"QUO VADIS"- AONDE VAIS


Há nove mil anos atrás o homem começava a despontar para a modernidade que hoje vivemos. Naquela época, sua subsistência consistia em caça e coleta, ou seja, os grupos das cavernas deixavam suas famílias e partiam para caçar e colher o que encontrasse pelo caminho. Quando aquela área se esvaziava, eles procuravam outras mais generosas. Após esta fase, o homem percebeu que aquela prática não era a melhor e assim passou a estocar o que colhia. Aí surgia a agricultura como uma melhor forma de produzir acumular e negociar alimentos através da troca. Também, naquela época surgiu o conceito de riqueza e pobreza, isto porque aqueles que mais estocavam alimentos passaram a exercer uma influencia dominadora muito forte sobre aqueles que vendiam seus produtos para estes poderosos. Aí também surgia a política de melhor organização e administração das produções.

A religião:_Milênios antes de Cristo a humanidade já cultuava ídolos de pedra, ouro, prata, barro e outros elementos. Mas no decorrer dos tempos, surgiram, o paganismo, o judaísmo, a religião egípcia, o islamismo, o zoroastrismo, o hinduísmo, o budismo, o jainismo, o confucionismo e o taoísmo. A religião católica surgiu a partir de Jesus Cristo.
Nesta caminhada, o homem vem escalando degrau por degrau tudo que o mundo pode oferecer do que é muito bom e também o que é ruim. Assim, aprendeu a domesticar animais e usá-los não só para o transporte, mas também para o fornecimento de carne, leite. Também aprendeu a usar o fogo para cozinhar alimentos e como elemento de destruição.
Mas no afã de explorar cada vez mais o espaço geográfico, não passou por sua mente, as alterações negativas que poderiam surgir no seu habitat. Assim, cada vez mais, foi aumentando suas fronteiras e dominando áreas cada vez maiores.
A população do planeta, que na época era ínfima, neste espaço até os nossos tempos explodiu em quase sete bilhões de habitantes. A competição por espaço físico, alimento, riqueza e outros atributos próprios da raça humana, vem propiciando alterações no seu comportamento social. Assim, as classes privilegiadas, que constitui minoria domina o proletariado que é maioria em vários países, variando apenas, no seu sistema político, se é comunista, capitalista ou outro tipo de domínio.

As guerras:_ vinte e seis guerras aconteceram desde o inicio do século vinte até os nossos dias. As que mais se destacaram foram as de 1918 e 1945 que mataram mais de 55 milhões de pessoas. Sabemos que a guerra de Hitler matou seis milhões de judeus nos campos de extermínio. O monstro do Século XX.

A escalada da violência:_ “a cada ação, há sempre uma reação oposta e com a mesma intensidade”- da maneira que vejo o mundo, a violência é uma resposta ao desmando dos governos, que administram mal os seus países, permitindo ou ignorando os destinos dos recursos públicos que deveriam minimizar os sofrimentos dos mais pobres. Assim, as organizações criminosas ou os “Robim Hood”, das favelas, têm argumentos de sobra para cobrar o que “lhes são devidos” e assim praticam roubos, seqüestros, assassinatos, estupros e outros delitos. Conflitos desta natureza, matam mais gente do que a guerra no Iraque ou no Afeganistão.

A pedofilia:_ pode existir um crime mais covarde,mais hediondo e mais nojento, do que este?_ São registrados 700 casos de pedofilia por dia no Brasil, segundo os órgão que pesquisam este crime. Um crime que se espalha por todo mundo como se fosse uma peste bubônica, envolvendo igrejas e cidadãos aparentemente honestos.O que estas pessoas tem dentro do cérebro, ou que tem cérebro? Será que existe uma punição a altura para estes infelizes?

A conquista do espaço:_ Segundo o cientista Stephen Hawking, o futuro da humanidade esta fora deste planeta. _ Assim é que Rússia e Estados Unidos empenharam nesta missão desde o “Sputnik” na década de cinqüenta. Com a evolução das pesquisas espaciais, já se pensam na conquista de Marte até o ano 2100. Esta preocupação se justifica, considerando o que a humanidade tem feito em termos de meio ambiente.
A destruição sistemática de toda a biodiversidade do globo, através da ação irresponsável, egoísta e gananciosa dos poderosos. Já estamos sentindo os resultados deste desmando. O efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, a contaminação dos recursos hídricos, do solo, do ar. As epidemias que de tempos em tempos matam milhares de pessoas em todo mundo, resultado de um desequilíbrio ecológico em todos os níveis. Com tudo isto acontecendo...

É de se perguntar: AONDE VAIS?
ateleszimerer
Enviado por ateleszimerer em 07/11/2010
Reeditado em 07/09/2011
Código do texto: T2601823