão... Que sentimento é este? Tão forte que pega a todos de surpresa, sentimento excitante, e ao mesmo tempo amargo, possessivo, cheio de egoísmo, de cobranças, que muitos sufocam e são sufocados. Paixões doentias que são levadas ás vezes para a morte. A paixão que não traz seguranças interiores e confiança não tem como amadurecer, que não tem confiança em si próprio, jamais confiará no outro, não tem como se transformar em amor.

Quando não há diálogo e nem compreensão, a relação se torna amarga e insuportável e isso significa que é impossível qualquer crescimento interior e uma evolução espiritual de ambas as partes. Na paixão o sexo é delirantes, vibrantes, quentes. A emoção em cada encontro é uma alegria e todos os encontros são como se fosse o primeiro, vive num constantemente sonhado.

 

Alguns conseguem firmar uma união baseada apenas na paixão,mas geralmente não são duráveis .
A paixão cega e sonhadora consegue fazer com que alguns percam o tino e caiam no ridículo, às vezes se tornam chacotas do próprio parceiro. A pessoa que está cega pela paixão não vê defeitos no outro, nem aceita tão pouco a pessoa como ela é, cada um sempre quer moldar outro a sua forma e, muitas vezes se surpreende fazendo coisas que jamais sonharia fazer um dia.

Tem medo de perder a pessoa que gosta apesar de saber que ninguém é eterno, e que também ninguém é de ninguém, que não há propriedade nem proprietários.  Pode até não admitir,mas o apaixonado vê mais externamente do que interiormente o ser que gosta. Inconscientemente sabe que esse sentimento pode durar às vezes horas, dias, meses, alguns anos,mas a verdade é, que a paixão é delusor, deixam feridas que às vezes são difíceis de serem cicatrizadas,transformam alguns em masoquistas outros em sádicos. E eu pergunto: O que se ganha?
 
A paixão tem vários lados negativos, mas também tem o seu lado positivo, pois quando tudo se acaba, amadurecemos, crescemos interiormente e aprendemos a nos precaver de sofrimentos desgastantes. A paixão que é realmente boa, a que se é curtida é aquela que não nos faz sofrer, que não nos faz desgastar, aquela que é consciente e que sabe ela não perdura e que com ela podemos ganhar muitas experiências. Lembre-se que as paixões são como os ventos que são necessários apenas para dar movimento à vida mesmo quando essas causem temporais.


06/09/2004