ENTRE SEM BATER

Quando chegou ao cartório eleitoral, Rodrigo fez vista-grossa para a centopeia humana que se acotovelava do lado de fora. Leu a placa de ENTRE SEM BATER e assim o fez. Entrou e não bateu em ninguém. Muito menos na porta.

Se Rodrigo não bateu, quase apanhou. Enfezado, um homem que ocupava o quarto lugar na fila de mais de cem esbravejou. Não vendo resultado, porque o Rodrigo nem ouviu - já estava lá dentro -, o sujeito pediu que uma senhora imediatamente atrás vigiasse o seu lugar. Feito isto, saiu em busca de ajuda: Foi ao forum, logo em frente ao cartório, queixar-se ao policial que organizava a fila mas dera uma saída para papear com um colega.

Em um minuto voltaram ambos: O popular enfezado e o policial decidido a resolver a celeuma.

- Cadê o furão de fila?

- Tá lá dentro, seu guarda! Ué, eu não falei que ele entrou?

O policial olha em volta... olhos nos olhos de cada pessoa. Põe a mão no cacetete - no cacetete mesmo - e adentra o cartório. Com o ego massageado pelas expressões e palavras de admiração dos demais, o reclamante se aquieta não sem antes um "comigo é assim". No fundo, fica tão orgulhoso de seu ato, que nem percebe o quanto a providência do policial é demorada.

Pelo menos meia hora mais tarde saem juntos pela mesma porta o Rodrigo, já (in)devidamente atendido e o policial. Este outro, meio sem graça e com um mini-discurso tardio que aposta na singularidade do caso:

- Sabe o que é, pessoal? O rapaz recebeu uma carta convocatória para trabalhar nas eleições. Ninguém mais veio aqui pra isso, veio?

Era exatamente o caso do reclamante, mas dessa vez, ele nem teve tempo de protestar. Já iam longe Rodrigo e policial, abraçados, celebrando o reencontro de dois grandes amigos que ficaram muitos anos sem saber um do outro.

No cartório eleitoral, a coisa ficou quente. Na verdade, nem tanto. Foi apenas falatório. Todos esperaram sua vez e continuaram atendendo a solicitação da placa de ENTRE SEM BATER...

...Um deles, a quarta peça da fila, bem a contragosto. Seu desejo era de entrar batendo... em tudo e todos.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 23/08/2010
Reeditado em 28/05/2012
Código do texto: T2454912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.