Assassinos ou mutilados cerebrais!...Charles Manson

Assassinos ou mutilados cerebrais!...

Nos humanos, como seres inteligentes, somos dotados de atributos, que nenhum outro animal, certamente não tem: os cinco sentidos e um cérebro invejável. Tudo que fazemos (comer, beber, falar, trabalhar, aprender, etc., está ligado ao sistema nervoso central que é o nosso super computador. Os nossos cinco sentidos são os responsáveis pela recepção de milhões de mensagens que são enviadas ao nosso sistema central a todo tempo, através dos órgãos da visão, do tato, do olfato, da audição e da gustação. Todo comando passa por aí. Se ele ordena, o órgão executa.
Um grande médico, geógrafo e pesquisador, brasileiro professor da Sorbone Francesa, Dr. Josué de Castro, exilado, nos tempos da ditadura, escreveu entre outros livros, Geografia da Fome no Brasil. Este livro descreve o comportamento e as etapas do desenvolvimento do cérebro de uma pessoa e focaliza os efeitos da fome no nordeste. Ele comenta que a formação do cérebro normal de um ser humano, deve acontecer nos primeiros dois anos de vida. Que para isto, a alimentação neste período, deve ser completa, ou seja aleitamento materno correto, mais complementos essências de proteínas, sais minerais e vitaminas. Na falta destes, pode ocorrer uma doença fisiológica denominada “Kuashiorkor” que redunda em um cérebro mal formado e outros problemas no desenvolvimento. Isto resulta em pessoas capazes de atos belicosos sem motivo aparente. Um rato, privado de vitamina B1 e B6, por exemplo, agride e até mata o seu colega que foi bem alimentado com essas vitaminas.
Estabelecendo um paralelo entre um computador e um cérebro humano, veremos que, quando digitamos qualquer coisa no teclado, a memória do computador interage conforme o que foi digitado. Quando a memória está corrompida por algum tipo de vírus ou algum componente defeituoso, pode não haver resposta ou ela virá alterada.
Onde quero chegar?_ Bem, nosso país, tem 30 milhões de brasileiros, que de uma forma ou de outra, passa fome, seja fome de quantidade ou da qualidade dos alimentos. Dessa forma podemos imaginar que em nosso meio, existem muito pessoas com má formação cerebral, cujos cérebros com “ships” queimados” não são capazes de armazenar e transferir qualquer tipo de mensagem. Provavelmente, nesse contexto, podem estar a maior parte de psicopatas, neuróticos, psicóticos e assassinos de toda natureza.Claro que outros fatores podem desencadear essa anormalidades genotípica ou fenotípica.
A Revista Veja da segunda semana de novembro, traz em destaque, a monstruosidade da confissão fria de quarenta assassinos que mataram pessoas inocentes de maneira banal, por drogas, por brigas e encomendas. É de coisa estarrecer o quadro de selvageria vivido em nosso país. Claro, que muitos agiram pelo efeito da droga que corroeram seus neurônios, mas, e aqueles que na sua infância tiveram uma vida miserável, não seria a mesma coisa?
Não sou médico, sou engenheiro, fui professor de biologia, mas estabeleço analogias que podem ter fundamento. Não sou taxativo em minhas colocações.Não sou autoridade no assunto.
Esses criminosos acima descritos, maioria deles agiram sobre efeito de drogas. Mas existem pessoas que usam drogas o tempo todo, mas não são assassinos. Então poderíamos dizer que a droga potencializa a desarmonia cerebral já existente.
Como um psicólogo ou um psiquiatra analisaria esta questão quando se depara com criminosos desta natureza?


ateleszimerer
Enviado por ateleszimerer em 18/11/2010
Reeditado em 26/02/2012
Código do texto: T2623458