OS POLÍTICOS E AS FRALDAS
 
 
Os políticos são como as fraldas, por isso devem ser trocados constantemente e pelas mesmas razões. Se nós perdemos o respeito por eles, é porque eles perderam a vergonha e a honradez. Senhor, por piedade, livre os eleitores da lábia dos políticos! Eles estão sempre sorrindo e te abraçando, mas é evidente que estão cheios de atitudes e pensamentos putredinosos. A maioria dos políticos se esforça para ser eleito porque, o mal uso do erário é a sua grande e futura meta. Bom, dos políticos não precisamos falar mais nada, pois todos já sabem das impurezas dessa casta necessária. Não é de se estranhar que, aqui no Brasil, político é sinônimo de sujeito safado, desonesto, corrupto e sem-vergonha.
Pelo que se ficou sabendo, o poder público municipal de Imaruí, representado pelo seu prefeito, esteve uma época envolvido com os empresários chineses. Pelo menos é o que diz o povo, porque até agora, ele não deu satisfações. Dizem que os chineses iriam se estabelecer aqui no município com uma fábrica de “miojo”. Entretanto, o que se viu e ouviu até agora foi o falatório a respeito de uma fábrica de gelo, que, até agora, não funcionou. Acredita-se que a fábrica de gelo já tenha vindo congelada da sua origem. Na verdade foi doada, uma esmolinha do poder central. No entanto, ela está lá deitada em berço esplêndido num lote baldio na localidade de Taquaraçutuba. Mas, com relação à fluídica fábrica de miojo, queremos crer que, ela está apenas servindo ou serviu de cortina de fumaça, para outros expedientes fortuitos e nada elogiáveis.
Eu creio que os políticos estão achando que o povo de Imaruí é ignorante, mas eles que não se iludam, pois está todo o mundo de olho no que aqui se faz. A única coisa que estão fazendo é a nuclearização das escolas, mas sabemos que essa é uma nova empreitada, mas é de âmbito nacional. Entretanto, temos de admitir que o Ministério da Educação ou o seu ministro ou os secretários de educação, são incompetentes e não sabem planejar. Constroem escolas caríssimas e depois as abandonam. Mesmo assim, o povo não está gostando da maneira com que estão fazendo essa esquisitice. A educação deve ser a prioridade máxima de qualquer governo. Se quisermos sair da categoria de “povo subdesenvolvido”, é bom que os políticos tenham em mente que, a educação é a meta e não existe outra maneira de progredir. Só seremos respeitados como nação progressista e independente, se o nosso povo for educado e instruído.
É interessante e vergonhoso saber que, parentes estão lotados em cargos de confiança na Prefeitura Municipal. Será que cunhado, esposa, tios e primos não são parentes? É por isso que nós perdemos o respeito pelos políticos, pois eles, depois da posse dos nossos votos perdem a vergonha. A nossa sorte é que a gestão tem um tempo determinado em lei, porque se não fosse assim, nós viraríamos apenas massa de manobra dessa casta desprezível. Graças a Deus e a Constituição que ainda temos a ferramenta do voto, desta forma, poderemos e devemos afastar os maus políticos. Viva a democracia!
Outro enfoque que queremos dar é o seguinte. Alguns dos habitantes de Imaruí estão observando totalmente perplexos, o desmonte acintoso do relevo, da fauna e da flora nativa nas cercanias da cidade. Isso acontece a nordeste da cidade e nem todos observam esse crime. Dizem alguns, aqueles que se acham mais esclarecidos que o IBAMA, “concedeu licença” para pesquisas e, no entanto, o que se vê é uma agressão sem propósito e muito questionada. Temos que duvidar de tudo, pois isso só pode ser obras de políticos, pois quando políticos, empresários e simpatizantes, formam um bloco com certos propósitos, é bem provável que o motor dessa empreitada seja a maldita da corrupção. Gaia, o espírito da terra está sangrando, ela tem vida e pede socorro para o Ministério das Cidades. Pois quando chove, as sarjetas dão lugar a um rio amarelado que, obrigatoriamente, tem como desemboque final a nossa pobre e exaurida lagoa.
Ficou-se sabendo que a extração criminosa é feita por uma grande empresa de Imbituba. Gostaríamos de saber para que serve aquele arenito extorquido da natureza e quem está ganhando com isso? Para aterro e compactação de estradas, eu garanto que não é. Pois é de conhecimento do público que, a Prefeitura numa gestão passada pagou uma empresa de sondagem. Então, só esse fato já é a prova de que o material extraído não é para compactação de estradas. E tem mais ainda, tem-se a impressão que o IBAMA é dono das terras do município, e que, neste país, não existem outros poderes para intervir nesse descaso público. Quando existe algo dessa natureza, é obrigatório se pensar que alguém está levando vantagens. Temos de acordar “Os Arapongas” da ABIN, senão, daqui a pouco, eles vendem o município com o alvará do IBAMA.
Deve haver uma “razão muito forte”, para o IBAMA dar uma licença dessa natureza. Pois o desmonte do relevo, da flora nativa e da fauna já escassa, é visível e não é compreensível por aqueles que tem outra visão de preservação do meio ambiente. E os próprios chineses sabem que, isso é um total desrespeito para com a população e para com a natureza. Infelizmente, temos de assistir calados mais esse crime ecológico, em virtude de os órgãos responsáveis não nos darem informações satisfatórias a respeito. Diz o ditado que, aonde há fumaça há fogo, e que nessa história deve ter gato na tuba. Se derrubássemos uma árvore sem autorização do IBAMA, por certo que iriamos presos ou pagaríamos multa elevada. E se matássemos ou aprisionássemos um passarinho, nós é que seriamos aprisionados. No entanto, fazem desaparecer uma montanha com o seu eco sistema e nada lhes acontece. Ah, o Google Earth vai constatar que roubaram uma montanha.
Qual seria, então, o motor que está movendo o desmonte daquela montanha? Se você for esperto, já deve ter a resposta na ponta da língua.