DUNGA ERA MORTE ANUNCIADA
 
 
Não estou escrevendo por oportunismo, visto que já tinha a minha opinião formada desde a convocação dos jogadores que disputariam a Copa do Mundo 2010 na África do Sul e relatei meu raciocínio diversas vezes para várias pessoas próximas antes, durante e agora ao final de nossa participação no mundial.
 
Cabe aqui somente algumas análises dos fatos que se sucederam, mas não os encaro como causas e sim como conseqüências de atos ou omissões anteriores como detalho abaixo:
 
CONSEQUÊNCIAS:
 
- Felipe Mello ter sido expulso. Conhecendo o histórico do jogador, alguém tinha dúvida que algo assim pudesse acontecer?
 
- Daniel Alves. Lateral improvisado como “meia armador de habilidade”. Sem ter convocado algum jogador especialista da função, com certeza esta era a melhor opção de Dunga.
 
- Kaká e Luis Fabiano voltando de lesão. O risco era que não se recuperassem a tempo, mas Dunga tinha um plano “B” se isto não ocorresse: Graffite e Júlio Batista (sem comentários).
 
- O perfil de Dunga. Para dizer o mínimo, ele tem virtudes importantes em um líder: foco em resultados, dedicação e amor a camiseta. Mas em compensação, tem defeitos terríveis também: prepotência, falta de humildade, intransigência e principalmente falta de experiência na função.
 
- Time operário não ganha copa do mundo.
 
CAUSAS:
 
- Dr. Ricardo Teixeira o Rei da CBF, que escolheu um treinador sem qualquer experiência e além de tudo prepotente, intolerante com carta branca (se Adolf Hitler fosse vivo e técnico de futebol seria quase tão totalitário e centralizador quanto Dunga).
 
- Novamente a completa omissão do feudal Dr. Ricardo Teixeira (pelos milhões de mandatos consecutivos à frente da CBF é pior que os ditadores coreanos ou africanos que se perpetuam no poder). Da mesma forma que no ano de 2006 não tomou nenhuma atitude quanto ao clima de super stars e oba-oba dos jogadores, em 2010 deixou o “Professor Dunga” cometer todo tipo de excessos e intransigências.
 
CONCLUSÃO:
 
Finalmente, afirmo que os únicos que não podem ser responsabilizados são os jogadores e o próprio Dunga, pois dentro de suas limitações tenho certeza que foram até o limite de suas forças para tentar trazer o caneco.
 
Pois como dizem os mais antigos: é impossível fazer um gato latir.