Dona moça, a senhora se lembra da Guerra das Malvinas?

– Malvinas? Que Malvinas? E teve guerra em Salvador? Soube disso não... Num vi nem no jornal, nem na televisão.

– Não, não, minha senhora! Num tô falano da Invasão das Malvinas daqui, não. Tô falano de outra Malvinas. Malvinas é um país que fica na Argentina. Porque a Argentina, se a senhora num sabe, pertence aos Estados Unidos. E aí, vem a Inglaterra, do outro lado do mundo, e invade.

Agora, eu pergunto a senhora: porque os Estados Unidos não veio defender a Argentina? A senhora sabe? Sabe não? Eu respondo: O imperialismo ianque não veio porque a Inglaterra é uma potência e foi ela quem inventou o Euro, uma moeda mais forte que o dólar deles. Não sabia disso, não?

– Não. Sabia, não.

– Pois é, depois da guerra, veio uma crise no capitalismo internacional. Atingiu o mundo todinho, menos o Brasil, porque o Principado do Brasil é quem manda na Bolívia, no Paraguai, no Equador, manda na América do Sul e o Senhor Jesus disse que o Brasil vai ser o Principado do Mundo, entendeu?
 
P.S.: Flagrei este diálogo num ponto de ônibus no Largo dos Paranhos, bairro de Cosme de Farias, quando um rapaz jovem, bem trajado, portando uma Bíblia, tentava conquistar mais um adepto para sua igreja. Se conseguiu, não posso garantir. É que, quando cheguei naquele ponto, ele já estava conversando com aquela senhora e, ao tomar meu ônibus, deixei-os ainda dialogando. Dialogando é força de expressão, pois praticamente só ele falava.