COMO MATAR ALGUÉM SORRINDO!

Alguns oposicionistas dizem que ele é um zumbi e que nunca dorme; aliados temerosos se restringem apenas ao comentário de que ele é atuante e enérgico, por isso que jamais dorme; mas o mundo inteiro quer saber: Robert Mugabe é humano?

Este ancião que hoje está com 86 anos, nasceu em Harare, Capital do Zimbábue, quando ainda o país tinha o controle britânico e se chamava Rodésia. Filho de fazendeiros estudou em colégio católico jesuíta, foi professor de crianças em escolas de alguns países vizinhos, mas um dia descobriu que na política, poderia crescer na vida fazendo fortuna e comandando os poucos dotados de intelecto.

Conseguiu fazer o que menos de 1% de seus irmãos jamais conseguiu; estudar em renomadas universidades, chegando a ser diplomado em economia por correspondência pela Universidade de Londres; e foi este o seu grande diferenciador! Robert Gabriel Mugabe, que hoje ostenta o título de “Grande Facínora Africano”, curiosamente se diplomou na área que ele menos conseguiu sustentar em seu país, a economia!

Em 1960, aos 36 anos, reunindo experiências inigualáveis e com um poder de persuasão incrivelmente aplicado, Mugabe começou a militar em movimentos pró-libertação da Rodésia e em 1963, ao lado de companheiros políticos, fundou o principal partido político de lá, o ZANU, o mesmo que comanda a pobre nação do Zimbábue até hoje.

Em 1964 Mugabe foi preso e depois de 10 anos de cárcere o homem que nasceu de uma anomalia divina foi solto, para tristeza da humanidade, mas não para o povo do Zimbábue, que viu nascer naquela ocasião um líder. Mugabe se refugiou em Moçambique em 1974 de onde lidera uma guerrilha de oposição a minoria branca de seu país. Deflagrados alguns movimentos mortíferos, em cinco anos de persistência, Mugabe consegue pelo menos um acordo de paz em 1979, quando retorna a Rodésia e é ovacionado pela maioria negra.

Em 1980, ano da independência oficial do país, quando o nome Zimbábue foi adotado oficialmente, Robert Mugabe consegue vencer as eleições parlamentares e se tornar o Primeiro Ministro de um Governo onde um branco ocuparia a cadeira de Presidente por mais alguns meses. Era o início da tirania que se instalava naquela nação africana e que ninguém imaginaria que durasse até os dias de hoje.

O próximo passo de Mugabe seria dissimular um pouco para pelo menos ganhar de vez a confiança de todos, enquanto ele e seus aliados mais cruéis costuravam uma vasta rede de alianças que os mantivessem no Poder; e assim foi feito até 1982, quando rompeu com antigos amigos e mandou matar velhos aliados. Robert Mugabe desfez todos os tratados com os amigos que o conduziram ao topo do Poder no país, principalmente o acordo do ZAPU (União Popular Africana do Zimbábue), cujo líder sempre foi Joshua Nkomo. Era o passo decisivo para a perpetuação de um local sem Leis, sem justiça e sem amor!

O próximo passo seria retirar a força todos os poderes parlamentares, nos mesmos moldes de Cuba e Coréia do Norte, para fortalecer o pendor do Presidente e nesse ponto Mugabe foi sábio; ele ainda era Primeiro Ministro quando fomentou os acordos de destituição do poder parlamentar, mas em 1984 ele se torna enfim o Presidente do país, fato que voltaria a ocorrer em 1990, 1996 e 2002. Em todas as eleições a oposição contestou publicamente a legalidade dos pleitos, mas, como sempre, Mugabe mandou matar todo aquele que se oponha a sua ideologia tirana.

A única e importante derrota de Mugabe em 30 anos de ditadura foi o Referendo de 2000 que tentaria a revisão constitucional, mas nem isso encerraria seus planos, sobretudo os de Reforma Agrária, que dava todas as terras dos brancos aos negros do Zimbábue. Contra tudo e contra todos e vendo que seu país não era tão importante para o cenário mundial, salvo para os planos chineses de controle do solo rico em minerais, Robert Mugabe cada vez mais forte e armado, manteve cada ponto de seus planos e se consolidou no Poder até os dias atuais.

Marxista por ideal, mas afastado desde a derrocada da União Soviética, precisou se apoiar em alguém forte para sobreviver no Poder; foi buscar apadrinhamento da China, publicamente oposicionista dos EUA. Robert Mugabe sempre temeu uma invasão de seu país por parte de forças da ONU após tantas denúncias de torturas e de cerceamento da liberdade humana. Com este novo aliado o Tirano do Zimbábue, assim como está fazendo Chávez na Venezuela, expropriou indústrias internacionais e terras produtivas de seus antigos e tradicionais donos.

Como forma de disfarce de seu disparate administrativo o Governo Mugabe passou a taxar altos impostos para quem ele não gostava e isentar o povão que nada produzia; esta sempre foi à fórmula para poder contar com o apoio popular e possui um escudo humano no caso de uma invasão internacional. Mesmo após denúncias de milhares de mortes por perseguição dos asseclas de Mugabe, grande parte do povo se mantinha fiel a ele e isso bastava!

Podem dizer tudo dele, menos que é burro; Robert Mugabe chegou a formalizar um plano que a princípio deu certo. No início dos anos 90 ele radicalizou e passou a investir maciçamente na educação do povo, os retirando dos piores para os melhores índices de aproveitamento educacionais de um país emergente; isso possibilitou que o Zimbábue tivesse a mão amiga do FMI. Mugabe captou o que pode de verba internacional e dava sinais claros de paz com o resto do mundo, mas aquilo, como todos já sabiam, não duraria muito!

A tentativa do FMI era o fortalecimento da minoria branca que produzia para a exportação, mas esqueceram de que o ato marginalizaria os negros, como ocorreu e o plano de ajuda foi cancelado. A emenda foi pior do que o soneto; e o Zimbábue já maltratado passaria pelo seu pior processo de miséria. Com um dos maiores índices de desemprego do planeta e o crescimento alarmante da AIDS a oposição a Mugabe bem que tentou, mas ninguém conseguiu apoio necessário para o fortalecimento do movimento.

Surgem vários casos extras de violência e de intimidação perpetrados contra os opositores políticos de Robert Mugabe. Seu governo é considerado como um dos mais corruptos de todo o Mundo, sendo suspeito de vários esquemas paralelos de venda de diamantes e outros minerais do país. Governando um regime de caráter autoritário e antidemocrático, Mugabe, um exasperado nacionalista populista, é responsabilizado por aprovar polêmicas restrições ao direito de voto e uma lei que permite o afastamento de qualquer observador independente, além de uma severa perseguição à imprensa interna; da mesma forma, limita os direitos civis dos cidadãos do Zimbábue.

Robert Mugabe venceu as eleições convocadas para junho de 2008, sendo reconduzido mais uma vez ao Poder, desta feita, pela sexta vez consecutiva, estando hoje por 30 anos ininterruptos mandando em tudo e todos que estejam no Zimbábue, inclusive aqueles que se ousam em visitá-lo. Blogs e jornais clandestinos do país afirmam que vários visitantes são emboscados e mortos, depois apresentados como vítimas de acidentes ou réus em processos jamais vistos.

Há muito que venho citando os grandes tiranos vivos do planeta, a exemplo de Fidel Castro, Mahmoud Ahmadinejad, Hugo Chávez, Muammar Kadafi, Kim Jong II e Robert Mugabe, mas esta última mula com cara de satanás é um dos mais cruéis que eu já tive o privilégio horrendo de pesquisar; o asno travestido de humano sempre se aproveitou do baixíssimo intelecto de seus próprios irmãos para fazer fortuna e se manter no Poder. Enquanto este “santo” homem come caviar pela manhã, 11 das 12,5 milhões de pessoas passam fome ou comem papelão com sal. O ser humano no Zimbábue raramente passa de 40 anos e precisa viver, oficialmente, com algo em torno de 200 dólares americanos por ano; isso significa que o índice oficial de distribuição de renda naquele país, segundo seu PIB, é de pouco mais de R$ 40,00 (quarenta Reais) por mês...

Vivendo ao redor da África do Sul, Zâmbia, Moçambique e Botsuana, o povo do Zimbábue, o mesmo que têm por comandante o sanguinário Robert Mugabe, precisa viver do lixo importado de países vizinhos e de algumas esmolas imundas vindas dos poucos aliados que ainda lhes restam; tudo isso, ainda por causa dos diamantes que ainda brotam de seu solo, porque depois disso, Mugabe estará fora e quase mais nada lhes restarão...

Jamais fui radical com absolutamente nada; fui criado aceitando as diferenças e respeitando os povos e suas culturas, mas jamais aceitei qualquer tipo de contato com aqueles que deflagram claramente o crime como modo de vida; assim sendo, se o Sr. Ricardo Teixeira fosse no mínimo uma pessoa honrada e digna, não aceitaria a apresentação circense entre a seleção de futebol do Brasil e a do Zimbábue, com direito a Robert Mugabe se apresentar num estádio razoável para uma platéia limpa e sem fome; somente Deus sabe o que há por trás de tudo aquilo e o povão do Brasil, de mentalidade igual a do seu Presidente, que viu o “jogaço” com a vitória brasileira por 3 X 0, com certeza deve estar pensando que aqueles africanos perderam, mas são felizes... Pobre inocência!

Antes de o jogo começar duas cenas me chamaram a atenção; a primeira foi quando algumas crianças entraram em campo com a seleção do Zimbábue. Todos estavam sérios, com caras de triste e “meias brancas” até os joelhos. Talvez aqueles meninos jamais tivessem outro par de meias antes; porque há anos que o povo de lá não consegue comprar roupas ou calçados. A prioridade de quem consegue reunir alguns trocados é para comprar comida e isso não sou eu quem está inventando, são documentos do Zimbábue que vazaram...

A outra cena foi ver Robert Mugabe vestindo um paletó Armani, cujo valor poderia matar a fome de todos os presentes no estádio, cercado de várias pessoas sorridentes. Tirando os da seleção brasileira, todos eram seguranças armados, que guardavam aquele que se diz popular, amigo e pai do povo, do contato com seu próprio povo...

Sei que temos que ser amigos de todos, mas de Robert Mugabe e sua quadrilha africana, destes nós queremos distância...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

WWW.irregular.com.br

Na foto: O carinho que Mugabe fez a um civil que ousou manifestar contra seu Governo!

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 03/06/2010
Código do texto: T2297636
Classificação de conteúdo: seguro