Dependência E Independência

A independência é uma conquista! Ela é conseguida com o tempo. Ela também envolve responsabilidade, tem que está disposto a assumir as consequências dos seus erros e acertos. Quando a pessoa se mostra responsável, ela devagar vai conquistando o seu espaço. Quem é  que não sente a necessidade de estar no controle dos acontecimentos das situações que na nossa vida se apresenta, principalmente quando ela é voltada para os nossos objetivos e bem estar? 

 

Ter independência é ter a capacidade de realizar as atividades fundamentais para nosso dia-a-dia como: alimentar-se, tomar banho, vestir-se, locomover, fazer compras, pagar as contas, preparar uma refeição e etc. A independência está ligada à autoconfiança. Já dependência é a incapacidade viver satisfatoriamente sem ajuda. 

 

O dependente não amadurece porque tem sempre alguém lhe servindo de muletas, não amadurece porque sempre teve alguém para protegê-lo (a) ou tem alguém que faz tudo por ele (a).  Ambientes super protetores onde os demais não exigem nada principalmente de adolescentes no quais esses, acabam levando essa dependência para vida toda. A perda desse domínio próprio passa a ter consequências negativas tanto para a saúde física como mental.

E quando falamos em afetividade, há homens e mulheres que se tornam dependentes sofrendo uma despersonalização lenta e imutável até se transformarem num subalterno da pessoa “amada”, um suplemento. Quando a dependência é mútua, a cena torna-se medonha e tragicômica: se um baba, a outra limpa, se um sente calor, o outro tira a roupa.

O desapego também é uma forma de  independência  você aprende aproveitar aquela manhã de sol e ir praia; fazer o seu prato predileto ou não fazer prato nenhum, tomar apenas um lanche...  Não se importará derrubar obstáculos; seguirá em frente com coragem lutando pelo que quer, correndo riscos seja na vida afetiva ou profissional,  sem medo de cair e sem ter  vergonha de levantar, de cabeça erguida continuará sua caminhada porque sabe que isso o tornará mais forte para recomeçar.

Qualquer tipo de dependência especialmente a afetiva desgasta e faz adoecer. A pessoa que depende afetivamente de alguém jamais estará preparada para a perda porque não imagina a vida sem uma fonte de segurança ou prazer. O apego é a muleta preferida do medo é um calmante perigoso. O prazer de amar e ser amado traz o poder  de desfrutar sentir e saborear esse sentimento.



17/11/2010