HOLANDA 2 X 1 BRASIL, mas lembremos de Sócrates, do maestro Cruyff e do Sobrenatural de Almeida.

Nos enfrentamentos com a seleção holandesa em Copas do Mundo, a seleção laranja agora está empatada em número de vitórias e derrotas, mas as vitórias mais bonitas foram as da Holanda em 1974, com Cruyff e a laranja mecânica e agora em 2010, com Robben, aquele meio de campo com nome de alemão:Sneijder e companhia.

O Brasil venceu a Holanda em 1994, vencia de 2 x 0, permitiu o empate, mas não permitiu a virada, placar final Brasil 3 x 2 Holanda. Em 1998, empate no tempo normal e prorrogação em 1 x 1. Decisão nos pênaltis: Brasil 4 x 2 Holanda, com defesas de Taffarel.

Johan Cruyff, dizem, é um homem que só quer vitórias bonitas. Critica o futebol de “resultados” da seleção holandesa atual. O que deverá sentir agora com a seleção de seu país vencendo a Pentacampeã com uma épica virada?

Depois das seleções brasileiras de 1958, 1962 e1970, somente a seleção de 1982 encantou quase tanto o mundo como este foi encantado pelo carrossel holandês de 1974.

A seleção brasileira de 1970 é considerada a maior seleção nacional de todos os tempos, e é!

Sócrates, ao comentar a derrota de 1982, disse várias vezes que a derrota humaniza mais que a vitória. Mas Sócrates tem um nível de cultura diferenciado. Era estudante de medicina e futebolista ao mesmo tempo. Hoje é comentarista esportivo, como Falcão é, e Tostão – o homem de ligação que jogava sem bola na seleção de 1970 –, também o é, depois que desistiu de ser professor de medicina por causa da baixa remuneração.

No futebol há um personagem criado pelo escritor Nelson Rodrigues chamado de o Sobrenatural de Almeida, que intercede para que aconteçam certas coisas sobrenaturais.

Júlio César, excelente goleiro, se atrapalhou com Felipe Melo e, pronto, gol canhestro da Holanda.

O segundo gol veio de um escanteio, e a defesa, ponto forte do Brasil falhou para Sneijeder cabecear para dentro do gol.

Parabéns para Holanda.

Sócrates é um homem mais feliz que Cruyff, que a partir de agora pode ver os compatriotas sonharem em serem Campeões do Mundo com mais dois jogos a vencer com aproveitamento de 100 % e uma campanha jamais tão brilhante como a de 1974 do primeiro Vice-Campeonato Mundial holandês.

Quem se humaniza é sempre melhor perdedor. Saber lidar com as frustrações é essencial.

Quanto ao Sobrenatural de Almeida, este deve ter tido seu papel no jogo entre Uruguai e Gana, empate regulamentar em 1 x 1 até ao fim da prorrogação. Um pênalti perdido por Gana aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação, depois de Luís Suares, ótimo atacante, salvar o gol com a mão e celebrar sua expulsão quando antes de descer para o vestiário, viu o atacante Gian bater o gol na trave.

Suares está suspenso por um jogo.

Loco Abreu, atacante do Botafogo do Rio de Janeiro, é um grandalhão que dá trabalho. Agora os botafoguenses cariocas vão torcer pelo Uruguai.

O Uruguai entrará em campo contra a Holanda sem seu time titular. Serão 11 contra 11, mas se o Sobrenatural de Almeida resolver atuar novamente é capaz de a seleção celeste olímpica vencer a holandesa, talvez até com La mano de Dios, como diria Maradona.

Sou vascaíno e brasileiro, meu coração de torcedor estará à deriva até 2014.

Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 02/07/2010
Código do texto: T2354848
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.