Nunca devemos maldizer nosso destino...

Creio que nenhum de nós pode imaginar o que se passa com aqueles 33 mineiros chilenos presos em uma mina desde o dia 05 de agosto. Durante dezoito dias sobreviveram tomando a água suja armazenada nos motores e comendo migalhas de algum alimento que lhes sobrara.

Ocupando um espaço pequeno, cheio de pó, sem iluminação e quase sem ar para respirar eles resistiram assim, até serem localizados por uma sonda.

Agora já recebem alimentos e água, mas ainda terão que esperar por mais quatro meses pelo resgate definitivo.

Por duas noites seguidas perdi o sono madrugada afora ao tentar dimensionar o sofrimento físico, espiritual, psicológico desses pobres homens.

Nada somos aqui na terra e também nada sabemos o que nos reserva o futuro.

Oro por eles e peço a Deus que tire de mim todo orgulho, ambição e vaidade para que eu possa absorver um mínimo possível do sofrimento humano.

Como sou pequeno,fraco, impotente, diante do sofrimento de milhares de seres humanos e, diante de uma tragédia como esta, sinto vergonha das vezes que já fiquei reclamando de estar preso no trânsito, no ar condicionado, ouvindo uma boa música...

Sinto-me correndo atrás de interêsses mesquinhos, materiais, esquecendo-me de que é preciso crescer, amadurecer, parar de reclamar de tudo e de todos, e mudar a unica coisa possível de mudança real: eu mesmo e a minha maneira de pensar, sentir e agir.

Sei que nada posso fazer para ajudá-los a sair daquela mina, mas começo a compreender que posso ajudar a muitas outras pessoas que, embora não estejam soterradas, estão aqui fora, presas a seus próprios destinos, sem comida, sem agasalhahos, sem lares, sem amparo...

Por que sofremos? Não importa mais a resposta. O que importa é tentar ser útil ao meu semelhante, despojando-me do egoísmo que dormita em meu íntimo e que impede-me de enxergar as dores do mundo...

Que Deus ajude-me a sair dessa "prisão" e que ajude também esses mineiros a esperar por um Feliz Natal...