SPAM ou e-mail lixo! Defenda-se!

Enquanto Lula diz que mais dinheiro proveniente de tributos e impostos nos cofres do Estado é o que faz movimentar a roda do crescimento, quadrilhas se organizam cada vez mais para lesar inocentes e espertos cidadãos com fraudes cada vez mais elaboradas e outras, cada vez mais infantis, mas que atrai um número cada vez mais crescente de trouxas.

O que não falta todo santo dia é e-mail cujo conteúdo é ameaçador; antes, nos primórdios da internet, estes e-mails fraudulentos somente chegavam disfarçados de organismos governamentais, tais como Receita Federal e Polícia Federal, ambos muito temidos pela população, mesmo os que não devem nada. Depois foram os e-mails de bancos e cartões de crédito; uma mensagem curiosa era enviada e quando você tentava abri-la, zapt; um vírus se instalava em sua máquina e roubava seus dados e senhas bancárias.

Após maciços investimentos em segurança de dados e certo rigor nas poucas investigações, os falsários ladrões passaram a agir de forma escancarada, sempre, é claro, explorando a vaidade, a ganância e a coisa fácil que a maioria das pessoas nutre dentro de si. Quase todo mundo quer ganhar um extra sem muito esforço e quando isso lhe chega através de algo tão simples, como um e-mail, elas pensam imediatamente que enfim conseguiram um modo claro e ingênuo de ficarem ricas, mas não medem que podem estar sendo lesadas ou ainda, dando vazão a um plano criminoso.

Eu próprio já recebi e-mail da Receita Federal informando que havia uma investigação do meu CPF e que eu deveria confirmar alguns dados; a mesma forma praticada em nome da Polícia Federal; também já recebi vários e-mails para confirmar os dados de meu cartão de crédito do ITAÚ; outros e-mails medíocres afirmando que eu era beneficiário de uma fortuna sediada na África e mais recente, dentre tantos que recebi desde 1998 quando comprei meu primeiro computador, recebi um totalmente inusitado. Trata-se de uma confirmação de passagem aérea feita através da companhia GOL de uma passagem para Nova Iorque. Ele pedia para eu confirmar o tíquete de embarque, uma vez que meu cartão de crédito já havia liberado a confirmação de pagamento.

Eu jamais tive embaraços com a Receita Federal, muito menos jamais fui cliente Itaú; não me recordo de ter tido um parente sequer que tenha andado pela África e quanto a Polícia Federal, somente costumo visitá-la quando preciso requerer novo Passaporte. Já quanto a Gol Linhas Aéreas, ela sequer voa para Nova Iorque, aliás, o local mais longe que a empresa voa é para Punta Cana na República Dominicana, mesmo assim, através de acordo com outra companhia; pensando nisso ou sabendo disso tudo, por que cargas d’água eu iria abrir estes e-mails, senão por ganância ou inocência?

No caso do e-mail da GOL, outras circunstâncias precisaram ser observadas e estas não requerem que um perito o faça, mas pelo menos alguém sensata e séria, como por exemplo: o e-mail remetente tem por final @gol.com.br enquanto a companhia aérea somente utiliza o final @voegol.com.br; outra observação ridícula é que no corpo do e-mail não consta de onde partirá o suposto vôo para NY. Quem já voou pelo menos uma vez sabe que todo e-ticket têm origem e destino apontado. Por fim, sem querer ser tão detalhista, há ainda no corpo do e-mail uma série de erros ortográficos, coisa de estelionatário analfabeto, e eles ainda descrevem que para emitir a passagem o cliente deverá clicar num local específico, mas caso não reconheçam aquele tíquete, deverá então clicar em outro lugar abaixo.

Neste caso imbecil, criado por algum asno filho de pai presidiário e mãe da zona, basta você passar o mouse encima dos dois links SEM CLICAR; observe na barra de seu PC do lado esquerdo que aparecerá o destino, caso clicasse; observe que SEMPRE É O MESMO LINK, portanto, tanto faz clicar para emitir, quanto para não reconhecer, que você estará sendo encaminhado para o mesmo inferno!

Estamos cansados de saber, ver e ouvir que cartões de crédito, bancos, autarquias e outros afins não enviam e-mails; estamos carecas de ver pessoas que foram lesadas através deste tipo de fraude, mas ainda assim, insistimos em não perceber o perigo e clicamos para abrir e-mails totalmente suspeitos. Se não for burrice plena ou inocência absurda, com certeza é esperteza crônica, porque todos estes e-mails são tão falsos quanto um nota de R$ 25,00.

Para os inocentes o pior de tudo é ter que discernir o que é verdadeiro e o que é falso; já existem máquinas irregulares de saque de dinheiro dentro dos próprios bancos, onde quadrilhas instalam dispositivos para roubo de dinheiro e senhas dos clientes. Também foi amplamente noticiado neste semana que o DETRAN da Paraíba emitia carteiras de habilitação irregulares e por fim, várias escolas de fachadas que vendiam diplomas de 2º grau e que estavam abertas em grandes centros. Loucura mesmo é tentar entender como alguém que não sabe ler e escrever consiga licitamente um diploma escolar ou uma carteira de habilitação e ainda reclame de sua originalidade... Só mesmo no Brasil e no Paraguai!

O Monitor das Fraudes noticiou esta semana as notícias relacionadas às falcatruas que viraram notícias nacionais e o que conseguimos digerir é simplesmente ridículo; são os mesmos ardis de sempre, mas que raramente alguém se predispõe a denunciar, pois todos, como eu já afirmei, querem é obter lucro fácil e absoluto. Grande parte dos lesados por este tipo de fraude inútil deveria também responder a inquérito policial por cupidez e por associação ao crime!

O que já deveria ter sido regulamentado no Brasil, mas que ainda está há mil anos luz, são os critérios para envio de e-mails. Toda empresa envia todo tipo de lixo não autorizado e quando reclamamos com estas empresas, elas simplesmente ignoram seu apelo. Algumas ainda respondem de forma odiosa e colérica, como se fossem elas as vítimas de tais abusos. Traduzindo em miúdos, você não pode reclamar, porque raramente alguém te dá ouvidos; isso sim é preocupante, porque os poucos inocentes que ainda existem na grande rede podem estar se confundindo entre a coisa criminosa e o que chamamos de SPAM, ou lixo virtual.

Recentemente eu pedi a uma empresa ligada ao envio profissional de notícias, Maxpress, que incluísse meu cadastro em sua lista de distribuição. Eu queria apenas colher dados para um trabalho jurídico social e quando este trabalho chegou ao fim, eu já estava recebendo centenas de mensagens todos os dias de várias outras empresas, inclusive algumas que NÃO SOLICITEI.

Diante de tremendo embaraço de SPAM, resolvi pedir gentilmente para retirarem meu e-mail desta lista; expliquei que muitos e-mails estavam chegando em duplicidade e que minha caixa estava vulnerável a ação de pilantras virtuais. Ao invés de atenderem ao pedido, muitas empresas continuaram a me torpedear com lixos descabidos. Comecei a notar também que dezenas de mensagens suspeitas começaram a chegar após os freqüentes pedidos de REMOÇÃO; isso é grave e eu parti para o ataque jurídico, notificando cada uma delas do ocorrido e ameaçando litigar em juízo, caso não parassem!

Quando o e-mail é uma fraude você precisa denunciar, principalmente se ele lhe chega com o endereço real de uma empresa existente. Muito raro, mas um caminho a ser percorrido, este e-mail deve ser impresso e comunicado imediatamente a polícia ou a um promotor de justiça, de preferência que o faça sob protocolo. Esta atitude pode, em tese, lhe valer como juízo prevento. No caso de empresas que desrespeitam a ética e lhe envia e-mails do tipo SPAM, estas devem ser comunicadas de sua vontade de não mais recebê-los e caso continuem enviando, imprima todos e ingresse com uma ação judicial. Seu advogado ou a “atermação” de qualquer JEC (Juizado Especial Cível) saberá orientar em quais providências deverão ser adotadas.

No meu caso em especial, Magazine Luíza e Drogaria Onofre em Casa (vannon.com.br), por serem a as campeãs de envio e por não respeitarem a condição de NÃO AUTORIZADAS, já tramita dois processos distintos contra elas e contra as empresas que fazem o envio de SPAM por elas. Faço questão de ganhar cada uma destas ações e doar, seja qual for à indenização, para obras de caridade, porque penso que somente doendo no bolso, esta turma de empresas espúrias; se comportarão com alguma dignidade.

Em época de política as pessoas nem imaginam quanto os candidatos ficam ouriçados com tanta facilidade de envio de mensagem. Estão terminantemente proibidas algumas práticas antigas como camisetas e santinhos com propaganda política, mas os candidatos de todos os partidos e caráter, já descobriram que o SPAM pode fazer com que o seu nome chegue ao maior número de pessoas e o que é melhor, sem ter que gastar muito.

Somente esta semana eu flagrei dois deles nesta caminhada bufa; o primeiro foi envolvendo Ulisses Maia, de Maringá (Paraná), sócio de uma rádio local. Em seu SPAM, provavelmente disparado por um NERD de periferia através de listas compradas no Centro de SP, ele mostra uma série de compromissos e feitos de qualidade intrínseca, para se afirmar CANDIDATO a alguma coisa pela sua região. O que Ulisses provavelmente não saiba, é que sua propaganda, possivelmente de nada sirva por estas bandas do Brasil (Graças a Deus), salvo se ele for candidato a Presidência do Brasil. Após alguns e-mails enviados, hoje, o próprio Ulisses respondeu afirmando que não mais voltaria a encaminhar mensagens e pedindo desculpas, porque, segundo ele, não autorizou tais mensagens. Ele apenas reiterou meu pensamento! Este tipo de propaganda política é um tiro no pé e fica aí o alerta!

Gilberto Natalini, vereador pela cidade de São Paulo, pelo visto também quer uns votos no Amazonas e no Rio Grande do Sul. Esta figura nada amável com quem usa e-mail, manda uma série de sujeiras virtuais sob o rótulo de CIDADANIA ON LINE. Alguém de baixo teor intelectual separou algumas notícias estranhas e ele assina o envio de SPAM achando que está com a bola toda. Da mesma forma que Ulisses Maia, Natalini já foi advertido e caso não encerre seu SPAM, será intimado deste lado de cá do Equador, provavelmente pelo TER e pela polícia, somente para aprender!

No resumo desta opereta barata e cômica, seja você também um defensor da internet menos invadida deste tipo de gente inútil; sejam os fraudadores, políticos imundos ou empresas ridículas; defenda-se os fazendo responder judicialmente. Faça valer seus direitos denunciando e exigindo a promoção da justiça. Se todos fizessem isso, tenho certeza que eles pensariam melhor antes de clicar em “ENVIAR”. Eu também acho que a internet deve ser uma zona livre, mas ela merece estar livre de gente que pratica o crime...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

WWW.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 21/06/2010
Reeditado em 22/06/2010
Código do texto: T2333032
Classificação de conteúdo: seguro