A LARANJA MECÂNICA E O FUTEBOL DE SALÃO

Depois de 1974 e 1978, quando a Holanda foi Vice-Campeã Mundial de Futebol, com Cruyff em 74 e sem Cruyff em 1978, nunca mais conseguiu resultados de ponta em Copas do Mundo. Rinus Michell revolucionou o sistema tático com o carrossel holandês ao diminuir com eficiência o espaço de campo para atuação de sua equipe, não só adiantando a linha de impedimento como também eliminando as posições fixas dos jogadores, cada um a partir com múltiplas funções.

O futebol holandês teve o azar do enfrentamento dos anfitriões nas duas finais de Copa que participou: primeiro a Alemanha, depois a Argentina. Alemanha, Argentina, Brasil e Itália estiveram, às vezes enfrentando-se mutuamente outras vezes não, em todas as finais de Copa do Mundo até agora. Mesmo assim a Holanda só não venceu a Alemanha em casa por causa das defesas milagrosas de Sepp Mayer e, na Argentina, uma bola na trave no último minuto impediu que a Holanda empatasse o jogo levando-o para prorrogação.

Ao diminuir o espaço de campo, desempenhar um futebol de apenas um toque ou dois ou três no máximo, a Holanda levou com sucesso o futebol de salão para o futebol de campo. Mas depois de 74 e 78 nunca mais repetiu o sucesso.

Hoje o principal jogador da equipe holandesa está no banco, trata-se de Robben, um ponta típico, de grande eficiência para penetração pela lateral ou em diagonal.

Depois de Cruyff a Holanda também teve Marco Van Basteen, um jogador quase do mesmo nível de seu maior craque, porém mais lento e um pouco menos leve e de menor capacidade para flanar livremente pelos gramados.

Hoje quem joga o melhor futebol de salão em futebol de campo é o futebol espanhol, de muitos toques e eficiência duvidosa.

A Holanda acaba de vencer o Japão e está classificada para as oitavas de final Copa do Mundo. Mas hoje joga um futebol burocrático, embora ousado o suficiente para vencer equipes de segunda plana como a Dinamarca e o próprio Japão.

Realizou bons jogos contra o Brasil tanto quando ganhou quanto quando perdeu em semi-finais.Hoje não é um adversário temível. Mesmo com Robben careceria ainda de um atacante mais decisivo, no nível técnico de um Cristiano Ronaldo, por exemplo.

Como jogador de futebol Cristiano Ronaldo tem um defeito: não nasceu no Brasil.

A equipe de futebol de salão da Espanha é a melhor do mundo, vinha ganhando todas da equipe brasileira. Perdeu o último Campeonato Mundial para o Brasil porque enfrentou a seleção canarinho em casa.

Joguei futebol de salão até aos quarenta e cinco anos, sei do que falo. As boas saídas de bola que os goleiros de futebol de campo fazem com as mãos nascerem no futebol de salão.

Fui goleiro, fazia isso e assistia ao jogo.

Tenho, na memória, maravilhosas defesas, sem largar a bola ou dar rebote para o adversário.

Viva na lembrança o carrossel holandês, viva o futebol de salão, viva Rinus Michell.

Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 19/06/2010
Código do texto: T2328862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.