"Olhai os lirios do campo"Foto antoniotele

Estou te convidando para me acompanhar nesta caminhada ecológica pelas trilhas da mata atlântica. Fique atento ao ambiente em que vai percorrer. A distancia pode ser de 10, 20, 30 km. Subidas e descidas, não importa, ao final você vai agradecer. Isto não é apenas um exercício físico, é muito mais. É o momento para prestar atenção aos elementos que compõem a natureza. Harmonize-se com ela.
Observe a vegetação: Ela é composta de várias espécies, grandes, médias, pequenas e gigantes, como fungos, liquens, bromélias, orquídeas, arbustos, árvores. Observe também as espécies animais, insetos, répteis, roedores e tantos outros. Todo esse universo selvagem constitui o que chamamos de ecossistema. Cada um dos elementos citados levaram milhões de anos para se adaptar e chegar no que conhecemos hoje. Cada um deles faz parte da cadeia ecológica.
Se cada uma dessas espécies forem exterminadas, haverá prejuízos incalculáveis para a humanidade.
Observe a água: As minas que você vai ver, formaram-se através do ciclo da água. Como isso aconteceu? Primeiro houve a evaporação das superfícies líquidas (rios e mares), também houve evapotranspiração, através das folhas dos vegetais. Toda essa água em forma de vapor, virou nuvens que mediante outros fatores, transformou-se em chuva. A chuva caiu na terra, parte rolou pela encosta, parte evaporou para o espaço e a parte final infiltrou-se no solo que formou as minas que deram origem aos riachos que a seguir virou rio. Como você pode ver, se a cobertura vegetal for destruída, o ciclo da água será prejudicado e não teremos nem mina, nem riacho, nem rio. Valorize cada elemento que você encontrar.
Observe o solo que você está pisando: Precisou de 4,5 bilhões de anos para chegar ao que é. Primeiro, uma rocha ígnea (vulcânica), uma rocha sedimentar (que foi se acumulando) e uma rocha metamórfica (que se modificou), que deu origem ao solo que você está pisando. Este solo desempenha papel importante para a vida dos vegetais. Esta camada não chega a 50 cm (camada fértil) que produz tudo que nos alimenta, mantém toda a natureza e garante a nossa sobrevivência. Se a humanidade destruir a capa verde do planeta, o solo fértil será assoreado pela erosão. Solo pobre nada produz, a não ser o eucalipto que se alastra pelo nosso país.
Respire fundo: Respirou? - Você acaba de encher os pulmões de O2 (oxigênio). O oxigênio vem da respiração das plantas que de dia o elimina e à noite absorve o gás carbônico (CO2). É o fenômeno que chamamos de fotossíntese. Você já imaginou? O mau uso dos combustíveis fósseis, as queimadas e as indústrias poluidoras estão lançando no ar milhões de toneladas de CO2. As plantas têm um limite para absorver este gás, então o que sobra vai para onde? Bem, aí é que mora o perigo. O CO2 mandado para a atmosfera produz o efeito estufa, que vai superaquecer o planeta e trazer conseqüências graves. Os gases CFC (cloro, flúor, carbono) interferem na camada de ozônio e permite a passagem dos raios ultra violeta, que quando atinge o ser humano,produz o câncer de pele.
Mas não fica por aí. As plantas microscópicas do mar (fitoplânctons) e da água doce, estão morrendo devido aos raios ultra violeta do sol.Da mesma forma,o dióxido de carbono antroprogênico, produzido pelas chaminés das fabricas de cimento é absorvido pelas microalgas marinhas alterando o ph. Assim os fito e zooplanctons que alimentam o kril, vão morrer e as baleias que alimentam do kril, não terão alimentos para sobreviver.
Você que está subindo ou descendo esta montanha e está lendo este texto, certamente já está preocupado. Mas se cada um de nós fizermos a nossa parte, as coisas poderão mudar.
Um conselho: Proteja a natureza, dela dependerá a continuidade da vida neste planeta que chamamos Terra. Agora que você já caminhou e está cançado:
- Agora, beba a água cristalina da mina.
- Deite debaixo da árvore, curta sua sombra.
- Admire as belezas das bromélias e oquídeas
- Pegue um punhado de terra e cheire.
- Olhe bem para cima, está vendo o céu?
- É, isso é a natureza.
- Alguém muito importante fez tudo isso.
- Proteja-a.
Parabéns pela caminhada!



























 



























ateleszimerer
Enviado por ateleszimerer em 21/10/2010
Reeditado em 07/09/2011
Código do texto: T2570086