OUVINDO O SILÊNCIO

                                                     "O homem arruína mais as coisas com as
                                                       palavras do que com o silêncio."
                                                                                    (Mahatma Gandhi)
                                                      "As mais lindas palavras de amor são ditas 
                                                       no silêncio de um olhar." 
                                                                                    (Leonardo da Vinci)
                                                      "O silêncio é um dos argumentos mais 
                                                        difíceis de rebater." (Josh Billings)


O silêncio também fala e como é forte o efeito de sua voz!
Pode ser expresso com simplicidade, de forma lenta e também rápida, mas sempre com demonstração de força.
Desde criança ouve-se os mais experientes usarem várias citações:
“Ouve, vê e cala, viverás vida folgada, teus vizinhos louvarão”.
“ Em boca fechada não entra mosca”.
“Falar é prata e calar é ouro”.
Entende-se que há uma apologia ao silêncio, como medida preventiva de cuidados para se evitar dissabores.
Sabendo cultivar, a técnica do silêncio, aprende-se uma série de coisas que só fazem bem nas diversas formas de relacionamento, entre elas, vejamos:
• ouvir os sons interiores da sua alma e evitar situações de desafetos, como provocações e reclamações vazias e sem sentido;
• respeitar a sua vida e a dos outros, valorizando as qualidades e enxergando o que ainda não se descobriu;
• com o silêncio aprendemos qual o momento oportuno para falar, agir e tomar decisões de forma coerente;
• quem tem a virtude de saber o momento adequado de silenciar é considerado sábio, porquanto evita precipitações quase sempre desagradáveis;
Pretendemos enfocar dois tipos de silêncios: aquele tido como forma de prevenção, do qual já mencionamos alguns aspectos e o silêncio como forma de protesto, resultante de uma atitude de agressividade. É possível que você já tenha visto situações em que o silêncio revela verdades terríveis! Ele nem sempre é ameno. Por exemplo, um encontro entre duas pessoas onde nenhuma das duas abre a boca, um telefone que fica mudo, um retorno devido que não chega! São revelações de desinteresse, recusa ou esquecimento. Muitas coisas são ditas na quietude, notadamente após alguma discussão. Não existe o perdão, a reconciliação e muito menos uma gargalhada que traga a descontração. Particularmente, é preferível ouvir algo, mesmo que seja o que não se quer do que esperar a manifestação do silêncio. Este é frio e irracional enquanto que as palavras geram possibilidade de entendimento ao exporem queixas. É como um jogo limpo.
O silêncio incomoda e pode levar ao desespero.
Dizem que o silêncio não combina com o poder, porquanto este tem sido confundido com prepotência, arrogância e violência enquanto o silêncio é confundido com fraqueza, passividade ou indiferença. Todavia, os grandes e famosos mestres sabem ser severos e rigorosos sem renegarem a perfeita quietude e benevolência.
Em Deus, que é o supremo poder, temos o exemplo maior, Ele age com tamanha quietude que a maioria dos homens nem percebem a Sua ação.
Nessa poderosa força, todos nós estamos mergulhados, o universo é mantido em movimento, faz pulsar os corações das aves, dos marginais e dos homens de bem, com perfeita leveza.
Se observarmos bem, verificaremos que até a morte chega habilidosamente rompendo o vínculo existente entre a alma e o corpo livrando-o do mundo físico.
Que coisa maravilhosa, contemplar o poder do Criador que é manifestado sem ruído, sem alarde e, sobretudo, sem violência!
As palavras não devem ser ditas com pressa, porque é mais sensato ficar em silêncio do que dizer algo errado. A palavra errada, em hora errada pode causar feridas. É muito mais fácil arrepender-se de uma palavra dita que de um silêncio. Sempre que a palavra poder lhe vier à mente, lembre-se dos fenômenos da natureza: o Sol nasce e se põe em profunda serenidade; move os sistemas planetários, penetra suavemente pela vidraça de sua janela e você só percebe quando sente o calor que ele projeta. Assim, deveríamos você e eu nos calar, silenciar, para que ouçamos um ao outro, o que o interior quer falar e até desejar uma vida vitoriosa.
Será possível ouvir o silêncio?
O dia 28 de abril pode ser uma boa oportunidade. Nele é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre o ruído. Neste dia o mundo inteiro em determinado horário faz um minuto de silêncio, independentemente do fuso horário. Essa data que tem também o apoio do Brasil pela ABA-Academia Brasileira de Audiologia e pela SOBRAC- Sociedade Brasileira de Acústica, já está em sua 15ª Edição Em sua 15ª edição e tem como objetivo ressaltar a importância do silêncio. De acordo com as estatísticas o ruído é a terceira maior causa de poluição do mundo e milhões de pessoas no mundo já sofrem problemas auditivos. E esse é gradativo já que a maioria não levam a sério essa questão.
Em algumas situações o silêncio é bem vindo para quem trabalha em meio a muito barulho, numa fábrica, numa creche, no trânsito. Nestes casos bem como outros semelhantes, o silêncio é um bálsamo, é um presente, é algo que refrigera.
Igualmente existem alguns momentos da vida que o silêncio pode ser a resposta mais adequada. O silêncio de paz é aquele que não incomoda por ser natural, mas é perturbador o silêncio que fala e fala muito alto quando está vestido de uma pretensão maléfica.
Como um templo vazio a alma do escritor reveste de silêncio dando solenidade ao culto tendo as vozes abafadas pelo vento.





Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 12/05/2010
Código do texto: T2253552
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.