SERÁ QUE MÃE É A QUE PARI...
De: Ysolda Cabral

 

 

 

Já havia decidido que não queria mais saber de nenhuma notícia, exceto as relativas aos meus familiares e amigos as quais sempre vêem através de e-mails, telefonemas e visitas.  

 

Mas não há jeito! O hábito de tomar coca zero matinal, em frente à TV, me leva a deparar com notícias que só trazem preocupação, indignação, insegurança, descrença e muito desencanto.

 

É guerra; é terrorismo; é violência em todos os lugares e de todas as espécies. Vulcão em erupção; terremotos; gente morta pra todo lado. Pedofilia; prostituição infantil; tráfico de drogas, de órgãos, de gente, de animais, de influências... Olhe, sei não...  O mundo está mesmo de ponta-cabeça.

 

Ah, que hábito mais desgraçado!!!! E não é que, as notícias sempre me acertam!!! 

 

Pois bem; hoje, mal liguei a danada da TV e já dei de cara com duas mães, as quais eram o retrato da dor.

 

Imediatamente, a mesma dor me atingiu. Soube que, há um ano, elas tiveram seus filhos trocados numa maternidade de Goiás.  É brincadeira?!!!

 

Uma delas, além de ficar com um filho que não era seu, foi abandonada pelo marido por ele achar que ela o havia traído, pois à medida que o garoto crescia em nada se lhe assemelhava.

 

Contudo, essa mãe - essa mulher guerreira - tocou a vida. E, durante um ano foi uma mãe dedicada. Até que, alguma coisa a levou a fazer o exame de DNA e descobrir o ocorrido.

 

Esta semana a justiça determinou que as crianças fossem destrocadas.

 

- Está certo.  Mas, será que está mesmo?

 

Será que a vida que, essas famílias tiveram durante todo esse tempo e o amor de mães e filhos podem ser destrocados?

 

Fico a me perguntar se a mãe é mesmo àquela que pari ou àquela que cria...

 

Por esta razão, e, aproveitando que, domingo é o “Dias das Mães”, quero desta forma registrar minha mais completa e mais sincera solidariedade a essas duas valentes mulheres. 

 

Desejo ainda que todas, com verdadeiro sentimento maternal, tenham um dia da mais completa felicidade junto aos seus filhos. Independente de serem mães biológicas ou não.

 

Tomara que fatos desta natureza não mais se repitam.

À todas nós, um Feliz Dia das Mães, SEMPRE.

**********

Comentário que me emocionou profundamente, o qual faço questão de dividir com vocês:

 07/05/2010 13:37 -
Mírian Warttusch 
 

 

O sagrado útero de uma mulher tem sido vilipendiado por acontecimentos os mais trágicos, quiçá, de que se tem notícia. Mães que abortam, que abandonam, que traem, que se desmotivam, que voltam às costas às suas crias - será este o tão prognosticado apocalípse? Em contrapartida, mães de verdade se dedicam aos seus filhos, aos filhos de outras quando abandonados, adotam órfãos quando não podem conceber e a mídia televisiva nem sempre se atem à realidade de tudo, mas ao sensacionalismo que põe em risco os bons costumes e nos assustam com essa enchurrada de notícias; mas, ao mesmo tempo, é como tudo na vida, quando visto do lado oposto, um mal necessário para nos cientificarmos a quantas anda o mundo e olha que não anda nada bom. Notícias alarmantes nos levam a crer que o amor está desaparecendo da face da Terra e o pouco que resta, está nas mãos de quem não tem poder e tudo isto somado, nos traz a certeza de que o único meio de vencer os efeitos nefastos de tudo isso é colocando palavras nos corações. Parece que está a nosso cargo transformar esse panorama, não pela força bruta, mas pelo pouco de amor que ainda resta à humanidade e pode sim, ser transmutado em uma bomba explosiva de bilhões de megatons; a espiritualidade tende a crescer, vemos cada vez mais o povo sofrido se voltando para o seu interior, olhando para o alto, já que tudo ao seu redor parece estar desmoronando. Buscam até no sofrimento motivo de crescimento, e o caso dessas mães, podem crer, nada mais é do que um exemplo maravilhoso de desprendimento e amor maternal, que tocaram sim , os corações de milhares de pessoas. Como elas, outros também nos comoverão e é nessa corrente de solidariedade, emoção e afeto, que o mundo certamente vai mudar... o bem irá prevalecer,podem ter a certeza.Ainda demora, é um processo pelo qual está passando o nosso Planeta,mas a luz prevalecerá e seremos compensados de tudo isso. Os mártires, infelizmente sempre existiram e foi por eles que muito dos ideais foram alcançados.
 
*****
 
* Mírian Wattusch : mulher, mãe, escritora, poetisa, compositora, cantora, diretora teatral, minha amiga querida. Muito obrigada pelo belíssimo comentário.