Psiquiatra e Loucura


Há muitas e muitas pessoas que quando sabem que alguém vai a um psiquiatra, está maluco. Isso é uma completa ignorância da causa.
Durante muitos anos, sofri de enxaquecas terríveis. Ficava verdadeiramente doente. Era um terror e ela avisava que ia atacar. Eu mudava o humor, a nuca ficava quente, e lá vinha ela com força total. Para o trabalho isso era horrivel, pois minhas cristes eram com uma certa frquência e eu tinha que ficar em casa. O sofrimento e suas consequências eram fortes e muito desagradáveis. Trancava-me num quarto bem escurecido por cortinas escuras, faziam silêncio total, mesmo assim minha cabeça parecia ter dobrado de tamanho e a dor era insuportável.
Uma amiga indicou-me um psiquiatra conhecido dela e muito capacitado em sua professão. Fui lá, a primeira consulta foi longa, praticamente tive que contar minha vida desde que eu me lembrasse de tudo. No final ele me receitou 3 medicamentos que passei a tomar regularmente e as dores foram se espaçando um pouco. Mas antes disso eu quase enlouqueci o pobre médico pois nenhum remedio aliviava minhas crises. Até que ele acertou com 3 que eu tomava junto toda noite e fui melhorando. As crises diminuiram e quando vinham já não era aquele tormento.
Hoje estou curada, quando tenho dores de cabeça, raramente, são comuns. Infelizmente meu filho herdou isso de mim, tadinho.
Nunca me considerei uma doida por frequentar um psiquiatra, pelo contrário, fiquei feliz de ter ido, pois me curei.
Hoje em dia, após um longo tempo ainda vejo pessoas com problemas existenciais que vivem doentes, mas se recusam a consultar um psiquiatra para não serem malucas. Pessoas cultas, com conhecimento acima da média, mas trazem esse ranso de que psiquiatra trata de maluco. Vejo que falam mais baixo, quando se toca no assunto. O preconceito mata essas pessoas,, mas elas não são loucas para consultar "um médico de doido".  Falo, converso, explico, mas elas não ligam. Eu já fui ou ainda sou uma maluquinha, por isso aceito o tratmento com prazer. Mas que nada. nem vou mais lá. Estou curada, Acabou.
Essas pessoas preconceituosas sofrem pelo desconhecimento de causa. Acho incrivel que alguém prefira sofrer a ir consultar um médico , com receio de ser chamada de doida.
Fico imaginando se houvesse essa reação com relação a um dentista. Acredito que muito aqui já tiveram uma grande dor de dente, daquelas que não desejo a um inimigo. A pessoa não pediria socorro a um desntista por medo de ficar marcada com algum adjetivo pejorativo. Preferia sofrer a ser chamada de qualquer coisa.
A vida é muito complicada, é dificil lidar com as pessoas, são seres educados de modoo diferente, com hábitos diferentes e é preciso um grande esforço e compreensão para conviver harmoniosamente. Para isso é preciso que se tenha um equilíbrio emocional para saber respeitar essas diferenças. Não havendo esse controle, a luta do dia a dia torna-se um pesadelo.
Vejo pessoas que choram por qualquer contrariedade, são terrivelmente infelizes mas são superiores a psiquiatras. Poderiam ser socorridas em alguns poucos anos, mas não...ficar anos em psicanálise? Fogem que só vendo!!! Esse tempo que passariam no médico, uma vez na semana, é o mesmo que levarão em total descontrole, achando que o mundo está contra eles. Não percebem seus proprios erros e vivem na dor física e emocional.
O psicólogo trata dos sofrimentos da alma sem medicação, o psiquiatra trata com um bom desabafo e com remedios. Fico com muita pena que quem ainda hoje tem esse pensamento bobo de ser louca (o).  Quando poderiam tratar-se e viver com calma, enfrentar os problemas da vida com uma certa segurança, não desmoronar por coisas simples. e viver a vida plenamente com seus momentos de alegria, que sempre tem para todos, não só infelicidades.
naja
Enviado por naja em 04/05/2010
Reeditado em 03/01/2011
Código do texto: T2236285