O CANDIDATO 10 HONESTO

356 – POLÍTICA – Até pouco tempo ainda podíamos ouvir o termo “Cabo Eleitoral”; que eram aqueles chatos de galocha que andava sujos e mal cheirosos, cheios de santinhos nos bolsos e vestindo uma camiseta de algodão com a foto de seu candidato, tentando insistentemente convencer algumas pessoas a votarem nele. Com o passar dos anos e a evolução das coisas, a figura do Cabo virou uma espécie de “Sargento” e hoje é raro enxergarmos, pelo menos nas grandes cidades, este tipo inútil de gente.

A maior parte destas múmias analfabetas se vendia por alguns trocados ou deviam favores aos homens e mulheres que se candidatavam para algum cargo do Executivo ou do Legislativo; muitos dominavam certas áreas, porque faziam trabalhos comunitários rotulados como voluntários, mas recebiam ajudas financeiras de seus candidatos “por fora”; isso era a cara do Brasil!

Agora o que se vê é a figura da “Mula Eleitoral”; o asno travestido de humano, que pensa que raciocina; agora ele já sabe que as camisetas nojentas com as fotos dos “caras de pau” estão proibidas por Lei; infelizmente os santinhos, panfletos e adesivos não foram proibidos; então se iniciam uma série de macaquices que consigam convencer gente igual a ele, como os discursos aguerridos em público.

Quando somos convidados para algum evento público, do tipo “lançamento de um livro”, imaginamos que vamos falar com pessoas do nível da obra literária que está sendo lançada; ou ainda vamos para rever velhos amigos e descontrair a mente da poluição diária que enfrentamos, mas ao invés disso damos de cara com um monte de babacas desprovidos de qualquer intelecto, que fica falando alto com alguém, sobre seu candidato; esta semana isso aconteceu comigo!

Num restaurante de bom nível, estávamos eu e um grupo de amigos quando fomos prestigiar uma figura impoluta da sociedade, que naquela ocasião estava retornando de uma expedição por 15 países africanos; viagem que ele fez de jipe em 90 dias. Sentados nas mesas apenas amigos de velhas datas; mas eis que começam a chegar as “Mulas Eleitorais”. Eles foram trazidos por alguém sem escrúpulos e logo se proliferou feito vírus letal. Quando todos estavam falando a mesma língua, ou seja, a expedição do pesquisador, eis que um começa a falar de eleições e sobre um candidato específico a Deputado Estadual; era o que faltava para se criar uma polêmica generalizada.

Basta começar a falar de alguém que logo se fala em um Governador, uma pesquisa eleitoral até chegar aos candidatos a Presidente; quanto o tema chega ao Planalto aí é um Deus nos acuda! Naquele recinto cheio de pessoas que estudaram; 90% votam em um determinado candidato e 10% se divide entre os demais; é nesta hora que a “Mula” quer ser “Cavalo de Raça” e começa a falar e defender desde assaltantes de bancos até estupradores em nome de seu candidato e eles não se tocam que estão sendo inconvenientes; e o pior é que sequer foram convidados para o evento!

Mas este ano o que todo mundo no Brasil está preocupado é com o caso do goleiro Bruno; as pessoas querem saber quantos anos de prisão ele vai ser condenado e se Eliza Samúdio irá ser reencarnada num Preto Velho, quiçá aparecer pessoalmente no julgamento. A dois meses de uma eleição presidencial ninguém sabe quem é Dilma Rousseff, ninguém lembra quem foi José Serra e esta tal de Marina Silva, muita gente pensa que é apenas uma seringueira que foi amiga de Chico Mendes. Mas a final de contas, quem é mesmo este Chico Mendes? Isso ninguém sabe, porque os livros não contam e a cultura do brasileiro nem para almanaque serve!

Nos muros de muitas casas já se vê algumas inscrições; Vote em Zé do Jegue; Maria Lata D’Água é e melhor pra você; ladrão por ladrão vote em Zé Bonitão ou ainda, Zé Tampinha vai voltar! É cada nome miserável escolhido por muitos candidatos a Deputado que eu sinto medo de ler; má dá taquicardia aguda ter que me deparar com certas inscrições em ano de eleição; fico pensando se aquilo for contagioso e minha pouca cultura resolver me abandonar!

Quem for um pouco mais argucioso poderá ver as aberrações que foram escritas como “candidatos” a alguma coisa no site do Tribunal Superior Eleitoral; é no TSE que se pode enxergar claramente quem é quem e quem sabe, com um pouco mais de inteligência aplicada, se chegar a um denominador para saber quem de fato merece seu voto.

Mesmo com o projeto “Ficha Limpa”, tem muita gente que teve sua candidatura homologada pela justiça eleitoral, mas que possui extensa ficha imunda, inclusive criminal; mas isso é outra história, porque aqui no Brasil, nem tudo que reluz é ouro; e passarinho que come pedra sabe a garganta que tem!

Nome engraçado é o que não falta pelo Brasil, mas eu fui pesquisar no Amapá por ser um Estado de pouca população e por deixar mais fácil encontrar estas pérolas; Feijão é candidato a Deputado Federal, ao lado de Grilo e Badu Picanço; Rocha do Sucatão, Socorro do INSS, Rosa Seccu e Bala Rocha também estão querendo uma vaga no Congresso; quem também pleiteia uma vaguinha nas tetas da Assembléia Legislativa amapaense é Lula, Fon Fon, Siqueira Vigilante, Baixinho do Queijo, Pirico, Edson do Sofá, Neguinho, Menos Dois, Macdovel, Chico Nó, Gatinho, Macapazinha e Irmão Piaba. Este conjunto tá mais para nome de integrante de quadrilha do que para candidato a alguma coisa, se bem que um às vezes se confunde com o outro...

Já faz muito tempo que política deixou de ser para gente séria; o tempo em que havia alguém verdadeiramente comprometida com o bem estar de sua comunidade, sem o devido envolvimento de um senhor chamado Dinheiro e de uma dama chamada Poder, já acabou e ninguém mais lembra. Em recente entrevista ao Programa do Jô o vice-presidente José Alencar disse que seu pai foi político, mas que nunca quisera disputar qualquer cargo; era uma pessoa apenas comprometida com a política de sua região.

Segundo José Alencar, seu velho pai morava numa região onde haviam somente dois partidos e quem pertencesse a um, raramente se “bicava” com o partidário contrário. Alencar contou que seu pai entrou em bancarrota e devia algumas promissórias a um compadre que pertencia ao outro partido. Nesta época, seu amigo lhe procurou e disse para não se preocupar, pois ele rasgaria as promissórias, desde que ele se unisse aos outros partidários! Segundo o vice-presidente seu pai respondeu: - É meu velho amigo! Eu noto que você não me conhecia direito! Verdade ou mito, quem hoje teria uma atitude igual?

O TSE quando divulga a prestação de contas dos políticos sabe que está fazendo um grande favor para o Brasil, mas infelizmente nem todos sabem ler e menos ainda são os que sabem interpretar. Eu vou apresentar agora aquilo que os próprios candidatos declararam; ou seja, ninguém investigou nada. A declaração de bens de cada um é espontânea e raramente condiz com a verdade, pelo menos no que diz respeito aos grandes afortunados, porque os pobres, estes sim nós sabemos que não têm nada!

Dilma Vana Rousseff, a candidata de Lula, declarou ao TSE que tem 1,06 milhões de patrimônio; José Serra, candidato Tucano, afirma ter 1,42 milhões de patrimônio; Marina Silva, Verde, afirma ter R$ 149 mil de patrimônio; o operário Rui Costa diz ter R$ 80 mil como tudo que adquiriu na vida; o comunista Ivan Pinheiro afirmou ao TSE que tem R$ 355 mil de posses; como eu afirmei; cada um diz aquilo que quer e ninguém me venha dizer que é o declarado a Receita Federal, porque nem isso me convence da verdade.

A Senadora e ex-ministra Marina Silva, que já foi paupérrima uma vez na vida, com as oportunidades políticas que já praticou, mesmo sem ter sido desonesta, jamais teria somente um patrimônio de 149 mil Reais; este valor é referente a um apartamentozinho de quarto e sala da periferia de São Paulo. Se formos pesquisar e analisar friamente cada declaração de renda dos candidatos da chapa majoritária, com certeza chegaremos a um balaio de mentiras deslavadas que somente consegue ludibriar o mais analfabeto dos analfabetos.

Fui buscar informações aleatoriamente de alguns candidatos ao governo dos Estados e vejam que coisa incrível se pode enxergar nestas tais declarações de renda do TSE:

Na Bahia o candidato ao governo Geddel Vieira Lima do PMDB declarou ter mais de R$ 3 milhões de patrimônio pessoal e no rol descritivo há uma casa no condomínio Interlagos em Lauro de Freitas. Quem conhece bem a Bahia sabe que Interlagos é um dos mais caros do Brasil, por uma série de fatores; pois a choupana do magnata candidato só vale R$ 120 mil. Seja qual for o modelo e espécie da casa de Geddel eu pago R$ 500 mil sem precisar vê-la. Tai uma boa oportunidade de o Deputado ficar um pouquinho mais rico! Geddel ainda declara que tem, dentre outras, uma fazenda cujo valor é de R$ 2.599,00; é isso mesmo, menos de R$ 3 mil reais por uma FAZENDA...

O também candidato ao Governo da Bahia, ex-governador Paulo Souto, dentre outras aberrações, declara ter uma fazenda de R$ 1.000,00 e outras sete FAZENDAS cujo valor unitário não alcança os R$ 90 mil; eu chamo isso de cara de pau! Quem cresceu substancialmente o patrimônio foi Jacques Wagner, atual governador e candidato a reeleição ao Palácio de Ondina; há poucos anos, quem o conhece a sabe bem, Wagner era uma espécie de “quebrado”, mas após a política vitoriosa angariou mais de R$ 1 milhão somente em ações e aplicações; na declaração do Governador baiano somente é apontado um terreno no litoral norte como imóvel.

Critiquem quem quiser, mas poucas candidaturas eu notei como exemplo de clareza; eu não quero afirmar ser a correta, mas a declaração de bens do ex-presidente Collor é a que mais se parece sensata; Collor de Mello que pretende retornar ao Governo das Alagoas afirmou ao TER que tem pouco mais de R$ 7 milhões em posses; ainda assim Collor declara ter um apartamento no Rio de Janeiro na Rua Cesar Andrade que custa R$ 20.818,00. Eu já morei no Rio de Janeiro e sei que a Cesar Andrade é no Leblon, pertinho da Hípica e da Lagoa. Sem ver este apartamento de Collor eu dou meu apartamento de entrada e mais 200 mil de troco, caso o ex-presidente queira enriquecer um pouco mais!

Pena eu tenho em Alagoas é da ex-senadora Heloisa Helena; a pobre coitada somente juntou em toda sua vida R$ 144 mil de patrimônio; 1/6 de um flat e três carros compõem a riqueza da enfermeira que quer voltar ao Congresso. Já o menino Renan Calheiros, eterno rival de Helena, disse ter pouco mais de R$ 2 milhões, mas quando declara o saldo em suas contas correntes dá até dó do menino, ele só tem menos de R$ 4 mil disponível! Que peninha! Eu acabei de ligar para o gerente da agência que tenho conta e pedi para emprestar uns trocados para Calheiros, porque senão ele não vai conseguir os R$ 6 milhões que pretende gastar em sua campanha!

Ler pacientemente o conteúdo do TSE sobre os candidatos desta eleição do Brasil é uma verdadeira aula de civismo, conhecimento e prática de ocultismo político. Tem gente que por erro do TSE ou atestado pleno de pobreza sequer declarou bens; alguns eu conheço bem e vivem em belas mansões nos condomínios mais nobres do Brasil.

Talvez você nem saiba em quem vai votar em um dos cargos no próximo dia 3 de outubro; talvez saiba em quem, mas não conheça a vida desta pessoa; saiba que nos anais do TSE há dentre outras coisas arquivadas e públicas as certidões de justiça e polícia de todos eles; alguns cargos há também um resumo de propostas políticas e todos possuem declaração de bens. Vasculhe com carinho os nomes que estão em sua mente para ver se eles merecem sua preferência e não hesitem em dizer “NÃO” para os que se mostram ocultos de informações.

São milhares de pessoas que disputarão os cargos de Presidente, Governador, Senador e Deputados; muitos são figuras conhecidíssimas do cenário político nacional, gente que vive do Poder e que não querem largar o filé; há também os novatos que jamais tiveram uma oportunidade na vida pública. Muitos são ricos, outros são adeptos da humildade franciscana; alguns são intelectuais e outros totalmente analfabetos. Cada um possui uma característica intrínseca e é você quem precisa descobri-las para saber qual se encaixa em seus ideais.

Apenas lembre que Senadores e Deputados são os que fazem as leis e os que fiscalizam o Presidente e os Governadores; hoje são inimigos e se xingam publicamente, mas amanhã estarão sentados a mesma mesa, comendo do mesmo bocado!

Viva a santa democracia latina do Brasil; onde mulas viram gente e pessoas se permitem ser mulas!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

WWW.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 09/08/2010
Código do texto: T2427464
Classificação de conteúdo: seguro